O futuro pode não ser exatamente como nós imaginávamos, principalmente quando se tem que lidar com o passado da sua mãe e as sequelas que a terra possuí depois das ações irresponsáveis de Pink Diamond. A minissérie Steven Universe Future, que serve como epilogo para a série de cinco temporadas Steven Universe e continua vagamente os acontecimentos do filme, estreia com um especial de quatro episódios, em sequencia, onde tivemos o que pareceu um bloco com o tema “os novos poderes de Steven” ao mesmo tempo que vemos o garoto lidar com algumas sequelas de PD e entender seus poderes destrutivos.
Logo em “Little Homeschool” somos apresentados aos danos da corrupção quando vemos Steven curar uma Cherry Quartz da corrupção, nos levando a conhecer mais a fundo o que anda acontecendo em Little Homeworld e nos mostrando uma mini-escola que vem preparando as Gems para conhecer a tecnologia da terra, encontrar hobbys e diversão e achar uma nova função dentro desse novo sistema. Mas a parte que realmente importa nesse episódio é quando Steven parte para uma parte mais isolada de Beach City, onde finalmente reencontramos Jasper e vemos todo o rancor que ela carrega, o ódio pelo que teve que viver, a inutilidade de ter lutado anos por uma líder que não merecia, a raiva por não querer aceitar Steven como sua Diamante, mostrando exatamente as motivações que podem levar Jasper a ser uma das vilãs da temporada, mesmo que o episódio tente insinuar uma conexão surgindo entre Steven e Jasper.
O segundo episódio, “Guidance”, surge para mostrar o pior lado de Steven, vendo seu egoismo quando não dá crédito à Ametista e tenta mudar as ideias dela, querendo ir contra o sistema e fazer as Gems ir além das funções que tiveram em Homeworld, temendo ser errado dar às Gems empregos na terra que parecessem tão iguais aos propósitos que Homeworld os deu. Vemos Steven querendo impedir as Rubis de servirem como seguranças, a Nefrita de ser uma piloto de avião e até Berilo (Bixbite) de ser uma preparadora de pizzas do Fish Stew Pizza. No fim é a chance de Steven rever seus conceitos e ver o quanto interferir na natureza pode ser desastroso, além de explorar agora os novos poderes de supervelocidade de Steven.
O terceiro episódio, “Rose Buds”, é o mais incomodo da leva, não só para os personagens como para todos nós. Finalmente vemos o que aconteceu com o Zoológico Humano após o inicio da Era 3, e com isso temos os humanos e as quartzos convivendo amigavelmente, enquanto os humanos comandam a nave, e a Holy Blue Agate enlouquecida com esse novo sistema que não lhe agrada completamente. Mas a parte realmente incomoda é quando Wy-Six leva Steven para conhecer as, agora libertas, Rose Quartz, nos fazendo ter que confrontar a Shy Rose Quartz, que é exatamente igual à Rose que a Pink se transformou, causando o pior clima possivel entre os membros da família Crystal Gem e nos fazendo ver as sequelas que existem nas Rose Quartz, ao mesmo tempo que sofremos cada vez que vemos Shy e fica claro o quanto a inocente Gem está sofrendo com o tratamento, involuntário e inevitável, que Steven, Perola, Greg e Garnet assumem quanto estão perto dela. Fica claro que o impacto que Pink teve nas Rose foi terrivelmente penoso e que vai muito dificil incluir as Roses, principalmente a Shy, na sociedade terráquea.
Por último tivemos “Volleyball”, o melhor e mais emocionante episódio do especial. Steven está trabalhando com a cura das Gems rachadas e acaba tendo uma paciente inesperada: a Pink Pearl, que está buscando consertar a rachadura em seu olho esquerdo. O fato de Steven não conseguir curar a rachadura com sua saliva curativa nos faz nos embrenhar numa profunda analise interna para entender a origem da rachadura: um trauma emocional causado por conta da Pink Diamond (Com certeza já estamos bem acostumados a entender que tudo de ruim que acontece na série é culpa da odiosa mãe de Steven e, como sempre, cabe a Steven ter que lidar com toda a carga emocional de todos ao seu redor que estão terrivelmente avariados por conta do egoismo da PD. Parabéns Pink Diamond!). O episódio se torna sofrido pela forma como vamos conhecendo os sentimentos que ainda existem na Pink Pearl pela Pink Diamond ao mesmo tempo que vemos os traços do sofrimento que ainda existe na nossa Perola, mas também se torna o destaque do especial por nos levar a conhecer o local onde as Pérolas são criadas e nos apresentar a uma nova fusão: a Mega Pearl.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.