Crítica | Assunto de Família (Manbiki Kazoku)

Nota
4

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio, eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrentou. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

Tratar de assuntos e problemas familiares, tanto no cinema quanto na televisão, é uma tarefa que pode ser feita de diversas maneiras, abordando os mais diferentes temas com vários pontos de vistas, nos quais, muitas vezes, o público irá conseguir se identificar de maneira quase instantânea. Atualmente, por exemplo, uma das séries de mais sucesso na televisão se chama This Is Us, que aborda o tema familiar de diferentes perspectivas.  Pois bem, e, se em vez de nascer em uma família, você pudesse ESCOLHER a sua? Essa é a questão levantada no drama japonês Assunto de Família, dirigido por Kore-Eda Hirokazu, que estreou nos cinemas brasileiros no dia 17 de janeiro.

A história trata de uma família que não é definida por traços de biológicos, e sim pelo convívio, ensinamentos, traumas, necessidades e, claro, pelo amor.  Um grupo de pessoas pobres que vive quase que exclusivamente de pequenos furtos, em supermercados, lojas de esquinas e tudo mais. Mesmo assim, vivendo em uma situação precária, sempre existe lugar para mais um, para mais uma pessoa que necessita de cuidados, carinho e atenção.

Voltando de mais um dos seus golpes, o personagem maravilhosamente interpretado por Lily Franky passa por uma casa onde percebe que existe uma garotinha que está sendo maltratada pelos pais. Ainda que exitando por um segundo, ele decide sequestrar a garota e levá-la para o barraco onde mora com a sua mulher, cunhada, sogra e filho. É interessante entender que no momento em que ele traz a garota para casa, todos os que estão lá entendem a situação e acolhem a jovem de uma maneira que provavelmente ele nunca foi abraçada enquanto vivia com seus pais. Muito desse carinho vem através de pequenos gestos, olhares, escovadas no cabelo e até mesmo do cuidado no momento quando a menina começa a ser inserida nos pequenos furtos.

Assunto de Família fala sobre como pequenos gestos e momentos podem representar tanto na vida de uma pessoa. Existem duas cenas de pura sensibilidade neste longa. Sem entrar muito em detalhes para não estragar a experiência de quem está lendo esta crítica, as duas cenas que mais emocionam e que envolvem muito bem o espectador, fazendo-nos entender que aquilo ali realmente é uma família de verdade, acontecem numa praia e durante a queima de fogos do ano novo. As cenas mostram o quanto o ser humano pode ser feliz tendo consigo apenas as pessoas que lhe amam, e que, tendo pessoas assim perto de você, não importa o lugar que você esteja.

O filme japonês com certeza consegue ser um dos filmes mais sensíveis dos últimos tempos no cinema. Claro que ele não é feito para um grande público; contudo, o longa sabe quem é seu público-alvo e, sem sombras de dúvidas, acerta em cheio o coração e alma daqueles que conseguem enxergar o cinema como muito mais do que um simples entretenimento, mas, sim, como uma verdadeira experiência, até mesmo uma terapia para nossa própria humanidade.

Formado em publicidade, crítico de cinema, radialista e cantor de karaokê

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