Em 2019, em 2020 e em 2021, nos aprofundamos em outros tipos de curtas, conhecendo melhor àqueles curtas que se esforçam na capacidade de explorar o medo e o horror em cerca de 10 minutos, com produções que concorrem a prêmios exclusivos para Curta-Metragens de Terror. Que tal conhecermos mais uma lista daqueles curtas arrepiantes, que são tão incríveis, em Cinco Maravilhosos Curtas-Metragens de Terror – Parte IV?
1- Octophobia
Com direção e roteiro de E Wen Pin e produção de Shahrizal Masli, o curta de 6 minutos é uma exploração fora do convencional Octofobia, um medo intenso e irracional ao número oito. Na trama, Siv e seu amigo, Sam, começam a conversar sobre a octofobia no meio de uma aula, até que o protagonista acaba se vendo submerso em um pesadelo octofóbico populado por aranhas gigantescas, que começam a caça-lo por toda a escola. Mas será que um medo insano do número oito é realmete algo tão assustador?
2- The Crooked Man
Produzido por Burnt Mill Road, o curta com direção e roteiro de Jacob Arbittier explora, no decorrer de seus 3 minutos, uma trama baseada na famosa lenda do Homem Torto. Com uma exploração graciosa do medo e da tensão, a produção nos coloca no impasse de procurar entender quem é o pior pesadelo, quem pode ser mais assustador, o Homem Torto ou o seu pai violento? Qual dos dois ‘vilões’ vai matar a garotinha primeiro?
3- Tilly
Com roteiro e direção de Rob Kotecki, tudo começa parecendo um simples conto de um pai sendo chamado no quarto da filha, que está com medo do monstro embaixo da cama, aquele comum conto singelo que termina em susto, mas não é nada disso. Tilly vai mais fundo numa trama obscura e cheia de reviravoltas que nos faz enxergar a verdadeira face dos monstros que existem no mundo, que um boneco assassino pode ser algo muito mais denso e arrepiante do que tantos filmes expõe.
4- Mora
Com o avanço da tecnologia e o advento da IA, claro que novas lendas surgiriam e se tornariam cada vez mais populares. Foi com esse pensamento que Sam Evenson resolveu roteirizar e dirigir esse curta de 12 minutos protagonizado por Tim Torre. Na trama, Cody (Torre) escuta sobre a lenda de Mora, o primeiro fantasma a assombrar maquinas, ela é uma entidade fantasmagórica que reside dentro das IAs generativas, aparecendo misteriosamente e repetidas vezes em cenas de terror geradas por inteligência artificial, a mesma mulher fantasmágorica sendo relatadas por diversas pessoas, e é nesse contexto que Cody resolve buscar o prompt secreto, aquele comando que acaba trazendo a aparição para a imagem, ele só não esperava que essa busca traria muito mais do que uma imagem da fantasma para seu computador.
5- TRICK or TREAT!
Com roteiro e direção de Wesley Mellott, TRICK or TREAT! nos leva para o primeiro Halloween de Travis e Beth em sua nova casa, quando acabam recebendo um inesperado visitante buscando ‘Doce ou Travessura’. O curta, de cerca de 14 minutos, conta com uma excelente atuação de Shelby Hightower e Eric Francis Melaragni, que nos envolve na trama dinâmica de Mellot e nos faz desejar ver essa história ser transformada em um longa-metragem explorando os perigos de se quebrar tradições do halloween, o que só se fortalece pela atuação metódica do produtor Andrew Glessner, que além de produzir o curta ainda se une ao elenco no papel do sanguinário antagonista.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.