Finalizando a lista dos demônios que figuram na figura pop e que vieram fazer sucesso no Geek’oween, é chegada a vez de um dos príncipes infernais: Belzebu. Apesar de muito presente na Bíblia, ele é um dos poucos demônios famosos que não fazem parte da Ars Goetia.
Belzebu, também chamado de Belzebuth, é uma entidade que possui uma origem confusa, sendo considerado por muitos que seu nome seja derivado de Baal Zebul ou Baalzebub. Segundo uma das versões, que é a mais aceita, Zebub, o deus das moscas e da pestilência filisteu, era o arqui-inimigo de Baal, senhor dos trovões e fertilidade cananeu, o que os fez entrar numa grande batalha, que envolveu grandes magos da antiguidade, e acabou com a vitória de Zebub, mas a lenda ainda conta que a batalha foi tão épica que expandiu suas forças no cosmo, abrindo um abismo que sugou os dois deuses e os fundiu em um só, que inicialmente foi chamado “belth-zebul” e acabou sendo lançado ao inferno. A história conta ainda que seu poder era maior do que o de Zebub e o do próprio Baal, o que o fez facilmente se tornar o senhor da cidade de Dite, antes governada por Orcus. A entidade acabou ingressando a demonologia cristã, onde passou a assumir o posto de um dos sete príncipes do inferno.
Segundo alguns outros relatos, Belzebu seria um dos anjos que cedeu à tentação do orgulho e se revoltaram contra Deus e, portanto, o quarto demônio mais poderoso do inferno, o que o fez receber o título de O Quarto. Em 1589, os sete príncipes do inferno foram associados, pelo teólogo e bispo alemão Peter Binsfield, a cada um dos Sete Pecados Capitais, sendo Belzebu denominado como o Príncipe-Demônio da Gula. Em 1613, o inquisidor francês Sebastien Michaelis escreveu textos afirmando que Belzebu seria a origem do orgulho. Ele é comumente descrito como parte do alto-escalão da Hierarquia do Inferno e como um ex-membro da ordem dos querubins, o que corrobora para que ele seja muito confundido com Satanás. Em 1818 foi publicado o Dictionnaire Infernal, onde Belzebu é descrito como sendo o Mestre da Ordem e é citado que ele é capaz de voar. De acordo com ocultista Johannes Wierus, Belzebu é o principal tenente de Lúcifer, o Imperador do Submundo e o Presidente da Ordem das Moscas.
Em Genshin Impact, Belzebu é a irmã gêmea da Arconte Baal, ela é conhecida como Raiden Ei e assume completamente o posto de Arconte Electro e governante de Inazuma depois que Baal morre, mas finge ser Baal para que a população não perceba a mudança de líder, ela e sua irmã dividem o título de Deusa da Eternidade. Nos jogos da franquia Digimon é possível encontrar Beelzemon, um dos digimon que faz parte dos Sete Grandes Lordes Demónio, ele parece um humanoide alto usando uma máscara de pássaro que cobre parte do rosto, cabelo platinado e usa roupa de motoqueiro. Beelzemon ainda tem três variações: Beelzemon X (quando submetido ao Anticorpo X), Beelzemon Blast Mode (quando assume a forma Ultimate) e um redesign do personagem lançado em 2010. Em Welcome to Demon School! Iruma-kun, Belzebuth é um dos demônios dos Heróis das Treze Coroas. No anime otome Obey Me!, Beelzebub é o sexto dos Sete Irmãos Demônios, ele é o Avatar da Gula e estuda na Royal Academy of Diavolo. Em Cult of the Lamb, Baalzebub é um dos boss de Anchordeep. O livro O Senhor das Moscas, de William Golding, tem seu nome inspirado no título de Belzebu.
O livro pseudo-filosófico Relatos de Belzebu a seu Neto, de GI Gurdjieff, narra as reflexões de um ser extraterrestre chamado Belzebu. O jogo RuneScape coloca Zebub como um demônio Tsutsaroth, sendo um dos traidores no exército de Zaros. Em The Chilling Adventures of Sabrina, Belzebu é um dos demônios que participa do desafio de Caliban ao trono ocupado por Sabrina. Beelzebub é o nome de um mangá escrito e ilustrado por Ryuhei Tamura. A série de mangá Record of Ragnarok apresenta Belzebu como uma divindade do Panteão Filisteu e um representante dos Deuses de Ragnarok. Beelzebub, Baal Zebul e Zebul são demônios recorrentes nos jogos da franquia Shin Megami Tensei. Beelzebub é um chefe recorrente na franquia Castlevania. Seu nome foi ainda inspiração para um sapo pré-histórico (beelzebufo ampinga) e um morcego (Belzebu-nariz-de-tubo). Em Helltaker, Beelzebub é um dos primeiros personagens que podem ser encontrados, sendo capaz de assumir uma forma humanoide e uma forma insectoide. Em Cavaleiros do Zodíaco, um dos Anjos Caídos é Belzebu de Serafim.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.