Tendo se tornado uma febre na Tailândia, as Luk Thep bonecas um tanto esquisitas e, algumas vezes, macabras, mas já ouviu falar delas?
As Luk Thep ficaram muito conhecidas por serem bonecas super-realistas, que muitos acreditam terem poderes “sobrenaturais”.
O seu nome pode ser, literalmente, traduzido como “crianças anjos” e elas são, essencialmente, brinquedos benzidos por monges e que, segundo se acredita, recebem uma alma. Muitos acreditam que esses receptáculos podem abrigar a alma de crianças que morreram e precisam de um pouco de cuidados, outros que são espíritos naturais que chegam para proteger seus portadores, e há ainda quem acredite que possam ser demônios aprisionados nessas bonecas. Uma coisa a maioria das pessoas concordam, esses ‘seres’ abençoam aqueles que os mimam com boa sorte e podem encher de azar aqueles que o desprezarem.
Uma Luk Thep pode ser criada de uma forma um pouco pratica. O primeiro passo é comprar uma boneca, logo depois o dono deve leva-la a um monge que faça uma cerimônia de unção conhecida como “plook sek”, um ritual famoso por servir para abençoar amuletos e que, no caso das Luk Thep, servem para dar vida ao objeto ao convocar um espirito errante para habita-la. O assunto já foi tratado por repórteres da BBC tailandesa, que encontrou alguns donos de Luk Thep que afirmam que a ‘boneca’ é tratada por alguns como membros da família, sendo inclusive chamada de ‘filha’ por alguns deles. Há casos de pessoas que compram uma Luk Thep para acompanhar seus filhos únicos, e servir como uma irmã. Alguns antropólogos dizem que essas bonecas podem servir para preencher o desejo de maternidade de algumas mulheres, e por isso se tornaram tão especiais. Entre os cuidados que se deve ter com uma Luk Thep estão dar-lhe comida, bebida, roupas e cobrir todas as necessidades que ele teria se fosse uma menina de verdade.
O fato é que as bonecas começaram a gerar polemica entre as autoridades locais quando restaurantes começaram a oferecer pratos especiais (com porção idêntica a usada para crianças) e empresas de avião começaram a oferecer passagem, que poderia ser comprada em nome do dono, para que as Luk Thep tivessem direito a viajar sentadas em suas próprias cadeiras. Isso começou a preocupar pelo fato de haver uma linha tênue, nesses casos onde definir até onde esses ‘privilégios’ são baseados no respeito da crença e a partir de que ponto se tornam exploração econômica dos crédulos. Uma Luk Thep pode ser comprada por cerca de 1.500 baht (equivalente a R$ 140,00), e se torna um maior problema quando seus donos perdem a fé em sua boneca ou quando a sorte não está sendo tão boa quanto gostariam, e passam pelo dilema de decidir como proceder já que ainda há o medo das consequências desse abandono.
Mas e você, acredita nos poderes dessas bonecas? Teria coragem de abrigar uma delas na sua casa?
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.