Crítica | O Candidato Honesto

Nota
4

“Quem engana muito os outros acaba enganando a si mesmo”

João Ernesto (Leandro Hassum), o típico candidato a presidência, conseguiu aprovação e chegou ao segundo turno mentindo e manipulando, como a maioria dos políticos do Brasil, mas tudo muda na vida do favorito à presidência quando sua avó (Prazeres Barbosa) está no leito de morte e pede que o mesmo seja honesto, ele recusa o pedido e se vê amaldiçoado, podendo apenas falar a verdade, no péssimo momento em que está sendo acusado num escândalo de corrupção.

A única pessoa que parece acreditar que existe bondade dentro de João é a jornalista Amanda (Luiza Valdetaro), que escutou o que o candidato falou e decidiu ajudá-lo a sair dessa confusão em que ele se meteu. Repleto de críticas sociais encontradas no meio de cômicas piadas, O Candidato Honesto aproveita uma triste realidade do país para mostrar ao público que a democracia ainda existe e que o voto é a forma correta de mudar o país.

Luiza nos entrega uma repórter que não se deixa abalar no ambiente misógino do jornalismo e luta por aquilo que acredita, de fato Amanda é uma personagem importante na trama, pois como jornalista consegue as informações necessárias e trás criatividade para se safar de algumas enrascada. Luis Lobianco trás Mateus, um deputado que também é um líder religioso, que se aproveita dos fiéis para lucrar, além de ser extremamente hipócrita. Antônio Pedro apresenta Demétrio, um dos funcionários da RBS, a emissora fictícia do longa, amigo de Amanda e que trás um discurso maravilhoso sobre a importância da imprensa.

Leandro Hassum foi a estrela do filme, não apenas por ser o protagonista, mas por trazer uma brilhante construção do personagem, mostrando profundidade em cenas tanto de comédia quanto dramáticas, trazendo um humor ácido e completamente necessário.

O Candidato Honesto se mostra um filme extremamente necessário para conscientizar a sociedade sobre a escolha dos candidatos, sobre a importância do voto, ensina que religião e política são coisas que devem seguir caminhos opostos, que a população deve abrir os olhos sobre os governantes do país, coisas que infelizmente não ocorrem atualmente, o longa nos ensina principalmente que ainda há esperança, basta apenas a escolha certa ser feita.

 

https://www.youtube.com/watch?v=bndlriD5Gek

Graduado em Biológicas, antenado no mundo geek, talvez um pouco louco mas somos todos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *