Com o passar do tempo, o mundo espiritual se tornou fonte da maior curiosidade de muitos, procurando saber o que acontece após a morte, procurando um pouco de ‘diversão’ ao conhecer pessoas do além, ou saber segredos sobre o presente, o passado ou o futuro. E é baseado nisso que resolvemos fazer uma rápida viagem pela sabedoria popular, para expor Cinco dos Perigosos ‘Jogos’ para se Comunicar com o Mundo Sobrenatural.
1 – Ouija
A mais popular e mais elaborada das formas de comunicação com o além é o tabuleiro Ouija, que se acredita ter sido lançado comercialmente em 1848, pelas irmãs Kate e Margaret Fox, que, segundo relatos, encontraram a ideia sendo vendida em uma cidadezinha, como uma forma de necromancia ou comunicação com espíritos, e resolveram comprar os direitos e fabricação, sendo então responsáveis por espalhar a febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa. O ‘jogo’ consiste em pedir a um espirito que utilize seu corpo (ou sua mão) para transmitir uma mensagem, que surgira no tabuleiro a medida que o ponteiro se move, ou responder perguntas.
2- Copo
Depois do sucesso mundial do Ouija, um novo ‘jogo’ foi criado no Brasil, uma versão mais artesanal do Ouija: O Jogo do Copo. O ‘jogo’ surgiu como uma copia mais barata do Ouija, mas pouco a pouco se tornou famoso a ponto de se tornar independente e ter suas próprias regras (além de possuir um formato próprio de tabuleiro. Assim como o Ouija, ele possui um sim, um não, letras e números, mas todos num formato diferente e mais compacto. Segundo se relata, o jogo consiste em cada participante colocar seu indicador sobre o fundo do copo, fornecendo a energia vital para alimentar o espirito, que pode surgir dentro do copo. Há ainda relatos que contam que o copo estoura no momento em que o espirito deixa o jogo. O ‘jogo’ se tornou mundialmente famoso após chegar aos EUA com o nome de Spirit of the Glass.
3- Compasso
Assim como o “Jogo do Copo”, o Brasil também foi o responsável por criar o “Jogo do Compasso”, sendo uma versão muito mais escolar e muito mais arrepiante da comunicação. O jogo consiste em um ‘tabuleiro’ redondo com letras e números circundando e um sim e um não, assim como o padrão do Ouija mas arranjado de uma forma totalmente diferente. Segundo relatos, o espirito pode escolher quem ele quer que manipule o objeto, além de apontar para objetos e pessoas fora do tabuleiro ou do jogo e se comunicar movendo sutilmente a direção para onde o compasso vai, formando frases completas para respostas. Ainda segundo os relatos, quando o espirito sai do jogo, o compasso cai, mas as vezes ele resolve marcar aquele que jogou, fazendo com que, na queda, a parte pontiaguda do objeto atinja o pulso daquele que o manipulou.
4- Charlie Charlie
Popularizada mundialmente devido a um golpe de marketing do filme A Forca, o Charlie Charlie Challenge se tornou tão famoso no youtube que logo foi absorvendo um poder sobrenatural e, atualmente, se acredita que ele realmente serve para comunicação com outro mundo, não se sabendo ao certo se existe mesmo um ‘Charlie’ que se comunica ou se ele é como o Ouija, uma ponte comunicativa para qualquer espirito. O jogo consiste num tabuleiro com dois lápis ou canetas sobrepostos em cruz ao lado de um Sim e um Não, onde as perguntas devem ser feitas e o objeto irá se mexer dando a resposta para pergunta (sendo sempre perguntas de resposta sim ou não).
5- Moedas
O Jogo das Moedas é mais antigo e menos conhecido que o Charlie Charlie, mas é semelhante a ele. O jogo consiste apenas em perguntas onde a resposta seja sim ou não, e as moedas servem para responder as perguntas. Primeiramente você deve escolher a moeda a usar, sempre devem ser duas moedas de mesmo valor, e o valor determina a força do espirito que irá se comunicar: os mais fracos se comunicam através da moeda de 1 centavo e os mais fortes com as moedas de 1 real. Segundo os relatos, você deve fazer uma pergunta e jogar as moedas, se as duas moedas caírem na coroa, a resposta é não, se caírem na cara, a resposta é sim, se uma cair na cara e outra na coroa, significa que o espirito pode não saber responder ainda ou não querer responder. Assim como no Ouija, é necessário pedir permissão para sair do jogo e logo depois jogar as moedas até receber o sim.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.