“Essa é a hora em que eu pergunto…
Onde estou? Como eu vim parar aqui?”
Cebola estava conversando com seus amigos quando, de repente, se materializou em uma cidade devastada, um versão tenebrosa do Bairro do Limoeiro de 2112. Sem saber o que realmente aconteceu, Cebola acaba cruzando com Monique, uma descendente de Mônica, e Xisto, um descendente de Xaveco, dois dos sobreviventes de uma dura batalha que quase extinguiu a humanidade e começou com a criação do Projeto Nanita da Bulbus Tech. Agora, unido a Monique, Francine (uma descendente de Franja), Magno (um descendente de Magali), Casquinha (um descendente de Cascão) e Bidu 9.5 (um clone aprimorado do Bidu), ele precisa lutar contra os Zumbots, uma praga de zumbis robóticos que infecta humanos, e descobrir o segredo por trás da origem das Nanitas e da Bulbus Tech, o segredo capaz de reverter o apocalipse zumbi tecnológico e salvar o futuro do Limoeiro. Mas por que ele foi o escolhido para essa missão?
Explorando o futuro e as consequências dos eventos que vimos até agora na Turma da Mônica Jovem, foi lançada, em Julho de 2012, a quadragésima oitava edição da franquia, com roteiro de Petra Leão, em uma trama que nos leva cem anos para o futuro, quando alguns dos eventos vivos no Limoeiro da década de 2010 levaram o mundo a tomar proporções catastróficas. Como se não bastasse o grande chamariz que é termos uma pequena visão do futuro catastrófico da Turma, a edição ainda traz em Monique um grande coringa para a linha tempo, nos deixando claro que algo vai separar definitivamente Mônica e Cebola, deixando claro que a tataraneta de Mônica não tem conexão nenhuma com Cebola, uma informação que aumenta ainda mais a curiosidade dos leitores e cria uma enorme expectativa para os acontecimentos que a equipe de Mauricio de Sousa podem estar planejando para as próximas edições.
Com uma boa dose de mistério e de suspense, a edição 48 vai fundo na emoção dos leitores quando explana a real história por trás da origem dos Nanobots, ele destrói o coração de cada fã quando nos mostra o motivo de Cebola ser tão importante para corrigir o futuro e quando nos apresenta a Matriz de Orientação Nanita com Inteligência e Cognição Autônomas, um pequeno trecho da edição que se torna um divisor de águas na trama, que transforma o clima épico e futurista em um enredo dramaticamente tocante, intimista e profundo, as motivações por trás do criador da Bulbus Tech é dolorosa, a verdade sobre os eventos que levaram a esse futuro é lancinante, e a conexão entre Cebola e Monique rapidamente se torna um dos pontos altos da obra.
Trazendo uma conexão direta com os eventos de Quer Namorar Comigo?, o editorial é objetivo ao nos motivar numa reflexão sobre o impacto que os atos do presente podem ter no futuro, assim como acontece com Cebola no momento que entende os riscos que está correndo com suas decisões em relação a Mônica, o quanto ele está se arriscando a abrir mão do seu verdadeiro amor eternamente. Como se não bastasse falar sobre viagem do tempo com bastante propriedade, Petra ainda brinca com as conexões dos personagens de 2112 e de 2012, cria um vocabulário e um estilo de vida característicos e envolve toda a história em uma mitologia simples, capaz de enriquecer a saga sem mexer diretamente nela, e ainda se finaliza com uma explicação lógica para a viagem no tempo poder ou não interferir na realidade de 2112, uma explicação que deixa os fãs interpretarem o efeito da presença de Cebola no futuro. Servindo praticamente de um spin-off para a linha do tempo principal, A Invasão dos Robôs-Zumbis consegue manter sua unidade intacta sem prejudicar a universalidade da TMJ e parece deixar no ar a possibilidade de um amadurecimento subconsciente em Cebola, abrindo um leque de possibilidades para o futuro da franquia sem deixar de encher os fãs de curiosidade sobre os eventos (ou pessoas) que possam ter a capacidade de separar Mônica e Cebola.
“Talvez eu seja mesmo tataraneta da Mônica que você conhece… Mas ninguém disse que sou tataraneta sua!”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.