“Por quanto tempo… eu estive dormindo?”
Há muito tempo, depois das primeiras guerras, o Arconte do Vento cultivou as terras e passou seu conhecimento para seus protegidos, trazendo sabedoria e prosperidade para sua terra, prezando sempre a alegria de seu povo. Após o trabalho ser feito, o deus pegou sua lira e adentrou a floresta, sumindo da vista de qualquer ser vivente e deixando para traz suas conquistas.
Mas tudo isso aconteceu milhares de anos atrás, quando Teyvat ainda era jovem, e os homens corruptos não dominavam os menos favorecidos. Mondstadt, a Cidade do Vento, agora estava em posse dos magnatas poderosos, liderados pelo infame Lorde Lawrence, que favorecia seus companheiros e menosprezava o resto da população, escravizando as pessoas e usando o terror contido em Ursa, o Draco, para controlar aqueles que opõe-se a seu poder.
Os dias de festas e comemorações agora eram destinadas a poucos, e os constantes ataques trouxeram temores a população, afastando toda alegria que um dia já reinou na cidade e favorecendo apenas os seletos enquanto um plano era preparado para os demais.
Venti, o Bardo, ao saber dessa história decide se impor aos caprichos dos Lordes e confronta o filho de Lawrence durante uma das grandes comemorações. Enquanto foge da confusão que arrumou, ele acaba esbarrando em Vennessa, uma guerreira escrava que luta não só por sua liberdade mas o destino de todo seu povo. Armado com sua lira, o rapaz tenta libertar sua nova amiga, apenas para descobrir que nada é como ele imaginou e toda liberdade precisa ser merecida.
No último semestre, chegava às plataformas um novo jogo produzido pela miHoYo, que prometia o inimaginável e mudaria a visão de mundo para jogos F2P. E, aproveitando o sucesso estrondoso de sua nova aposta, a produtora decidiu lançar uma série de mangas, expandindo ainda mais o rico universo mostrado no game, explorando histórias não contadas de Teyvat e nos dando uma nova visão para os personagens já conhecidos.
Canções do Vento serve como prólogo para essa série de histórias, trazendo toda a magia exuberante que já conhecemos enquanto nos mostra o passado sombrio da primeira cidade do jogo. Com uma arte esplêndida, repleta de traços delicados, o primeiro passo na nova jornada dispõe de uma beleza digna de seu conteúdo original, nos colocando no coração da história para nos mostrar o preço das conquistas atuais.
Mondstadt nos é apresentada no jogo como a Cidade da Liberdade, mostrando um povo sem governo que consegue conviver e escutar todas as opiniões, mas, logo somos arrancados desse sonho para percebemos que para toda vitória existe um passado tenebroso. A ausência de Barbatos, o Deus Ameno, e a corrupção da humanidade, conseguem distorcer tudo o que foi planejado para ser bom, trazendo verdadeiros horrores, que estão longe de serem algo incomum no nosso cotidiano.
Venti é uma alma antiga e travessa, que se preocupa muito mais com a diversão do que com as consequências de seus atos. O Bardo sempre procura tirar vantagens e aproveitar tudo o que está a sua volta, mas se vê chocado ao encarar as raízes sombrias do problema. Embora seja debochado e misterioso em vários momentos, o rapaz consegue se mostrar gentil e carinhoso para aqueles que precisam de ajuda.
Venti possui um vasto conhecimento sobre os tempos antigos, o que entra em choque com os dias atuais e o constante abuso que os habitantes cidades passam. Boa parte do seu crescimento se deve à sua amizade inesperada com Vennessa, que lhe mostra que nada vem de graça nessa vida.
Vennessa aprendeu desde cedo que você precisa batalhar para conseguir o que quer. Determinada a libertar seu povo, a guerreira precisa enfrentar batalhas determinadas por seu amo e sair vitoriosa em cada uma delas. Com uma determinação de ferro, ela está disposta a cumprir sua promessa, mas o Lorde não está disposto a jogar limpo. Mesmo com todos os dados contra ela, a garota não desiste e continua a lutar mesmo que a esperança seja quase nula.
O capítulo ainda nos apresenta um novo povo, trazendo aspectos de uma região ainda não explorada no jogo. Além de despertar nossa curiosidade sobre a misteriosa ilha flutuante de Celestia, o lar dos deuses, onde só os mais dignos entre os mortais podem pisar.
Repleto de mensagens poderosas, Canções do Vento traz uma bela expansão do universo, nos mostrando que ainda conhecemos tão pouco desse novo mundo que se mostra mais profundo a cada nova explorada. Enquanto descobrimos o peso da liberdade, o presente de Mondstadt se mostra mais glorioso do que imaginávamos, nos deixando ainda mais ansioso para os próximos capítulos da história.
“Eu já ouvi isso antes… meus familiares já não sabem mais o significado de liberdade. Nós temos que lutar pela nossa liberdade, e não implorar por ela. Não podemos nos render. Liberdade de graça é apenas uma mentira disfarçada.”
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...