Crítica | Um Espião Animal (Spies in Disguise)

Nota
3.5

Lance Sterling é o melhor espião do mundo, e o mais indisciplinado. Após uma missão, Killian rouba poderosa arma que estava com Sterling e assume a identidade do espião, o que faz a corregedoria, liderada por Marcy Kappel, caçar o agente para prendê-lo. Como última esperança, Sterling precisa pedir ajuda a Walter Beckett, um bondoso inventor que foi recentemente demitido pelo espião, criando sempre armas não letais e que, acidentalmente, transforma Sterling em um pombo. Agora cabe a Sterling e Walter unirem suas mentes e forças para encontrar Killian, revelar a verdade e salvar o dia.

Seguindo o clássico clichê do ‘egoísta famoso que é obrigado a contar com o fracassado’, vemos a missão de Sterling e Walter unir os dois cada vez mais, fazendo o famoso espião ver o brilhantismo por trás das armas do garoto ao mesmo tempo que o público vive uma divertida experiencia por conta das trapalhadas que a dupla enfrenta durante o caminho até o grande vilão. O longa, que é baseado no curta Pigeon: Impossible, de Lucas Martell, acabou sendo a última animação produzida pela 20th Century Fox antes da conclusão da compra do estúdio, chegando a ser lançado pela 20th Century Studios. Com roteiro de Brad Copeland e Lloyd Taylor, o longa começa parecendo ser só mais um clichê de amizade, mas aos poucos vai se diversificando, unindo diversos elementos dos filmes de espionagem na composição de seu enredo, se mostrando dotado de alguma pitadas do clichê romântico e de um humor bem comedido, divertido e agradável. A direção de Nick Bruno e Troy Quane se mostra essencial no desenvolvimento do tom da produção, saindo do básico do gênero para o desenvolvimento multifacetado de seu protagonista, que ganha várias camadas, várias transformações pessoais e uma redenção cheia de fases bem definidas.

Fica claro na personalidade dos protagonistas a influencia que seus dubladores tiveram, e fica ainda mais claro o cuidado que a Delart teve ao escolher os dubladores nacionais. Sterling surge com toda a pompa e carisma de Will Smith, que nos deixa encantados com o sua força, e tudo isso casa perfeitamente com a voz de Lázaro Ramos, que empresta uma personalidade dupla ao espião, com a confiança do imbatível agente se transformando no desespero do vulnerável pombo, algo que ajuda ainda mais o humor do longa. Walter é bondoso e protetor, sempre sendo subestimado, o que se fortalece ainda mais com a persona de Tom Holland, que deixa um tom jovial e aventureiro no herói, e que se fortalece na voz de Yan Gesteira, que empresta toda a personalidade forte e imbatível que emprega quando dubla K.O.Bochecha ou Max Thunderman. Já Marcy, com seu girlpower expansivo, parece não ter tanta força na trama, que fica focada quase que completamente em Walter e Sterling, mas a personalidade empregada por Rashida Jones casa mais que perfeitamente com a voz de Taís Araújo, que dá um brilho adicional à personagem e faz ela ter um destaque maior na versão nacional do que na original.

Na questão visual, há bastante a reclamar. Apesar de o longa ter um bom leque de gráficos, ele não os utiliza plenamente, trabalhando pesado nos personagens e nos cenários que eles interagem, mas esquecendo de trabalhar em cima das cidades onde se passam alguns dos eventos da trama, tentando compensar tudo isso com maravilhosas cenas de ação, coloridos, purpurina e gatos. Com referências a diversos filmes do gênero, o longa é preenchido com piadas que podem agradar a todos, divertindo facilmente as crianças e, mesmo que levemente, os adultos que as acompanharem na experiência, mesmo que o longa tenha um final um tanto incomodo por se tornar uma solução fácil demais, que escolhe a pior forma de transmitir mensagens sobre trabalho em equipe e de que violência nem sempre resolve tudo.

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *