Depois de muito tempo sem clipes comentados na Host, que tal voltar com chave de ouro com “Thank U, Next”, o novo clipe cheio de referencias da Ariana Grande?
Para começar, vamos para a referência inicial da música, composta pela própria Ariana Grande, a primeira estrofe.
Thought I’d end up with Sean
But he wasn’t a match
Wrote some songs about Ricky
Now I listen and laugh
Even almost got married
And for Pete, I’m so thankful
Wish I could say thank you to Malcolm
‘Cause he was an angel
A música basicamente começa citando os ex de cantora. Ela fala que pensou que ficaria para sempre com o Big Sean, mas acabou não combinando, depois cita que escreveu musicas para Ricky Alvarez, e hoje escuta e fica rindo. Ela cita que quase casou com Pete Davidson, mas agradece o que viveu, mesmo tendo acabado o noivado após 4 meses, e, por fim, fala que gostaria de agradecer ao Mac Miller, porque ele era um anjo (uma linda homenagem já que ele morreu Setembro).
Mas indo para o clipe em si, o clipe começa com aqueles depoimentos que marcaram gerações, os depoimentos sobre Regina George em Meninas Malvadas. A primeira a depor é a youtuber Colleen Ballinger, que fala sobre o rumor que aconteceu este ano, onde os fãs acreditavam que Ariana havia engravidado de Pete e. por isso, noivou com ele tão rápido. A atriz brinca dizendo que ficou grávida porque ouviu que Ariana ficou gravida, mas era só um rumor, o fato é que Ballinger realmente está grávida de 8 meses e provavelmente essa piada foi uma forma que a Ariana achou de brincar com o rumor e trazer a amiga para o clipe.
O segundo depoimento fica nas mãos de Jonathan Bennett, que interpreta Aaron Samuels no clipe, o papel que ele interpretou em Meninas Malvadas, e ainda faz mais uma referência ao filme quando fala que a Ariana disse que o cabelo dele fica sexy quando ele joga pra trás (frase dita por Regina no filme original). Outra atriz do original que aparece no clipe é Stefanie Drummond, dona da clássica fala “um dia, ela me socou no rosto… isso foi irado!”, mas no clipe ela fala sobre o noivado de Ari e Pete, falando que procurou um cara que a pedisse em noivado só pra terminar feito a ariana fez.
O depoimento do cantor Troye Sivan fala sobre um equivoco que Ari sofreu. Ele fala que ouviu dizer que ela fosse lésbica e estava namorando uma garota chamada Aubrey, citando a confusão que aconteceu quando ela lançou a música e o público confundiu a frase “‘Cause her name is Ari” com “‘Cause her name is Aubrey”, e achou que ela estava se declarando para um novo amor.
Vamos para o depoimento do dançarino Scott Nicholson, que aparece vestido de mulher e fala que ao ouvir as músicas de Ariana de trás pra frente e achou parecido com Fantasia, talvez uma referência a Fantasia Barrino, uma das cantoras que, assim como ela, fez um tributo no velório de Aretha Franklin em Agosto. Por último, temos o depoimento de Gabi DeMartino, que é uma youtuber que viralizou ao fazer o vídeo onde ela passa um dia sendo a Ariana Grande (onde usa o cabelo, maquiagem e imita a cantora).
A Gabi então certo dia recebeu uma DM onde a conta oficial da cantora a convidou a ir participar do clipe. Na sua frase, ela fala que Ariana mandou Deus bater nela, então ela deu um soco na própria cara (possivelmente uma referencia a “God is a Woman”).
É importante salientar que nos dois últimos depoimentos vemos o nome “Baby Girl” no colar de Scott e na camisa de Gabi, resta saber se isso é alguma referência a algo futuro da cantora, será esse o nome de alguma música do novo álbum? Afinal, só sabemos o nome de oito músicas e, segundo rumores, o álbum terá 12.
Logo vamos para o inicio do clipe, onde Ari inicia abrindo o livro “Thank U, Next”, que é uma referencia ao “Burn Book” de Mean Girls, mas, ao contrario de Regina que falava mal dos outros em seu livro, ela usa o livro para falar bem de seus ex-namorados. No livro, a cantora diz que o Big Sean é “tão fofo, tão doce (ainda poderia pegar)”, o Ricky é “bom dançarino” e completa com um “bons tempos, cara” e “amigos para sempre”, no Pete ela escreve “me desculpa, eu mergulhei”, colocou um “te amarei para sempre” e finalizou com um “enoooooorme” (uma referência à polêmica em que ela se envolveu quando falou no twitter que o comediante era bem dotado).
Mac não aparece no livro e a própria Ariana falou o motivo, ela disse que ele não está no livro pois está ao lado da cama dela, aludindo ao fato de ele ser um anjo da guarda (que é o que ela dá a entender no inicio da música).
Na cena do passeio no corredor, temos a squad da Ariana, formado, obviamente, pelas amigas da cantora. A Cady é vivida por Elizabeth Gillies, que trabalhou com Ari em Victorious, Karen fica a cargo de Alexa Luria, uma das melhores amigas de Ariana e que conhece ela desde a infância, que inclusive faz uma cena apertando os peitos, em referencia ao dom da personagem de prever o tempo ao tocar os seios.
Já Gretchen é vivida por Courtney Chipolone, outra das melhores amigas de Ariana. Ainda nas referências, temos a camisa de Ariana com a frase “A Little Bit Needy”, que deve ser algum recado, já que Needy é o nome de outra música que estará no novo álbum da cantora. Já o Jonathan carrega o livro “The Burn Cookbook”, um livro de receitas escrito pelo próprio ator.
Logo vamos para a cena do Jingle Bells Rock, onde temos nada mais nada menos que Kris Jenner, a mãe das Kardashians, como a mãe descolada da Ari, um papel que casou muito bem. Mas claro que não podia faltar uma referência na cena, atrás da Kris, quando ela está dançando, está sentada a mãe verdadeira da Ariana Grande.
E é com essa cena que passamos para As Apimentadas, ue é o filme que inspirou o cenário do quarto de Ari no clipe, quarto este que também traz uma singela referência. No poster atrás da cama da Ari, vemos um pôster de um patinador no gelo, esse patinador nada mais é do que Frankie Grande, o irmão da Ariana. Uma curiosidade é que o RCH do uniforme do filme vira TUN, que é a abreviação de “Thank U, Next”.
O time das lideres é formada por Alexa Luria, Courtney Chipolone, Colleen Ballinger e Daniella Monet, outra das atrizes que trabalharam com Ari em Victorious. Já no time rival, temos duas grandes amigas de Ari que também são cantoras: Tayla Parx (que a ajudou a escrever a música) e Victoria Monét. Partimos para a recriação da cena do flerte durante a escovação dos dentes, que acontece entre a Torrance e o Cliff, com a Ariana flertando com o Matt Bennett, outro dos melhores amigos de Ari que trabalhou em Victorious.
Cena está seguida para a referência da fita “To Torrance From Cliff”, transformada em “To Ari From Ari”, e que é a personificação mais literal da parte em que a cantora fala na música que conheceu uma nova pessoa, que vai durar, e essa pessoa se chama Ari (não é Aubrey, certo?), mostrando que ela está numa fase de curtir a si mesma antes de partir para o próximo. Então, temos a cena da dança de felicidade com os pompoms e logo passamos para uma rápida cena de “De Repente 30“.
Nesta cena vemos a Ari se afastando de um casamento, que, se você prestar atenção, é uma sósia da Ariana de costas, ou seja, ela ta falando sobre o momento em que desistiu do casamento com o Pete. A casa de boneca é mostrada rapidamente, mas vemos que temos 4 cômodos (que são recriações de quatro cenários que a Ari aparece durante o clipe, três quartos e um banheiro) e com as caras de Ari sendo recortes de selfies que ela postou algumas semanas antes de iniciar as gravações.
E então vamos para Legalmente Loira, a cena que logo se inicia com Ari chegando em seu carrão, um carro cuja a placa é “7 Rings”, mais uma referência a outra música do novo álbum (Seven Rings). Ela interpreta Elle e leva a cena seu cãozinho, o Toulouse, substituindo Bruiser.
Temos ainda as cenas com a atriz Jennifer Coolidge, que faz Paulete em Legalmente Loira, e volta para reviver seu papel ao ser a manicure de Ari (que aqui é a Elle). A primeira cena é uma conversa entre as duas, onde a Ariana começa a falar de Pete, dizendo que “ele era fofo, muito fofo” e que era “realmente grande”, logo depois elas falam sobre caras que tem dentes da frente muito grande, que é mais uma referência a Pete. Na cena seguinte, Ari está sentada em sua espreguiçadeira lendo um livro, “Immigration and Refugee Law and Policy”, um livro que fala sobre os direitos dos imigrantes e foi uma clara alfinetada a Donald Trump, visto que a cantora já mostrou várias vezes sua opinião sobre esse assunto.
Por fim temos a recriação do “abaixa e levanta”, onde a Ari ensina a Paulette a seduzir o carteiro por quem ela está apaixonada, que acaba chegando depois. Os carteiros normalmente trazem em seu uniforme as letras UPS, mas no clipe o personagem vem com um BDE, que é o acrônimo do momento no EUA, ele significa Big Dick Energy. Essa foi mais uma referência a Pete, mas dessa vez não à sua anatomia, Big Dick Energy foi como foi chamado o comportamento do comediante quando começou a se gabar dos comentários da cantora, mais especificamente, é um cara que é confiante ao extremo e fica se achando.
A música em si fala muito sobre o quanto os ex-namorados de Ariana foram importantes para formar o caráter dela atualmente, e o fato de Pete ser o mais citado parece ser um sinal de que ele foi a relação que mais a marcou. Porém, uma coisa é possivel notar no clipe, esforço e alegria, algo que não víamos de forma tão intensa desde “One Last Time”. Esse é um clipe onde a Ari parece se divertir muito fazendo, e ela transparece isso o tempo todo, além do fato de termos muitas de suas amigas participando no clipe.
Mas o mais importante, os clipes de Ariana geralmente tem spoilers do que vem depois, e esse clipe parece transparecer que o próximo clipe a sair é Seven Rings. Isso por que Ariana já mostrou que Seven Rings se refere a uma amizade entre sete garotas, e cinco delas aparecem no Clipe (A própria Ari, Alexa Luria, Courtney Chipolone, Tayla Parx e Victoria Monét). Outra grande pista é que quando uma fã perguntou à Ari se a intro de TUN é o instrumental de “Seven Rings”, ela só falou um “hmmm”.
Bem, se seguirmos nessa vibe de amizade, “Thank U, Next” (nome do novo álbum) pode se tornar um dos álbuns mais familly friendly da cantora, com clipes bem contagiantes e músicas bem reflexivas.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.