Nota
Todos os grandes heróis possuem um filme, e não seria diferente a melhor equipe de heróis ter um filme próprio, a liga da just… ops, estamos falando dos jovens titãs… certo, os heróis mais atrapalhados do mundo.
Robin sempre sonhou em estrelar seu próprio longa, mas quem iria ver um filme sobre um ajudante? Decidido a primeiro ser reconhecido como Herói, ele se junta com seus amigos para procurar um arqui-inimigo para os Jovens Titãs porém nenhum vilão desejava estar vinculado a tal grupo de heróis. Após serem humilhados pelos heróis, voltam para Jump City onde encontram Deadpoo… ops, Slade, um atirador de elite que procura roubar objetos poderosos para conclusão de seu plano maligno, os Titãs seriam capazes de enfrentar esse inimigo ou continuariam sendo os mesmos bobocas de sempre?
Quando imaginamos o próximo longa animado da DC estamos longe de imaginar algo sobre a atual serie de Os Jovens Titãs em Ação. Com suas piadas rasas e bastante escrachadas, a serie não parece algo que possa segurar um filme em si. Mas, pelas hábeis mãos de Peter Rida Michail e Aaron Horvath o longa flui de maneira magnifica. O filme possui sátiras complexas e referências a vários outros longas, a DC e a Warner se arriscaram bastante com as sátiras a The Lion King, De Volta para o Futuro e ao próprio universo cinematográfico da DC satirizando cenas icônicas e fazendo piadas com seu próprio umbigo. O fato de o filme ser um musical por si só é uma sátira a Disney e suas animações musicais.
O humor do desenho foi reestruturado para o longa, continua infantil, mas também pensado no público adulto, o que o torna interessante e divertido de ser assistido independente da idade, possui cenas dramáticas também, o que torna o filme empolgante. O longa emociona, faz rir e faz com que o espectador se importe com os personagens e esse é um dos maiores acertos do filme, despertar a empatia do público.
Os personagens continuam com as mesmas características do desenho, bobos e infantis, mas juntos eles se completam, cada um a sua maneira, e mostram o poder de uma grande amizade. Heróis famosos como Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Superman aparecem no longa, rendendo piadas sobre seus próprios filmes. A grande surpresa é a participação especial de Stan Lee, satirizando sua participação discreta em filmes da Marvel.
Os Jovens Titãs em Ação nos Cinemas não é um dos filmes mais aguardados do ano, mas se mostrou surpreendente e empolgante, o trabalho de animação foi bem elaborado, tendo inclusive mudanças no traço para se adaptar ao enredo, a trilha sonora não deixa a desejar trazendo de volta a música tema da primeira série animada, no geral ele entrega mais do que promete e isso sem dúvidas é um fator diferencial que engrandece a trama.
Matheus Soares
Graduado em Biológicas, antenado no mundo geek, talvez um pouco louco mas somos todos aqui!