Crítica | Muppets Haunted Mansion: A Festa Aterrorizante (Muppets Haunted Mansion)

Nota
4

“É que hoje é o centenário do misterioso desaparecimento do MacGuffin […]
E vai ter um desafio de medo especial único na vida na mansão onde isso aconteceu.”

A festa anual de Halloween dos Muppets está começando, mas esse ano Gonzo e Pepe decidem não participar, aceitando um convite para participar do desafio de medo na mesma mansão mal-assombrada onde o mágico favorito de Gonzo, O Grande MacGuffin, desapareceu cem anos atrás. O que a dupla não esperava era que a tal mansão era habitada por 999 fantasmas, que ficaram ali presos pelos mais diversos motivos e vão tentar, a todo custo, aprisionar a dupla como os próximos habitantes da mansão caso eles não sejam capazes de enfrentar seus maiores medos.

Unindo duas grandes marcas da Disney, o longa original, lançado em 8 de outubro de 2021 no Disney+, é o primeiro especial de Halloween dos Muppets da história e se torna um magnifico crossover com a atração do trem fantasma The Haunted Mansion, do Magic Kingdom Park. Adaptando personagens icônicos, brincando com toda o roteiro de terror da atração da Disney e aproveitando todo o espirito cômico dos Muppets, o longa escrito e dirigido por Kirk Thatcher foi a realização de um dos maiores sonhos de Jim Henson, criador dos Muppets que tentava, desde 1990, produzir um especial de Halloween centrado nos personagens, executado por insistência de Brian Henson (filho de Jim) através de suas tentativas de ressureição da franquia. Com apenas 49 minutos de duração, o longa brinca até ao trazer os personagens mais icônicos da atração, como a Madame Leota, transformados nos diversos seres do elenco dos Muppets, fazendo com que a produção transforme os diversos fantasmas em amalgamas com os mais diversos Muppets, como KermitChef SuecoMiss PiggyCookie Monster, Waldorf, Beauregard, Urso Fozzie e tantos outros.

Completando a atração, o elenco é ainda agraciado com diversas participações especiais, que só adicionam camadas à narrativa, deixando aquele pequeno sorriso em nosso rosto a medida que vamos entendendo o papel de cada ator na evolução do enredo. Além de John Stamos, numa rápida participação como ele mesmo, temos a presença de Will Arnett como o anfitrião da casa, de Yvette Nicole Brown como a motorista que os leva à mansão, de Darren Criss como o zelador que os alerta sobre os perigos da mansão, e de Taraji P. Henson como Constance Hatchaway, a mulher que tenta seduzir Pepe para ser seu sexto marido. Ainda temos as rápidas aparições dos fantasmas Claude (o último papel de Ed Asner), Maude (Jeannie Mai), Harriet (Chrissy Metz), Fred (Alfonso Ribeiro), Huet (Danny Trejo) e Mary (Sasheer Zamata). Cooperando com o roteiro, temos ainda a trilha de Ed Mitchell e Steve Morrell, que insere uma série de músicas ao especial que protagonizam momentos cativantes, como “Rest In Peace”, que nos apresenta alguns dos antigos moradores da mansão, e “Tie The Knot Tango”, que brinda o amor de Pepe e Constance, além de um cover de “Dancing in the Moonlight” e da canção marca registrada, “Grim Grinning Ghosts”.

Superando expectativas, Muppets Haunted Mansion: A Festa Aterrorizante é divertido e foge completamente dos padrões de terror, fazendo jus a um especial de halloween familiar. Finalizando a produção, tudo que nos resta é uma sensação de gratidão, uma gratidão pela forma como esses personagens saudosistas parecem ter encontrado uma nova roupagem agradável que só se fortalece com as possibilidades abertas pelo Plus, deixando uma pequena sensação que talvez o serviço de streaming fosse o melhor palco para abrigar novas temporadas e especiais protagonizados pela franquia, deixando claro o quanto crossovers de franquias da Disney são ótimas apostas para futuras produções. Dando aquele ar de expressividade dos Muppetes, que consegue ser melhor do que muitos atores e atrizes, o especial foge do clichê do Kermit e nos dá uma produção mágica focada num ótimo desenvolvimento para o Gonzo em paralelo com as divertidas atitudes de Pepe.

“Assombrações, monstros e bichos papões, agora o bicho vai pegar!”

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *