Um mistério surge quando um homem com uma doença degenerativa, chamado Senhor Samir, entra no quarto de Penha e a desperta do coma. O homem acaba morrendo logo depois e afunda o hospital num caos cheio de insetos e alucinações.
As edições de Janeiro a Março de 2016 foram roteirizadas por Emerson Abreu e é um dos arcos que mais exprime a Supersaga do Fim do Mundo, depois de Umbra (TMJ #74, #75 e #76), mostrando muito mais sobre os poderes da Magali e alguns segredos do passado do Capitão Feio.
O arco é totalmente inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, mais especificamente na parte do Inferno. Vemos todo o desenrolar de como o Hospital onde Penha está pode ser a Torre Inversa, além de uma clara viagem entre os Nove Círculos do Inferno, que aqui são os Nove andares da Torre Inversa e tem seus próprios significados. O arco tem direito até a citação da maravilhosa frase: “deixe toda esperança, ó vós que entrais”.
Como todo o mistério e escuridão que o arco merece, vamos fundo no sombrio com direito a aparição de um Cérbero, uma Medusa e um Minotauro. No final das coisas, vamos ao fundo de toda negritude interior dos personagens, os flashes do passado de Capitão Feio são intrigantes, vamos percebendo todo o seu passado, todas as suas motivações e finalmente o enxergamos como o herói que ele realmente é, ao mesmo tempo somos apresentados a fatos do seu passado que podem ter um grande impacto no futuro da saga.
No final das contas, o arco parece mostrar que não só as tramas da TMJ estão num arco ascendente, melhorando a cada edição, como os roteiros de Emerson estão ficando cada vez mais sobrenaturais, inteligentes e sombrios. As histórias estão cada vez mais interessantes e banhadas de esoterismos e referências intelectuais, vemos que Torre Inversa foi um marco na Supersaga e jogou na nossa cara milhares de informações que nos dão esperança e medo ao mesmo tempo, vemos que o ciclo está quase se fechando e ficamos imaginando o que virá a acontecer quando o quarto cavalo da Serpente aparecer e, principalmente, o estrondo que será o arco onde a Serpente irá finalmente dar as caras.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.