O filme O Exorcista é um clássico cult e uma grande produção do terror, mas conhecer os relatos de seus bastidores torna tudo ainda mais tenebroso.
Muitas coisas aconteceram por trás do filme, muitos desastres e muitos eventos alarmantes, e é justamente por isso que iremos debater sobre os 5 eventos tenebrosos dos bastidores de O Exorcista.
1- Desastres nos bastidores
Os bastidores do filme foi marcado por alguns desastres bem alarmantes. As filmagens acabaram sendo atrasadas depois que o interior da casa dos MacNeil acabou pegando fogo de forma misteriosa, o que fez os cenários precisarem ser refeitos. Mas o que mais assustou aos produtores foi que apenas o quarto de Regan MacNeil, onde acontece a maioria das cenas em que a jovem estava possuída, não foi atingido pelas chamas.
Outro acidente aconteceu com Ellen Burstyn, a interprete de Chris MacNeil. Há uma cena do filme em que Chris é arremessada no chão, mas um acidente aconteceu durante as gravações e a atriz caiu no chão de verdade, lesionando permanente sua coluna vertebral e soltando um grito de dor bem forte. A cena acabou sendo tão realista que o diretor a colocou no filme. Outros desastres registrados foram um carpinteiro responsável pelo cenário, que cortou o dedão do pé, e outro que perdeu o polegar.
2- Mortes no elenco
O filme também assustou bastante gente do elenco no momento em que alguns envolvidos começaram a morrer. Burke Dennings é um dos primeiros a morrer no filme, quando cai de uma escadaria, já Jack MacGowran, seu interprete, morreu um tempo depois, de complicações decorrentes de uma gripe contraída em uma epidemia londrina. Outra morte aconteceu na família de Max von Sydow, interprete do padre Merrin, que perdeu o irmão na mesma semana em que começou a gravar sua participação no longa. Durante as gravações, um homem que refrigerava o quarto onde aconteciam as cenas de possessão faleceu sem explicações, um vigia que cuidava do set foi morto a tiros durante a madrugada, a esposa de um dos assistentes de câmera sofreu um aborto espontâneo e Vasiliki Maliaros, interprete da mãe do Padre Karras, faleceu após as gravações do seu primeiro, e único, papel. Ao fim, até o fim das gravações, nove mortes foram registradas.
3- Trailer assustador demais
O trailer original do filme precisou ser tirado do ar e alterado por que foi considerado assustador demais para o público. Isso aconteceu por conta das cenas em flashes mostrando demônios e o rosto de Regan possuída, tudo acompanhado de uma trilha aterrorizante. O filme teve um impacto tão grande em seu lançamento, que algumas sala de cinema precisaram disponibilizar sacos para vômito em suas cadeiras, para ajudar às pessoas mais sensíveis.
4- Um serial killer vagando nos bastidores
O ator Paul Bateson fez uma participação no longa como um técnico de raio-x no NYU Medical Center. Alguns anos depois o ator foi condenado pelo assassinato de Addison Verrill e, segundo a policia, foi descoberto que o ator pode ter sido o responsavel por mais seis outros homicídios, que vinham acontecendo desde a época do filme, onde as vítimas tiveram seus corpos desmembrados e jogados dentro do rio Hudson em sacos pretos de lixo.
5- Um set amaldiçoado
Depois de alguns dos eventos estranhos dos bastidores, a equipe de filmagem de O Exorcista começou a acreditar que o set possuía algum tipo de maldição, um rumor que saiu do set e se espalhou pela cidade, mesmo que alguns achassem que tudo não passava de uma jogada de marketing para a divulgação do filme, mas a crença de que algo sobrenatural vagava por lá foi tão grande que a equipe de produção decidiu pedir a presença de um padre jesuíta, para abençoar o set de filmagem, e começou a ser bem mais cuidadosa e atenciosa com tudo que acontecia.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.