Crítica | Os Feiticeiros Retornam: Alex vs Alex (The Wizards Return: Alex vs Alex)

Nota
5

Alex Russo (Selena Gomez) nunca foi conhecida por ser uma pessoa responsável e madura. Mas após receber os poderes da família e se tornar a feiticeira mais poderosa de sua geração, a pressão sobre a mesma parece ter sido elevada ao extremo. Todos esperam que a garota pare de usar seus poderes para fins egoístas e passe a ser mais responsável como seu irmão, Justin, que se encontra centrado em novos estudos e melhorando o mundo mágico.

Cansada de ser comparada ao irmão, Alex decide retirar todos seus defeitos e se tornar a feiticeira digna de reconhecimento: seja por sua família, seja por seu namorado lobisomem. Mas, ao fazer isso, Alex cria uma duplicata maligna, que escapa enquanto sua família visita seus parentes em Toscana (de uma forma nada convencional), se juntando a um feiticeiro maligno que deseja limpar o mundo dos seres não mágicos e trazer uma nova ordem ao planeta.

Agora, Alex precisa correr contra o tempo se quer salva sua família, amigos e (mais uma vez) o mundo, mas enfrentando o pior inimigo que ela poderia imaginar: ela mesma. Mas como lutar com alguém que te conhece tão bem a ponto de saber suas fraquezas e inseguranças sem nem ao menos se importar em destruir tudo aquilo que você ama?

Inspirado na série criada por Todd J. Greewald, Os Feiticeiros Retornam: Alex vs Alex traz de volta os feiticeiros mais amados da cidade de Nova York. Dirigido por Victor Gonzáles e roteirizado por Ben Montanio, Vince Cheung e Dan Berendsen o episódio especial retorna mais uma vez às aventuras mágicas da família Russo, retratando o que aconteceu após o final de Os Feiticeiros de Waverly Place e matando a saudade dos inúmeros fãs da série.

Com uma produção mais caprichada, o episódio demonstra a preocupação e o cuidado que os produtores tiveram com a série. Com efeitos especiais bem trabalhados e uma direção mais elegante, o especial tem mais cara de filme do que de um episódio em si (tirando as risadas típicas de um sitcom, é claro). Cada detalhe e referencia parecem ter sido pensados para agradar ao fã e satisfazer a saudade latente da série, tudo está em seu devido lugar e a historia se mostra envolvente e divertida, como nos grandes arcos da serie. Talvez seja pela presença de Selena Gomez na produção executiva do projeto, mas tudo parece respeitoso e agradável.

Alex se encontra em um dilema interno. Todos esperam atitudes mais maduras da feiticeira da família, o que a faz indagar se ela realmente mereceu ganhar a competição. Todo esse conflito interno é colocado em uma escala crescente quando seu lado mal é liberado pelo feitiço, trazendo a tona seus dilemas e amadurecendo a personagem. Enfrentar seus demônios e aprender a controlar seus impulsos constroem situações interessantes para a personagem que amamos, além de trazer a tona um lado mais frágil e sentimental que está disposto a tudo para salvar quem ama.

Harper (Jennifer Stone) tem uma participação mais marcante nesse episodio do que no filme feito pelo Disney Channel. A amiga inseparável de Alex sempre se mostrou compreensiva e acolhedora, aceitando a bruxinha como ela realmente é. Harper demonstra todo seu carisma, e a força da amizade que ela tem com Alex, ao ficar ao seu lado mesmo na hora mais difícil. Max (Jake T. Austin) tem um arco próprio, mas serve mais como alívio cômico do que qualquer outra coisa. Jerry (David DeLuise) está cansado da infantilidade de sua filha do meio, e procura mostrar a ela que já é hora de crescer e ficar consciente de suas responsabilidades.

Mason (Gregg Sulkin) se mostra ciumento e territorialista. O lobo sente que seu namoro esta sendo ameaçada pelo novo feiticeiro, e isso abala toda sua confiança em Alex o fazendo duvidar da mesma. Já Dominic (Beau Mirchoff) se mostra sedutor e educado, arrastando Alex para seu plano maligno em busca de vingança por um dos seus antepassados. É com Dominic que o episódio faz uma ótima referência às temporadas passadas. O Feiticeiro dissimulado faz uma combinação perfeita com a versão maligna de Alex, trazendo uma ótima química entre os dois atores.

Respeitoso e ainda mais mágico que de costume, Os Feiticeiros Retornam: Alex vs Alex faz um retorno triunfal ao mundo secreto em Waverly Place. Sem perder a sua essência e com ensinamentos precisos, o especial nos deixa nostálgicos e finaliza bem a saga dos feiticeiros com uma história magnifica que só a família Russo poderia viver, nos mostrando que nosso pior inimigo somos nós mesmo, e deixando uma certeza sublime de que a serie não perdeu seu encanto, e que vai viver pra sempre em nossos corações.

 

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *