Falar que nem tudo é o que parece pode ser um pouco clichê, mas nesse caso a frase cai muitíssimo bem para essas músicas. A lista que vem a seguir mostra varias canções que tem batidas e melodias envolventes e que parecem inocentes, mas que trazem uma letra que vai surpreender ao constatar o quão sombria é a historia contada pela música.
Então vamos lá a nossa listinha com 5 canções que parecem ser inocentes mas trazem uma letra sombria:
1- Pump Up Kicks – Foster The People
A canção escrita por Mark Foster tomou um sucesso imediato e com sua batida logo subiu as paradas de sucesso, sendo até remixada e virando trilha de vários memes por aqui no Brasil. Mas será que você já viu a letra dessa música? Com um refrão que fala “Todas as outras crianças com sapatos caros // É melhor correrem, correrem mais rápido que a minha arma” a música narra sobre um garoto que sofria bullying e resolveu fazer um massacre em sua escola.
2- Every Breath You Take – The Police
A música composta e cantada por Sting já começa falando “Cada suspiro que você der / Cada movimento que você fizer / Cada laço que você quebrar / Cada passo que você pisar / Eu estarei te observando” e segue narrando, de forma bem romântica, a vida de um homem possessivo que persegue e stalkeia a mulher por quem está apaixonado, uma verdadeira e perigosa fixação.
3- My Mistake – Pholhas
O grupo Pholhas foi um grupo brasileiro da década de 80 que só cantava músicas em inglês, e My Mistakes foi um de seus maiores sucessos, o grande problema é que em nos anos 70 poucos brasileiros sabiam inglês para entender o que realmente a música narrava, e o refrão que diz “Eu fui mandado para a prisão / Por ter assassinado minha esposa / Porque ela estava saindo com outro / Eu perdi a cabeça e atirei nela” acabou passando despercebido.
4- Asleep – The Smiths
A música da banda britânica parece ser até inocente com seu verso refrão “Cante para eu dormir”, ou com o seu título, que se traduz adormecido, mas logo percebemos que essa música fala da morte ou de um suicídio quando seguimos a frente e ela narra “Não tente me acordar de manhã / Pois eu terei partido” ou na parte que fala “Não se sinta mal por mim / Eu quero que você saiba / Do fundo do meu coração / Eu ficarei tão feliz em partir”.
5- Where The Wild Roses Grow – Kylie Minogue
Essa seria uma linda canção de amor, se não fosse seu último refrão que é tão subjetivo. Não é comum você pensar que algo legal vem após “E eu lhe dei um beijo de despedida, e disse / ‘Toda beleza deve morrer'”, principalmente numa música que já falou “a última coisa que ouvi foi uma palavra sussurrada / Enquanto ele se ajoelhou (sorrindo) em mim / Com uma pedra em seu punho” e se finaliza com “E descendi e plantei uma rosa entre seus dentes”. Ao que tudo indica essa mulher foi morta por ser tão bela.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.