“A Turma da Mônica cresceu e está aqui, numa nova aventura em estilo mangá!”
O tempo passou e agora Mônica, Cebolinha (ou melhor, Cebola), Magali e Cascão cresceram, agora eles são adolescentes e passaram por uma intensa mudança em suas vidas, mas será que eles vão ser capazes de ter uma vida de adolescentes normais? Talvez não. Uma exposição será iniciada no museu de história do Limoeiro, uma exposição que trará do Japão uma pedra lunar que, segundo lendas, está aprisionando a Rainha Yuka, uma poderosa rainha mistica antiga que tem muito mais haver com a vida da turma do que eles imaginam.
Aos poucos se revela que Yuka é uma poderosa rainha antiga que foi aprisionada pelos quatro guerreiros do imperador japonês em 1608, durante o Período Edo, e que é libertada por seu novo servo: Poeira Negra, novo nome assumido pelo Capitão Feio. Se revela então que os quatro guerreiros são, na verdade, os pais dos quatro principais membros da turma e que, agora, os quatro herdeiros dos guerreiros são os únicos capazes de lutar contra Yuka e aprisiona-la novamente. Agora cabe ao quarteto viajar pelas quatro dimensões paralelas para encontrar os quatro objetos cósmicos, contando apenas com a orientação dos quatro avatares astrais para derrotar a poderosa rainha-bruxa. O grupo agora deve viajar ao reino medieval de Mavidele, onde Boreas os ajudara a encontrar o Cubo Fantástico, pela cidade tecnológica de Tobor, onde terão o apoio de Zephyrus para reconstruir a Joia Genial, para o mundo oriental de Tchalu, onde Eurus os irá treinar para ser premiados com o Disco de Saturno, e finalizando no tenebrosa Edom, onde Notus os instrui como resgatar o Cilindro de Netuno.
Com roteiro feito por Flávio Teixeira de Jesus, em conjunto com Mauricio de Sousa, as quatro primeiras edições da Turma da Mônica Jovem, novo editorial lançado em Agosto de 2008, consegue criar uma aventura em quatro edições que explora os principais cenários padrão das culturas de RPG. Em “Eles Cresceram!” (#1), vamos vendo uma transição forçada entre a introdução do novo mundo para a trama mistica, que cairia como uma luva em uma apresentação de qualquer mangá, mas fica claro que pegar um universo completamente construído, como é a Turma da Mônica, e jogar abruptamente dentro de uma trama tão contrastante foi um grande erro. A primeira edição acabou acelerando demais a transição, que deveria ter sido feita numa segunda ou terceira edição, focando inicialmente em nos contextualizar no ‘novo Limoeiro’, apresentando a vida adolescente dos protagonistas e dos coadjuvantes. Depois de um inicio brusco, a trama vai se suavizando no decorrer de “A Aventura Continua!” (#2) e “Novos Desafios!” (#3), até que encontra seu ápice leve e carismático em “Fortes Emoções…” (#4), que se torna marcante por conta de suas cenas icônicas e seu gigantesco ‘clickbait’ na capa.
No fim, fica claro que estamos presenciando o surgimento de uma Turma da Mônica completamente original, com enredos que poderão agradar um público completamente novo e se adequar ao mercado juvenil de quadrinhos, que se torna cada vez menos infantil e cada vez mais épico. Durante as edições podemos presenciar até a evolução dos traços de Mauro de Souza e Zazo Aguiar, que estão dando forma a um novo conceito visual para o Limoeiro e seus habitantes, e que estão criando o piloto visual de tantos personagens ao mesmo tempo que vão ajustando detalhes e renovando, no decorrer dos meses, o visual final dos protagonistas. Aos poucos vai ficando claro a personalidade que cada personagem assume, as mudanças que foram escolhidas, as novidades na rotina e as novas relações (e poderes em alguns casos) que cada um vai adquirindo, dando uma forma muito mais madura a cada um dos personagens.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.