Nota
Com tantos streamings e produtoras lançando tanto conteúdo a todo momento, fica até difícil de achar uma história original o suficiente para ser lançada em formato de filme. Mas às vezes fica a dúvida se qualquer história realmente deve ser adaptada para o cinema. Elizabeth (Natalie Portman) é uma atriz de muito sucesso que, ao receber esse roteiro no mínimo intrigante, foi mandada por sua equipe para uma cidade na Geórgia para fazer um trabalho de pesquisa sobre a vida de um casal, que está longe dos tablóides após 20 anos de que esse caso ganhou a mídia. Grace (Julianne Moore) e seu marido, Joe (Charles Melton), a recebem de braços abertos em sua casa e prometem contar todos os detalhes das suas vidas, agora que todo o escândalo que revoltou os Estados Unidos nem é mais tão lembrado pelas pessoas.
O polêmico Segredos de um Escândalo traz um roteiro ousado pelo olhar do diretor Todd Haynes, conhecido por seu filme Carol, mas ao contrário de seu romance extremamente delicado, seu novo filme traz um roteiro digno de um podcast de true crime. Após 13 anos, Natalie Portman consegue trazer toda atuação que ela foi aclamada em Cisne Negro. Dessa vez com uma personagem que não parece ser tão complexa quanto Nina Sayers, mas que a medida que ela se envolve com a história desse casal inusitado, vemos porque a Natalie foi a escolha perfeita para dar vida à insanidade da personagem Elizabeth. Natalie, junto com Julianne Moore, conseguem trazer diversas nuances de duas personagens muito complexas, a Elizabeth que aparentemente vai mudando ao longo do filme e a Grace que nos faz conhecer durante o tempo do quão realmente sua mente é afetada após todo o dito escândalo ter acontecido.
Apesar de não retratar uma história real, Segredos de um Escândalo pega inspiração em um caso que aconteceu também há 20 anos atrás com a mesma dinâmica do casal dos personagens Grace e Joe. O filme consegue tratar sobre a grande problemática do caso, e ao mesmo tempo criticar adaptações cinematográficas de casos hediondos que são produzidos por puro marketing. O trabalho dos roteiristas Alex Mechanik e Samy Burch, que disputaram Melhor Roteiro Original no Oscar de 2024, é bem louvável, pois junto com o diretor Todd Haynes eles conseguem construir toda a história para que o telespectador consiga se revoltar com tudo que está acontecendo, sem conseguir dar brechas para a romantização do caso, o que é algo que nem todo roteirista e diretor consegue fazer.
Uma grande surpresa de Segredos de um Escândalo é sem dúvida o Charles Melton, conhecido por sua atuação em Riverdale, que consegue dar vida a esse marido extremamente inseguro, e que tem todas as razões para ser, e que ao mesmo tempo traz toda a bagagem de traumas desse personagem com sua atuação. Mas, sem dúvidas, a grande surpresa foi nenhum integrante do elenco receber indicações às categorias de atuação do Oscar, já que Charles Melton, que recebeu uma indicação para Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro, deveria ter recebido também a indicação na mesma categoria do Oscar. Ambas atrizes, Natalie e Julianne, que também receberam indicações no Globo de Ouro por Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante, poderiam ter recebido um espacinho na cerimônia também, mesmo com uma concorrência tão acirrada.
Segredos de um Escândalo promete muito chocar com um roteiro surpreendente e revoltante e ele consegue. É um filme que vai lhe irritar do começo ao fim, mas mesmo assim você vai terminá-lo e dizer: “Grande filme!”. Tudo isso graças ao trabalho da dupla de roteiristas Alex Mechanik e Samy Burch, que, junto do diretor Todd Haynes, consegue expor todas as atrocidades do dito escândalo, sem romantizá-lo e ao mesmo tempo trazer toda a insanidade das personagens envolvidas. Tudo isso atrelado às atuações incríveis do elenco, em especial ao Charles Melton, que se mostra um ator muito mais amadurecido após sua passagem por Riverdale, e a grandiosa Natalie Portman, que chega em mais um papel com seu nível de atuação que faltam elogios para descrever.