Geek Curioso | Por que Nagini é uma Bruxa Asiática?

Recentemente foi divulgado o trailer final de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald, e nele tivemos a grande revelação que J.K. espera há 20 anos para poder revelar: Claudia Kim vive a forma humana da Nagini.

Certo, sabemos que essa historia de segredo guardado a 20 anos é meio forçada, mas J.K., ao ser questionada sobre a escolha da atriz para viver a forma humana da Nagini, fez uma explanação que apesar de simples, é digna de nota, e é sobre essa resposta que iremos conversar hoje. Mais especificamente, vamos falar das Nagas, os seres mitológicos que Rowling afirmou ter sido a base de sua ideia.

“Os Naga são criaturas míticas da mitologia da Indonésia sob a forma de serpentes, daí o nome Nagini. Às vezes são descritos como alados, às vezes como meio-humano, meio-cobra. A Indonésia conta com algumas centenas de grupos étnicos, incluindo javaneses, chineses e betawis. Tenha um lindo dia.”

Antes de tudo, é preciso explicar que Nagini é uma Maledictus no Wizarding World e não uma Naga, trocando em miúdos, um Maledictus é um bruxo que se transforma em um animal. Mas qual a diferença entre um Animago e um Maledictus? Os Animagos são bruxos que tem a capacidade de se transformar em animais e voltar a forma humana sempre que quiserem, já os Maledictus são mulheres que herdam uma maldição que as permite se transformar em animais, mas que estão condenadas a, em algum momento, ficar presa na forma animal para sempre.

Sendo assim, a Nagini de Animais Fantásticos vai estar na sua “fase animago”, mas provavelmente no decorrer dos filmes poderemos ver ela se transformar de forma definitiva chegando a situação em que ela se encontra na saga Harry Potter, onde ela se torna aliada do Lord das Trevas.

Seguindo agora para a mitologia, vamos até as Nagas, um grupo de semidivindades da mitologia hindu que tem forma de cobra, ou meio-humanas e meio-cobras. O nome Naga vem do sânscrito  e significa “serpente”, de acordo com as lendas, elas foram criadas por Brahma e designadas a guardar tesouros e morder pessoas com o coração mau. Através da religião esses seres se espalharam por diversas localidades da Asia, se tornando comum em toda a mitologia asiática.

Entre as nagas famosas estão Vasuki, que era usado como uma corda para agitar o oceano cósmico do leite, Takshaka, o chefe tribal das cobras, rei naga Muchalinda, que abrigou o Buda da chuva por sete dias enquanto ele estava mergulhado em meditação, entre outros. Porém o nome Naga é usado apenas para a raça ou os homens da especie, as mulheres dessa raça recebem um outro nome: Nagi ou Nagini.

Para você que está curioso para saber como é uma Naga, na cultura pop atual há diversas delas, confira alguns jogos onde vemos Nagas:

Em Forsaken World temos uma raça de monstros Naga; Em Dota 2 temos a Naga Siren, um dos Melee Hero do jogo; em TERA temos um dos monstros baseado nas Nagas, porém parecendo ser um reptiliano; em Seeker’s Notes temos uma Naga como NPC; Em World of Warcraft temos uma raça de Nagas feiticeiros em vários pontos do jogo; Em várias mídias temos a Medusa representada como Nagas, uma delas é o jogo Smite.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *