“Virge santíssima! O robô gigante assombrado dos inferno si apoderô do meu primo!”
Era apenas mais uma noite tranquila na Vila Abobrinha. Chico Bento e o seu primo, Zé Lelé, ficaram sozinhos em casa enquanto os pais do Chico foram visitar a Tia Janda e o Tio Mané, ou melhor, acompanhados apenas do porco Torresmo e da galinha Giserda, mais um quinto ser surge na casa, um visitante de outro planeta adentra a cozinha da casa de Chico e convoca seus conterrâneos para abduzir o quarteto, os tornando centro de planos sinistros.
Pavor Espaciar é uma bela homenagem à inocência. Temos o Chico ignorante à existência de seres de outros planetas e vivendo uma experiencia incrivelmente tocante, aludindo toda aquelas aparições e tecnologias a assombrações e demônios, o que torna tudo ainda mais envolvente. O autor Gustavo Duarte mostra o quanto foi bem sucedido em suas escolhas, colocando Chico numa situação que perderia a graça se fosse vivida por qualquer outro dos personagens de Mauricio de Sousa, ao mesmo tempo que conecta os universos do quadrinista e expande as possibilidades na história.
Ver Chico sem entender toda a tecnologia alienígena torna a história muito mais engraçada, e colocar a mente do Zé Lelé no corpo do Torresmo potencializa ainda mais a trama que mescla perigo, aventura, suspense e humor de uma forma tão bem equilibrada que nos conquista de uma forma tão rápida quanto imperceptível, nos envolvendo na trama e nos fazendo curtir o percurso muito mais do que desejar saber o final. Fazendo a participação especial de Jotalhão ser incrivelmente satisfatória, ao mesmo tempo que não interfere em nada na trama, deixando claro que aquilo é apenas um fanservice, e o editorial não tem vergonha de assumir isso. No final vemos que tudo é feito para divertir e agradar mais do que para contar uma história, e é essa escolha que faz essa Graphic MSP ser tão perfeita.
A trama de Gustavo se torna ainda melhor se considerarmos as diversas referencias, culturais e históricas, que o autor e desenhista resolveu colocar nas suas páginas. Além da, já citada, referencia ao Jotalhão, as páginas trazem ainda itens da saga Star Wars, citações ao misteriosos faraó Akhenaton, popularmente conhecido como “faraó alien” por causa do formato anguloso de seu rosto, além de trazer Michael Jackson e diversos aviões e navios desaparecidos no decorrer da história, largados aleatoriamente pelos cenários, como o USS Cyclops.
“O porco inguliu o meu primo! Esse pesadelo só piora!”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.