“Capitã Rambeau, cuidado!”
Depois de seus carismáticos três primeiros episódios, a chegada de ‘We Interrupt This Program’ é avassaladora, o quarto episódio da série literalmente interrompe a programação para nos levar mais além do que esperávamos, numa viagem acelerada pelos eventos fora do domo, que posteriormente é batizado de Hex, desde antes do surgimento da nova vida de Wanda e Visão.
Tudo começa alguns meses antes, quando vemos um novo ponto de visto do impacto do Blip, dessa vez com Monica Rambeau acordando do seu desaparecimento de cinco anos e percebendo que sua mãe, Maria Rambeau, está morta. O episódio nos leva adiante aceleradamente para conhecer um pouco sobre a S.W.O.R.D., organização criada por Maria, e sobre o cargo de Monica, ou melhor, Capitã Rambeau, na agência, que agora está sendo dirigida por Tyler Howard, é através dele que somos introduzidos à anomalia em Nova Jersey, onde uma cidade, chamada Westview, e todos os seus moradores desapareceram do mapa e da mente de todos que viviam ao redor. Nos levando finalmente aos eventos dos episódios passados e ao reforço na investigação, que surge na forma James E. Woo, representante do FBI, e Darcy Lewis, a renomada doutora em astrofísica chamada para tentar desvendar a natureza do domo, e responsável por batiza-lo de Hex.
Fugindo completamente do padrão dos episódios anteriores, o quarto episódio de Wandavision surge justamente para nos mostrar o que realmente está acontecendo do lado de fora da cidade da sitcom, enchendo o tempo de tela com várias referencias às cenas misteriosas que inundaram os episódios anteriores e, para a nossa surpresa, não nos mostrando nenhum comercial. O episódio inteiro se passa no presenta e mostra os agentes da S.W.O.R.D. observando de fora tudo que vem acontecendo lá dentro, identificando um a um os ‘personagens’ como habitantes daquela cidade, exceto uma, o que levou os fãs a loucura ao não vermos Agnes ser identificada como uma habitante prévia daquele local, dando uma brecha ainda maior para ela ter muito mais envolvimento em tudo isso do que realmente está sendo revelado, e aumentando a lista de evidencias de que ela pode realmente ser Agatha Harkness, e deixando claro a todos que Wanda está realmente controlando tudo que vem acontecendo dentro do Hex, mesmo que não fique claro se ela é a única pessoa no controle de tudo.
Depois do final chocante de ‘We Interrupt This Program’, somos arremessados em ‘On a Very Special Episode…’, com uma gigantesca carga de revelações, brincadeiras e surpresas, tudo banhado ao ácido molho do mistério. Agora estamos na década de 80, com direito até a referencias diretas a Family Ties e Growing Pains, os programas homenageados da vez, uma grande decepção para os que esperavam ver referencias a Full House (série da qual as irmãs de Elizabeth Olsen faziam parte do elenco), e somos levados ver o crescimento acelerado de Billy e Tommy, mostrando ainda mais Wanda está perdendo mais ainda o controle sobre esse mundo, e diversas cenas muito inquietantes protagonizadas por Agnes e Visão, que nos deixam mais curiosos sobre o verdadeiro envolvimento da dupla na criação de Wanda e sobre até que ponto eles sabem de tudo, principalmente depois que Wanda, Billy e Tommy usam poderes na frente de Agnes e ela parece nem se surpreender.
Mas as referencias são o grande tesouro desse episódio, nos apresentando rapidamente o cachorrinho Sparky (que faz uma referencia a um evento das HQs com Visão) e o comercial, num triunfante retorno, nos mostrando o papel toalha Lagos, cuja propaganda fica repetindo que não tem sujeira que não possa ser limpa enquanto vemos uma mulher esfregando o papel toalha e não limpando nada, uma clara referencia ao que aconteceu com Wanda em Lagos, na Nigéria, quando ela acidentalmente destruiu um prédio ao tentar conter uma explosão, o que resultou na morte de inúmeros civis.
Mas a finalização desse episódio é capaz de ganhar o Oscar de surpreendente, pois quando menos esperávamos a série não só trouxe de volta um personagem com grande impacto para a série (e o MCU), como ainda, como disse nossa amada Darcy, conseguiu fazer um recast de uma forma inesperada, nos levando a dar de cara com a chegada de Evan Peters na identidade de Pietro Maximoff, papel que era vivido por Aaron Taylor-Johnson até Era de Ultron, quando o velocista acabou morrendo, o que deixa o leque aberto para muitas possibilidades, sobre se esse realmente é o Pietro ou é só a Marvel brincando conosco, sobre o quanto a série ainda pode nos surpreender. Mudando completamente o rumo e o clima da série, os episódios 4 e 5 de Wandavision são uma clara afirmação de que a Marvel sabe o que tem nas mãos e tem um grande plano para o que irá trazer em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, filme que, como bem sabemos, será a sequencia direta dos eventos da série.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.