Essa semana tivemos a divulgação de um novo trailer de Os Novos Mutantes, mostrando que a Disney está pronta para seguir alguns planos da Fox e que ainda há esperanças para os mutantes no MCU. Por conta do trailer, tivemos mais informações sobre a trama que se desenrolará no filme, baseado na equipe criada por Chris Claremont e Bob McLeod e que, para nossa surpresa, possui dois brasileiros no elenco protagonista. Mas antes de ver o filme em si, que tal Conhecer os Cinco Mutantes que Formam Os Novos Mutantes?
1- Miragem (Danielle Moonstar)
Danielle Moonstar é uma descendente dos ameríndios Cheyenne e foi criada num pequeno rancho na periferia de Boulder, cidadezinha no interior do Colorado, por seus pais William e Peg Lonestar. Dani possui dons telepáticos, assim como Jean Grey, Charles Xavier e Emma Frost, sendo capaz ainda de ler e controlar mentes, o que fez ela receber o codinome de Psiquê. Dani desenvolveu seus poderes e passou a descobrir o principal medo de cada indivíduo e criar ilusões tridimensionais desses medos, fazendo com que seu codinome fosse alterado para Miragem.
Miragem possui ainda o poder de criar e controlar energia psiônica, assim como Psylocke, que ela utiliza para criar flechas que incapacitam psiquicamente seus inimigos. Com o passar dos anos, Dani se desenvolveu ainda mais e passou a ser uma das Valquírias de Asgard, onde ela aprendeu o poder de sentir a chegada da morte e usar a manipulação da energia quântica para projetar rajadas de força, desintegrar a matéria e levitar. Danielle foi uma das vítimas da Dinastia M, tendo perdido seus poderes durante o ataque psicótico da Feiticeira Escarlate.
A personagem foi criada para ser a líder dos Novos Mutantes, tendo se destacado na Saga do Urso Mítico, que será a base para o filme da Fox, onde Dani passa a ter pesadelos com a morte de seus pais e materializa seu maior medo, criando o Urso Mítico e causando a morte de seus pais. No filme, a personagem será interpretada por Blu Hunt.
2- Lupina (Rahne Sinclair)
Rahne Sinclair é uma jovem garota nascida na Escócia, vítima desde que nasceu de descriminação e ódio por ter sido fruto de um caso ilícito entre um padre e uma prostituta. A mãe de Rahne acabou morrendo durante o parto, fazendo com que ela fosse acolhida pela igreja, onde foi criada sob regras rígidas e fundamentalismo religioso impostas pelo Reverendo Craig, que posteriormente a garota descobriu ser seu pai biológico. Quando sua mutação começou a despertar, seu pai reuniu vários fanáticos religiosos e liderou a multidão para fazer um exorcismo e queimá-la viva, para tentar tirar o demônio que ele acreditava existir em seu corpo.
A garota, que tem o poder de se transmutar em lobo, tendo o controle de se transformar parcialmente ou completamente, acabou sendo encontrada por Moira MacTaggert, que a adotou. Rahne tem ainda regeneração acelerada, mesmo na sua forma humana, e, na forma de lobo, um aumento de suas habilidades físicas (força, velocidade e resistência), seus reflexos e todos os seus sentidos. A garota cresceu com sequelas da criação que teve, se enxergando frequentemente como um monstro que não merece ser amado e tendo dificuldade em conciliar a sua visão conservadora com a forma de viver dos seus colegas, chegando inclusive a ter dificuldade em lidar com Noturno, por conta de sua aparência demoníaca, que a incomodava por conta da forma que ela se via.
A personagem conheceu Xavier através de Moira, se tornando uma das suas novas alunas e o inspirando a criar uma nova equipe. Com os X-Men já adultos, Xavier viu em Rahne a chance de voltar a ser um mentor e professor para jovens mutantes, criando assim um novo time: os Novos Mutantes. No filme, a personagem será interpretada por Maisie Williams.
3- Míssil (Samuel Guthrie)
Samuel Guthrie nasceu em uma família pobre no estado do Kentucky, sendo o mais velho de 11 filhos. Quando o garoto tinha 16, seu pai morreu e ele precisou assumir o comando da casa, passando a trabalhar nas minas de carvão onde seu pai trabalhava, até o dia em que um dos poços da mina colapsou, aprisionando o jovem Samuel e outro trabalhador. Foi durante a situação de perigo que Samuel acabou despertando, inconscientemente, os seus poderes mutantes, o que salvou a vida da dupla. Sam tem a capacidade de se tornar um míssil vivo, se tornando como um meteoro invulnerável a qualquer ataque físico, sendo inclusive descrito como “imparável”.
Quando se une aos Novos Mutantes, Míssil acaba se tornando um líder do grupo, ao lado de Miragem, se tornando um grande amigo de Mancha Solar, mesmo que Roberto possua um temperamento oposto ao de Sam, e construindo uma relação fraterna com Lupina, que eventualmente se apaixona por ele. Sua invulnerabilidade se dá graças à formação da energia que funciona como um escudo em volta do seu corpo, podendo ser estendida a outras pessoas que estejam juntas a ele, e podendo ser ampliada graças a sua capacidade de absorver energia cinética, que ele também usa para lançar rajadas potentes. Míssil possui outros quatro irmãos com genes mutantes: Paige, que consegue mudar sua pele e transformar seu corpo em qualquer forma; Melody, que tem o poder de voar através da energia da sua aura; Jay, que possui asas nas suas costas capazes de faze-lo lutar e ser usadas como armas; e Jeb, que tem o poder de manipular energias elétricas plasmáticas.
Sam é o personagem com maior conexão ao MCU, já que o personagem foi uma das crianças que passou por vários experimentos científicos realizados pelos Deviantes, raça que provavelmente serão os vilões do vindouro filme dos Eternos. Em Os Novos Mutantes, o personagem será interpretada por Charlie Heaton.
4- Mancha Solar (Roberto da Costa)
Roberto da Costa nasceu no Rio de Janeiro, sendo o primeiro mutante brasileiro da Marvel. Roberto é filho de um brasileiro milionário com uma arqueóloga americana, e descobriu ser mutante durante uma partida de futebol na sua escola, quando foi insultado por Keller, um colega que o discriminou por ele ser mulato, humilhando e batendo brutalmente no garoto, até que os poderes de Roberto despertaram. Roberto é capaz de absorver energia da luz solar, o faz seu corpo ficar totalmente preto, e transformá-la em força, resistência e outras habilidades, como capacidades de voo e de disparar rajadas de plasma super aquecido.
Quando Roberto se transformou pela primeira vez, apenas Juliana Sandoval, sua namorada, e Donald Pierce não fugiram. Este último, que era conhecido como Bispo Branco, era um dos líderes do Clube do Inferno e possuía um profundo ódio por mutantes, o que fez ele caçar Roberto, criando uma situação onde Juliana foi sequestrada. Na tentativa de resgatar sua namorada, Roberto enfrentou Donald, o que resultou na morte de Juliana e na intervenção de Moira MacTaggert, junto com Karmas e Danielle Moonstar, que acabaram por recruta-los para ser treino por Charles Xavier. Roberto, junto a outros pupilos de Xavier, foram membros fundadores dos Novos Mutantes, convite que o brasileiro aceitou com a condição de ter ajuda para encontrar Pierce e derrota-lo.
Mancha Solar já foi considerado um mutante nível ômega e, após herdar a fortuna de seu pai, se tornou um dos magnatas do Universo Marvel. No filme teremos Henry Zaga, um ator brasileiro, interpretando um personagem, porém ainda há possibilidades de polêmica quanto a isso, visto que Henry é um ator branco, o que indica um whitewashing no personagem mulato.
5- Magia (Illyana Rasputin)
Illyana Nikolievna Rasputina nasceu em uma fazenda na Rússia, sendo irmã caçula de Mikhail Nikolaievitch Rasputin e Piotr Nikolaievitch Rasputin. Quando era criança, Illyana estava brincando quando um trator descontrolado veio em sua direção, foi nesse momento que Piotr correu para salvar sua irmã e acabou despertando seus poderes, se transformando posteriormente em Colossus. Quando tinha 6 anos, Illyana foi sequestrada por Belasco, que a levou para o Limbo, uma dimensão alternativa onde o vilão estava aprisionado. No limbo, Belasco tirou um pedaço da alma de Illyana, transformando em uma Pedra de Sangue que se tornou um dos cinco fragmentos do Amuleto de Beatrice.
Ainda no Limbo, Illyana se tornou a aprendiz de Belasco, que a ensinou feitiços terríveis da mais negra das magias, o que despertou sua mutação, a predisposição à feitiçaria negra, e lhe garantiu o codinome Filha do Inferno. Com o passar do tempo, a garota acabou sendo resgatada por Tempestade e Kitty Pryde, que passaram a ensinar à garota a lutar e a sobreviver em condições extremas e algumas lições de magia branca. Depois de alguns anos, Belasco retomou a posse de Illyana, criando mais duas Pedras de Sangue com pedaços de sua alma, o que ajudou a garota a descobrir, acidentalmente, seus poderes mutantes de teletransporte, e que fez a garota se concentrar nos feitiços de luz que aprendeu para criar a Espada Espiritual, sua arma principal. Foi com essa arma que a garota derrotou Belasco e se tornou a Maga Suprema do Limbo, se libertando desse plano alternativo e voltando para a terra como uma adolescente, e descobrindo que os anos que passou no Limbo equivaleram a segundos na Terra.
Quando Illyana voltou a Terra ela passou a viver com seu irmão, Piotr, na Mansão X, acabando por se unir aos Novos Mutantes, onde foi batizada como Magia (Magik, no original). Ela é capaz de criar discos de teletransporte através do tempo e do espaço, sua espada é capaz de absorver espíritos de forma permanente ou temporária, ficando mais poderosa a medida que acumula mais espíritos. Magia desenvolveu o seu talento e poder ao ponto de Doutor Estranho ensiná-la a como usar o Olho de Agamotto. No filme, a mutante será vivida por Anya Taylor-Joy.
Menção Honrosa
Dra. Cecilia Reyes
Dra. Cecilia Reyes é uma médica latino-americana, originária de Porto Rico, especializada em cirurgia de trauma que, mesmo possuindo os genes mutantes, sempre lutou para viver como uma humana normal. Ela decidiu se tornar médica quando criança, após presenciar seu pai ser morto a tiros. Nessa mesma época, Cecilia foi recrutada pelos X-Men, mas negou o convite. Depois de adulta, Reyes foi caçada pela Operação: Tolerância Zero, uma força-tarefa anti-mutante apoiada pelo governo, o que a forçou a se unir aos X-Men para sobreviver e fez a mulher se tornar parte da equipe.
Cecilia tem o poder de gerar um “campo biológico psioplasmático” ao redor de seu corpo, podendo ainda moldá-lo ou expandi-lo para proteger quem estiver próximo a ela. Seu campo de força é resistente a ataques físicos e energéticos, mas os impactos no campo de força causam dor a Cecilia. Posteriormente foi revelado que a médica pode usar seu campo de forma ofensiva, empurrando outras pessoas para fora de seu caminho ou criando espinhos que poderiam perfurar um corpo humano. Quando a mulher se tornou viciada em Rave, uma droga que aumentar a capacidade destrutiva de poderes mutantes, ela conseguiu transformar seu campo de força em uma lâmina que pode ser usada para atacar inimigos.
No filme, Cecilia Reyes é vivida pela brasileira Alice Braga, o que indica que ela é outra personagem que parece ter sofrido whitewashing, e, aparentemente, foi transformada em uma vilã. No longa vemos que a mutante parece estar supervisionando os protagonistas em um centro de terapia para mutantes recém descobertos. No trailer, é possivel ver que a instalação está cercada por um campo de energia, que impede que eles deixem o local por livre e espontânea vontade, o que pode ter sido responsabilidade da médica.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.