“Não posso ser linda, simpática e divertida o tempo todo, sabia?”
Depois de uma dura semana de provas, Mônica recebe seu boletim e, como ela imaginava, está cheia de notas baixas. Isolada de seus amigos, ela começa a planejar seus próximos dias e tudo que será necessário para que ela consiga se recuperar e evitar derrubar sua média a ponto de correr o risco de repetir de ano, mas antes de começar a estudar ela precisa lembrar de tudo que aconteceu com ela nos últimos dias e o quanto os sacrificios que ela fez por Cebola, Magali e Cascão foram os verdadeiros motivos de ela não ter tido tempo para estudar.
Com roteiro de Petra Leão, Marina Takeda e Sousa e Mauricio de Sousa, a décima edição da Turma da Mônica Jovem, lançada em Maio de 2009, é uma nova tentativa de fugir da ideia de arcos ou das histórias completas, repetindo a fórmula de As Aventuras do Dia-a-Dia! com uma nova roupagem: três histórias originais e independentes que se desenvolvem dentro de uma macrohistória. As histórias vividas em momentos distintos da semana de Mônica e que não se conectam diretamente ganham um contexto ao ser narrada pela protagonista, recebendo um tom de lembrança e uma consideração final narrada por Mônica, que explica que provas aconteceram logo após as atividades que ela se envolveu.
“Captura de Problemas” é uma aventura focada em Mônica e Cebola, onde o garoto resolve usar Mônica como modelo para capturar movimentos que serão usados em um jogo de luta que ele está desenvolvendo, uma tentativa de dominar o mundo… dos games. A trama é curta, mas ainda assim é objetiva, trabalhando um pouco mais a fundo da relação dos dois e até as centelhas de ciumes que surgem. “Decifra-me ou Devoro-te!” é a aventura focada em Mônica e Magali, quando as amigas resolvem participar do programa de competição de Cleópatra Esfíngia, de quem Magali é fã, mas são surpreendidas ao descobrir que devem concorrer pelo prêmio de trocentos reais competindo contra Denise e Carmem. Uma trama bem mais divertidade e que brinca com o fascinio de Magali com comida e sua nova tendência a focar em comidas menos caloricas. As lembranças se encerram com “Le Parkour“, uma aventura protagonizada por Mônica e Cascão e completamente focada na prática de Le Parkour pelo Cascão. A história brinca com o fato de Cascão precisar de alguém para gravar suas manobras e acrobacias e Mônica ser a mais capaz de fazer isso, surpreendendo com seu desempenho.
Apesar de trazer uma moral e uma reflexão valiosa, Conta Comigo! não funciona muito bem como uma edição da TMJ, essa ideia de trazer histórias independentes dentro de uma mesma edição não funcionou muito bem na TMJ #5 e parece não ter funcionado devidamente nessa décima edição. Novamente parece que estamos vendo uma queda no trabalho de Petra, que já não teve um resultado muito satisfatorio na edição anterior e parece ainda estar buscando uma identidade para emprestar às suas histórias nessa versão da Turma. Depois de nove edições criando um rumo e buscando um padrão narrativo, essa tentativa de regredir ao padrão da Turma criança parece ser um erro que já pode ser descartado das propostas para os futuros lançamentos.
“Quando rola algum problema, todo mundo corre para chamar a Mônica… Mas os problemas da Mônica, ela mesma precisa resolver!”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.