Creepygeek | Baal, O Primeiro Rei do Inferno

Nessa terceira semana de Geek’oween, vamos ao terceiro demônio que vive marcando presença na cultura pop: Baal. Originário de muito antes da Goetia, esse é um demônio que possui uma grande história que passa por diversas civilizações até chegar nos relatos de Salomão, o que só o faz ele ter ainda mais formas de inspirar a cultura pop.


 

Baal, também chamado Baël, é a primeira e a principal entidade entre as 72 que Salomão invocou e subjugou, que está descrito por Salomão no seu Ars Goetia. Sua origem ainda é muito nebulosa, mas muitos acreditam que ele seja uma demonização de Baal, o principal deus masculino dos fenícios, cartagineses e outros povos da Palestina. O Baal hebraico, que aparece na Bíblia também como Baalim, era cultuado como o deus do clima, da fertilidade, da chuva, do vento, do raio, do mar e da guerra, tendo até alguns historiadores suposto que Baal seria um título ou pronome de tratamento para se dirigir às deidades masculinas, o que justificaria o deus ter tantas funções (sendo portanto vários deuses que compartilhavam o mesmo nome), o que só se fortaleceu com os registros de Baal-Peor, Baal Hammon Baal de Tiro, duas entidades diferentes adoradas usando o mesmo nome.

Segundo algumas crenças, o Baal hebraico acabou passando por uma transformação através dos anos, como parte do processo de desencorajar cultos às deidades pagãs e incentivar o proselitismo, o que o fez ingressar na demonologia cristã medieval. Baal passou a ser reconhecido como o primeiro e principal rei do inferno, morando nas partes do oriente, sendo o chefe dos poderes infernais, senhor da tempestade e da fecundidade e comandante de sessenta e seis legiões de demônios. Os relatos ainda o definem como um ser com três cabeças, uma de sapo, uma de homem e uma de gato, que sempre fala com uma voz rouca mas bem formada. Há registros ainda de que Baal se manifesta sob a forma de um rei com semblante lúgubre, tendo ainda o poder de assumir a forma de um gato ou de um sapo, além de haver registros o descrevendo como possuidor de pernas de aranha. Baal é o responsável por ensinar a arte da invisibilidade e está diretamente conectado a Belzebu (ou Baalzebu), um dos sete príncipes do inferno. Segundo os registros de alguns demonólogos, Baal se torna mais forte no mês de outubro, que é quando a maioria dos goetas costumam evocá-lo.

Em Genshin Impact, Baal é o nome verdadeiro da Raiden Makoto, a Arconte Electro que governou Inazuma após a Guerra dos Arcontes, e é o nome que sua irmã gêmea, Raiden Ei/Belzebu, segue usando para que a população não perceba a morte de Baal, ela e sua irmã dividem o título de Deusa da Eternidade. Em Magi: The Labyrinth of Magic, Baal é um dos sete djinn controlados por Sinbad, ele é um djinn elétrico, é o djinn da Fúria e dos Heróis e era o protetor do primeiro dungeon. Em‌ ‌Welcome‌ ‌to‌ ‌Demon‌ ‌School!‌ ‌Iruma-kun,‌ ‌Baal é um dos demônios dos Heróis das Treze Coroas e é o líder do exército demoníaco do sul. Em Cult of the Lamb, Baal é um dos guardiões de Aquele que Espera. Baal aparece em Diablo como Tor’Baalos, the Lord of Destruction, e é um dos três Prime Evils mais poderosos. Baal e Bael são demônios recorrentes nos jogos da franquia Shin Megami Tensei. A estátua de Baal é um dos itens que pode ser encontrado no Marketplace de Second Life.

King Baal é o nome de uma banda portuguesa de metal. A primeira peça teatral escrita por Bertolt Brecht, um dos maiores dramaturgos alemães do século XX, se chama Baal e narra a história de um jovem que se envolve em vários casos sexuais e um assassinato. Baal é o nome dado a um dos livros de Betty Milan, focado no romance de um mascate enquanto narra a vida brasileira. Duas versões de Baal aparecem na DC ComicsBaal-Satyr, na Terra-1, é invocado por Klarion para matar Etrigan, mas o ritual de invocação acontece no apartamento acima do que Diana Prince mora, o que o faz sequestrar Etta Candy (a colega de quarto de Diana) como sacrifício, e coloca a Mulher-Maravilha no seu encalço; Já na Terra-0, somos apresentados a Baal-Hadad, um demônio que é invocado por Alieister Creel para iniciar uma série de assassinatos ritualísticos, o que chama a atenção de Batman e Etrigan, posteriormente ele reaparece quando é contatado por Ahriman, se unindo a um grupo de divindades para o plano de tentar corromper o Superman. Na franquia Digimon é possível encontrar Baalmon, a pré-evolução de Beelzebumon e membro do Exército Bagra Gun.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *