Análise | Freeze Rider

Nota
3.5

Lançado pela Homa Games em Novembro de 2020, Freeze Rider (ou Corredor Congelante, como acabou sendo batizado no Brasil) é um jogo casual extremamente simples, que não tem uma história ou objetivo maior, ele simplesmente existe para divertir e espantar o tédio. Desenvolvido para dispositvos móveis, o jogo roda em dispositivos iOsAndroid, com uma gameplay baseada em desenhos e estratégias básicas.

OBS.: Análise realizada com base na versão _ para Android do game.

 

ENREDO – SAIA SURFANDO EM PLATAFORMAS DE GELO OU OUTROS ELEMENTOS

O jogo não tem uma história por trás, mas tem uma razão de existir. O jogador é um simples boneco com poderes, inicialmente, de criogenia, ele tem a capacidade de lançar jatos gelados que se solidificam formando pistas e plataformas para que ele mesmo possa deslizar, algo semelhante ao que o Gelado, de Os Incríveis, faz. Com o decorrer do jogo, vai sendo liberadas novas ‘skins’ do gelo, o que vai o transformando em plataformas de luz, lava, fogo, asfalto, entre tantos outros materiais.

GRAFICOS – SIMPLES COMO TANTOS OUTROS JOGOS CASUAIS

Lembrando tantos outros jogos casuais de desafios, assim como muitos dos jogos anteriormente desenvolvidos pela Homa Games, o visual dos personagens do jogo é bem simples, tendo as características básicas humanoides, mas sem rosto, o que cria uma semelhança a manequins, e tem suas skins de personagens bastante variadas, o que nos leva a ver o personagem se transformar em versões do Homem-Aranha, Papai Noel, Rena, Elsa, entre tantas outras opções inusitadas e bastante criativas.

AMBIENTAÇÃO – CONHECENDO VÁRIAS LOCAÇÕES

A cada quatro corridas finalizadas, é possivel liberar um novo nível, que consiste basicamente em uma nova paisagem de fundo que, aos poucos, vai ganhando novos elementos em forma de barreiras para a corrida.  Com cenários que mudam para florestas, montanhas, temas musicais e muitos outros visuais, o jogo vai se diversificando e mostrando que criatividade é uma coisa que não falta para seus desenvolvedores, e que dedicação é uma de suas maiores virtudes, garantindo a seus usuários infinitos estágios e cada vez mais atualizações e novidades.

SOM – EFEITOS SONOROS COMUNS

O jogo não investe muito em uma trilha, nos levando apenas a uma jogatina climatizada por seus efeitos sonoros e algumas musicas rápidas para marcar certos momentos de comemoração. Temos o efeito comum de passos, que soam a medida que o boneco anda pelo cenário, e de deslizada, que soa nos momentos que ele está surfando. Outro efeito que é comum no jogo é o que soa quando se pega os cubinhos, que servem de combustível para o personagem, ou a marcante musica que surge nos momentos de comemoração, quando se ganha uma nova skin ou abre um baú no fim do estágio.

JOGABILIDADE – DESENHE SEU CAMINHO NA TELA

A jogatina é feita da forma mais simples possivel: desenhando na tela. O personagem está correndo pelo cenário e sua única função é desenhar os caminhos para fazê-lo coletar o máximo de combustível (sem gastar muito) e desviar das armadilhas e obstáculos, tudo para garantir que o cenário será finalizado com o máximo de combustível guardado, o que irá garantir uma pontuação final maior para você. Apesar de a jogatina ser um pouco diferente do que é mostrado nos ads do jogo, ela é fácil de ser entendida, principalmente depois de um primeiro cenário servindo de tutorial.

EXTRAS – VOCÊ PODE COLECIONAR AS SKINS

Não existe muito o que fazer de extra no jogo, ele tem seu objetivo principal bem definido e sua jogatina é bem simples, mas, para aqueles que gostam de explorar ao máximo, há sempre a chance de usar, como objetivo secundário, o seu espirito colecionista, juntando todas as skins de personagem e pistas, e todos os visuais de cenário. Não existe muito o que fazer de sidequest, mas só o fato de poder colecionar esse conteúdo extra já é uma quest secundária por si só.

CONCLUSÃO – DESLIZANDO E SUPERANDO AS BARREIRAS

Apesar de não haver muito o que falar sobre Freeze Rider, o jogo cumpre bem seu objetivo de ocupar o tempo ocioso de seus usuários, ele é bem pontual e pode facilmente ser jogado a qualquer momento e ter sua jogatina interrompida alguns minutos depois. Fica claro que o objetivo da Homa Games era criar um jogo rápido, que divertisse mas não prendesse seus usuários a uma gameplay fixa, juntando o melhor dos jogos casuais de jogabilidade infinita com as facilidades dos jogos que tem estágios rápidos e completamente independente.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

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