“Sim, essa sou eu… Correndo que nem uma doida…”
Depois de uma intensa viagem pelas Quatro Dimensões Mágicas, é chegado o momento de a Turma voltar para a sua vida normal, mas a vida de um adolescente pode não ser tão normal assim. É isso que fica claro logo de cara, quando somos jogados em “Onze coisas que as garotas amam!!”, onde passamos por uma intensa viagem pelo dia de Mônica, que está passando pelo sofrimento do amor: ela está apaixonada por Cebola e precisa lidar com a forma como esse sentimento está colocando sua vida de cabeça para baixo.
Lançada em Dezembro de 2008, a quinta edição da Turma da Mônica Jovem traz uma edição única com três histórias originais e independentes, fugindo da ideia de arcos que veio apresentando nas últimas quatro edições, mas contextualizando os personagens da franquia de volta a seu universo adolescente e moderno. A trama, que é dividida em três partes, tem o roteiro feito por Flávio Teixeira de Jesus (“Onze coisas que as garotas amam!!” e “Pai! Me empresta a chave do carro?”) e Emerson Abreu (“Os meninos são todos iguais!”), com três tramas que ajudam muito a trazer um pé no chão para a saga e contrabalancear o roteiro fantástico apresentado anteriormente, criando uma atmosfera que nos lembra muito os quadrinhos educativos da MSP. A edição passa uma mensagem direta e clara: A Mônica é uma adolescente, e ela precisa se comportar como tal, vivendo todos os momentos vergonhosos e aprendendo com seus erros e acertos.
Nessa primeira parte da história, vemos uma abordagem mais direta no lado amoroso das personagens femininas, criando uma boa transição entre o fim do primeiro arco para abrir as portas para um novo arco e novas histórias, com um clima mais leve e bem temperado com bastante humor. “Onze coisas que as garotas amam!!” é justamente o que o titulo diz, Dona Luíza, mãe da Mônica, encontra a sua filha chorando de tanto ciúmes após ver Cebola sair para estudar com Irene, e resolve mostrar à jovem quais são as onze coisas que as garotas amam, as mesmas onze coisas que poderá ajuda-la a superar esse ciúmes. O problema dessa primeira trama é justamente que essa não é Mônica que conhecemos nas edições anteriores, Mônica se tornou atrapalhada e tímida, o exato oposto da pessoa segura de si que vimos antes, a garota que tomou a frente e beijou o seu crush não parece ser a mesma garota que agora está completamente desequilibrada, exagerada, injusta e até um pouco tóxica.
A trama muda com a chegada de “Os meninos são todos iguais!”, quando Mônica fica sabendo que Aninha e Titi acabaram o namoro novamente e, depois de ouvir de Denise que os meninos são todos iguais, começa a ficar imaginando o que passa na mente do Cebola e a expor mais do seu lado apaixonada/desesperada que está pronto para pagar todos os micos que tiver oportunidade. A trama toma o ciúmes da Mônica como base mais uma vez, mas dessa vez une ela, Magali e Denise para investigar o que os meninos estão fazendo depois que descobrem que Cebola e Cascão irão encontrar com o Titi atrás da Fabrica Abandonada, um lugar que, segundo a cabeça delirante de Denise, seria um lugar perfeito para uma balada secreta. Por fim temos “Pai! Me empresta a chave do carro?”, a mais curta das três histórias, onde vemos o Cebola tentando se fazer de maioral para seus amigos ao pegar a chave do carro com seu pai, a história ganha um primeiro humor quando temos a primeira virada da trama, mas sua grande piada fica com a virada final, que nos faz terminar a edição com um sorrisinho de canto de boca estampado no rosto.
As As Aventuras do Dia-a-Dia! é uma grande prova de que a Turma da Mônica realmente cresceu e está pronta para encarar os novos dilemas da adolescência, que eles podem sim ser heróis interdimensionais e ao mesmo tempo ter suas fragilidades e problemas pessoais, e para se conectar ainda mais aos jovens de hoje em dia, não poderiam faltar inúmeras referencias ao universo pop e ao nosso mundo, como o momento que Dona Luíza cita o Lanterna Azul (uma clara referencia ao Lanterna Verde da DC), ou quando as garotas visitam o Shopping West Limoeiro (que deve ser uma homenagem ao Shopping West Plaza de São Paulo) e fazem compras na Renê (Renner) e na B&A (C&A), ou quando a Denise posta um vídeo no You-Tubo (Youtube). A edição é bem diversa, temos uma primeira história que brinca com estereótipos, temos uma segunda história que explora a paranoia causada pelo ciúmes e uma terceira história mais light, que nos leva diretamente para uma nostalgia da Turma da Mônica clássica, uma edição que pode ser meio mais do mesmo, mas que tem tudo haver com o cotidiano adolescente e com seus inúmeros dilemas.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.