“Não deixarás viver as feiticeiras. (Êxodo 22:18)”
Wanda Maximoff quer construir uma nova vida, mas ela tem um passado muito obscuro. Ela cometeu muitos erros no passado que a transformaram na famosa Feiticeira Escarlate, mas ela decidiu se dedicar a ajudar as pessoas resolvendo crimes que envolvem magia enquanto sofre as consequências de ser temida pelo mal uso de seus poderes. Sua nova missão a leva até a Baixa Manhattan, onde gatos estão desaparecendo, assassinatos misteriosos estão se tornando frequentes e o cheiro de feitiçaria está no ar. Quando alguém convoca Sonneillon, um demônio que é a personificação mágica da inveja, do ódio e da necessidade de punir, Wanda percebe que a magia está enfraquecendo, algo que nem o fantasma de Agatha Harkness, sua guia espiritual e ex-mentora, sabe explicar o motivo. Agora cabe a Wanda e Agatha sairem em uma jornada, que as levará diretamente para um lugar inesperado: o Caminho das Bruxas, onde elas precisam encontrar um jeito de retomar o equilibrio da magia e descobrir segredos do passado não revelados.
Com roteiro de James Robinson, O Caminho das Bruxas reúne as 15 edições do segundo volume de Feiticeira Escarlate, que foram lançadas de Dezembro de 2015 a Fevereiro de 2017. Em um arco profundo, a trama nos arrasta para uma jornada de descobertas, nos levando para visitar lugares importantes para Wanda para descobrir sobre suas origens, aprimorar seu poder e entender quem ela realmente é. O Caminho das Bruxas é uma das primeiras histórias protagonizadas por Wanda que aprofundam as consequências dos atos hediondos que a Feiticeira fez no passado, trazendo tudo com uma abordagem bem realista e humana, nos apresentando uma trama responsável com seus aspectos psicológicos ao mesmo tempo que desenvolvem a busca por redenção de Wanda, que até expõe estar usando antidepressivos e ter entrado numa dieta vegetariana, tudo é muito bem explorado.
“Eu sou conhecida por muitos nomes, mais notavelmente… A Feiticeira Escarlate”
O Caminho das Bruxas é tortuoso, e as tramas emaranhadas levam Wanda e Agatha a encontros com pessoas poderosas, perigosas e duvidosas, enfrentando desafios que vão desde phookas, o Minotauro e sluaghs, e a cruzar com pessoas como a doce deusa Hécate, deusa da grega da bruxaria, a poderosa Natalya Maximoff, a antiga Feiticeira Escarlate, o ardiloso Declan Dane, que atende pelo codinome de Feiticeiro Esmeralda, e a conflituosa Alice Wu-Gulliver, que tenta conciliar sua vida como policial com seu oficio de feiticeira. Mas a trama não deixa de se manter inserida dentro do universo Marvel, já que os eventos de Dinastia M e A Cruzada das Crianças ainda mostram suas marcas no cotidiano de Wanda e, mesmo afastada dos eventos ao seu redor, ela eventualmente precisa lidar com as consequências da Guerra Civil II e encarar seu irmão, Pietro, reconhecendo o quanto ele pode ser controlador e encontrando sua emancipação.
Um dos pontos altos do arco é a edição #8, quando acompanhamos Wanda no consultório de Roland Grand e somos arrastados para dentro de sua sessão de terapia, um capitulo de descasca ferozmente as camadas de Wanda e a coloca para confrontar todos os seus traumas e medos, como descobrir que não é filha de Magneto ou ter que lidar com encontrar seus filhos reencarnados em dois adolescentes e todas as questões éticas por trás disso. O Caminho das Bruxas ainda conta com cada edição trazendo um visual único, sendo cada uma das quinze edições produzida por um ilustrador diferente, o que reune, respectivamente, Vanesa Del Rey, Marco Rudy, Steve Dillon, Chris Visions, Javier Pulido, Marguerite Sauvage, Annie Wu, Tula Lotay, Joëlle Jones, Kei Zama, Leila Del Duca, Annapaola Martello, Jonathan Marks e Shawn Crystal. Intensa, obscura e inesperada Feiticeira Escarlate: O Caminho das Bruxas é uma trama que merece toda a atenção, que ajuda a entender o cerne da magia e da personalidade de Wanda, e abriga um evento muito importante para a mitologia da personagem. Mesmo que nem todos os segredos possam ser revelados, O Caminho das Bruxas é um enredo que muda completamente a história de Wanda, Agatha, da Feiticeira Escarlate e da magia.
“- Eu sou o Feiticeiro Esmeralda!
– E eu sou a Feiticeira Escarlate.”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.