Um novo ano de Geek’oween, significa uma nova leva dos ‘demônios’ que habitam a cultura pop e o imaginário popular. Iniciando a lista desse ano, temos nada mais nada menos que Barbatos, O Virtuoso Duque dos Infernos.
Barbatos, também conhecido como Barbatus, Barbarus e Barbas, é um dos demônios descritos por Salomão no seu Ars Goetia, o oitavo das 72 entidades que Salomão invocou e subjugou, o Duque dos Infernos que governa trinta legiões de demônios e é acompanhado de perto por quatro reis para comandar suas legiões. Muito conhecido por ser capaz de entender a voz dos animais, ele é o responsável por abrir tesouros protegidos, falar sobre o passado e o futuro, conciliar amizades, curar sentimentos feridos e influenciar pessoas poderosas, sendo um dos três assistentes de Astaroth. Barbatos costuma aparecer quando o sol está em Sagitário, com longos cabelos loiros e uma longa barba, possuindo brilhantes asas brancas e uma pele bastante bronzeada. Seu nome parece derivar do latim barbatus, que pode significar “barbudo”, “velho” ou “filósofo”.
Segundo relatos, Barbatos é capaz de dar voz aos animais, permitindo àquele que o invocou a entender o que os animais estão tentando comunicar. Ele já fez parte de uma das Ordens de Anjos, muitos acreditam que tenha sido a Ordem das Virtudes, o que se acredita que permita que ele ainda tenha algum tipo de ligação com esse grupo, embora seja difícil entender como isso funciona especificamente. Segundo a Pseudomonarchia Daemonum, Barbatos assumiria a sexta posição entre os demônios, ele também é mencionado em O Grande Grimório, escrito por Antonio del Rabino, como um dos subordinados de Satanachia, um dos comandantes-chefe do exército de Satanás. Estudiosos relacionam a manifestação de Barbatos com o arquétipo de Orfeu, remetendo ao fato como Orfeu reunia animais ao seu redor quando tocava sua lira, e era capaz de se comunicar com eles através de sua poesia e de sua música. Na astrologia, Barbatos é associado a Saturno, o Ancião com conhecimentos sobre o tempo, e a Quíron, por conta do conhecimento sobre a natureza e a capacidade de comunicação com os animais.
Barbatos aparece na DC Comics, sendo também chamado de Bat-Deus, como um ser criado pelo Forjador dos Mundos para destruir os mundos instáveis, ocasionalmente sendo revelado como o morcego que Bruce Wayne viu pela janela na noite em que se tornou Batman. Em Genshin Impact, Barbatos é o nome verdadeiro do Arconte Anemo, o deus da liberdade e governante da cidade de Mondstat, que assume, posteriormente, o nome de Venti. Na franquia Gundam existem dois MECHA que se chamam Barbatos, o ASW-G-08 Gundam Barbatos e o GGV-000 Barbatos. Na Rússia há uma produtora musical de Black Metal chamada Barbatos Productions. Nos jogos da franquia Digimon é possível encontrar Barbamon, um dos digimon que faz parte dos Sete Grandes Lordes Demônio, ele tem a aparência de um velho de barba comprida e reside no núcleo da Dark Area. Barbamon tem ainda uma variação quando submetido ao Anticorpo X.
Em Bloodstained: Ritual Of The Night, um dos seres hostis encontrados, um arqueiro que usa um grande chapéu verde e possui uma pontaria mortal, se chama Barbatos. Barbatos é o nome de uma banda de Black Metal japonesa. No anime otome Obey Me!, Barbatos pode ser encontrados como um dos membros da Royal Academy of Diavolo. Em Welcome to Demon School! Iruma-kun, uma das professoras da Escola Babyls para Demônios é Barbatos Bachiko, da família Barbatos. Em Magi: The Labyrinth of Magic, Barbatos é o djinn controlado por Muu Alexius, ele é um djinn de força, é o djinn da Caça e da Nobreza e era o protetor do oitavo dungeon. Em Fate/Grand Order, é possivel encontrar Demon God Barbatos como o chefe do London Arc, sendo o quarto pilar do Templo de Salomon. Barbatos é também um dos monstros disponíveis para colecionar em Monster Legends.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.