Análise | League of Legends

Nota
4.5

League of Legends, lançado oficialmente em 27 de outubro de 2009, para PC, foi desenvolvido pela empresa Riot Games, com sua inspiração no jogo Defense of the Ancients (DotA). O jogo se popularizou rapidamente, conquistando uma base fiel de fãs, que se consolidou como um fenômeno global entre 2011 com seu primeiro campeonato mundial no DreamHack summer 2011

 

ENREDO – QUEM VAI ENCARAR O CAMPEÃO?

O objetivo do jogo é simples: No modo principal, duas equipes de cinco jogadores se enfrentam em um mapa chamado Summoner’s Rift, onde cada jogador escolhe um campeão, que possui habilidades únicas. Sua equipe deve trabalhar junto para conquistar os objetivos e destruir o Nexus inimigo, que é a estrutura central da base adversária. Durante a partida, os jogadores acumulam ouro e experiência ao derrotar tropas, torres e inimigos, melhorando os status dos personagens e ganhando vantagem ao longo do jogo.

GRÁFICOS – SIMETRIA EM TODAS AS COISAS.

Desde o seu lançamento o jogo passou por várias atualizações visuais, tanto em seus mapas como nos campeões (apesar de alguns ainda estarem numa versão antiga, a empresa faz reworks visuais frequentes para que todos os personagens atendam o padrão do jogo). A Riot Games optou por um estilo cartunesco e autêntico, utilizando cores vibrantes e modelos de personagens detalhados, e uma direção artística que mistura elementos fantasiosos e modernos, essa construção torna o jogo bastante acessível para uma variedade de computadores.

AMBIENTAÇÃO – A ESCALADA É LONGA, MAS A VISTA VALE A PENA.

O mapa principal Summoner’s Rift tem um design simétrico, com três rotas e uma selva, desenvolvido para proporcionar o equilíbrio entre os dois times. Rota superior ou Top, é geralmente ocupada por campeões mais resistentes, como tanques e lutadores. Rota do meio ou mid, é normalmente dominada por magos e assassinos, que precisam de mobilidade e dano rápido massivo. Rota inferior ou bot, onde jogam os atiradores e seus suportes, responsáveis por dano à distância e controle de grupo. Selva ou jungle, é a área entre as rotas com monstros neutros, na qual o jogador deve abater esses monstros para ganhar ouro e experiência, além de ajudar seus aliados com ataques surpresa (ganks).

SOM – EU ADORO CAMINHAR, FAZ BARULHO DE TROVÃO!

Os sons do jogo são minuciosamente trabalhados, começando por cada personagem ter uma identidade sonora única, com falas (como as de cada título da análise), efeitos de habilidades e interações específicas. Tudo isso permite facilitar a identificação dentro das partidas, além disso o áudio direcional ajuda a perceber onde ocorrem as movimentações do jogo. Dentro do mapa, as estruturas, monstros e outros elementos também contam com sons específicos. A trilha sonora segue uma mistura de música orquestral com elementos eletrônicos criando temas épicos e dinâmicos.

JOGABILIDADE – ADAPTA-TE OU PEREÇA!

A mecânica básica do jogo é simples, cada jogador escolhe um campeão que terá um papel específico no jogo. Durante a partida, os jogadores devem abater as tropas para acumular ouro e experiência para subir de nível, derrotar monstros da selva para obter bônus, fortalecer o time e destruir as torres e estruturar até a base inimiga. Contudo, cada personagem é único e tem sua mecânica, ao depender da escolha do jogador, ele pode lidar com uma gameplay mais tranquila ou mais difícil, isso também irá depender do seu estilo de jogo. Os campeões começam o jogo no nível 1 e podem alcançar até o nível 18, desbloqueando habilidades e comprando itens que melhoram seus status.

EXTRAS – UNAM-SE A GLORIOSA EVOLUÇÃO

League of Legends tem um cenário competitivo que cresce exponencialmente, contando com ligas regionais ao redor do mundo e um campeonato mundial que atrai milhões de espectadores. Com essa fama, a empresa começou a investir para outras áreas como cinemáticas e musicais, contando com a participação de nomes famosos para suas produções como Imagine Dragons e Twice. O sucesso fez com que o universo do jogo fosse expandido, e assim foram surgindo quadrinhos e animações, que impulsionaram a empresa a investir na série Arcane, lançada na Netflix em 2021, trazendo uma nova leva de fãs para o jogo.

CONCLUSÃO – QUANTO MAIS ESCURA A NOITE, MAIS BRILHANTE AS ESTRELAS.

League of Legends é um jogo muito bem construído de ponta a ponta. Ele se destaca em todos os pontos, apesar de parecer um jogo complexo, é fácil de aprender e completamente viciante, além de contar com trilhas sonoras para além do jogo e histórias cativantes e imersivas para quem busca entender o universo do game. O game é super acessível para máquinas mais fracas e vem conquistando o cenário mobile gradativamente também permitindo que todos jogadores passem pela experiência de chegar a base inimiga e explodir seu Nexus.

Streamer e Criador de conteúdo nas horas vagas, ama gatos, sorvete e escuta todo tipo de musica... Ou quase. Estudante de Bacharelado em Gastronomia e aspirante a Mago, não só dos games, mas também da cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *