“Entrei em uma história do Penadinho por engano!”
Numa noite comum de Halloween, a Turma do Limoeiro está prestes a se reunir para mais um daqueles eventos bombásticos: uma festa de Dia das Bruxas. Enquanto Mônica se encaminha até a casa 969, uma tenebrosa casa abandonada do bairro, ela acaba se encontrando com seus outros amigos pela rua, cada qual com sua fantasia, e, após o tempo fechar e ameaçar o inicio de uma grande chuva, eles correm até a casa, um local tenebroso onde são recebidos por Bianca, e precisam esperar até os outros convidados chegarem, no meio de uma chuva enorme em uma casa sem energia, o clima perfeito para eles se sentarem em circulo e começarem a contar algumas história de terror para matar o tédio.
Lançada em Outubro de 2011, Histórias de Arrepiar é a 39ª edição da Turma da Mônica Jovem, e a primeira edição especial de Halloween do editorial, nos trazendo um formato de histórias isoladas, que lembram muito o que foi feito em As Aventuras do Dia-a-Dia!, mas que se conectam através da história de fundo, que é criada pela introdução “Quem tem medo de fantasmas?” e se conclui em “A Dama de Branco”. Cada um dos capítulos, tirando o introdutório, envolve uma história de terror contada por um dos quatro membros da Turma, e tem seu próprio estilo de terror. Com roteiro de Petra Leão, Mauricio de Sousa e Marina Takeda e Sousa, a trama é cheia de referencias ao universo pop, e do terror, ao mesmo tempo que mostra quatro personalidades completamente distintas através das quatro histórias contadas no decorrer da trama.
Em “Vampiros e Lobisomens”, temos a chance de ouvir de Mônica sua história sobre Linda Mônica, uma garota popular, capaz de conquistar qualquer garoto do colégio, mas que começa a sentir que há de estranho no novo garoto do colégio, Eduardo Cebollen, o que a faz querer se aproximar ainda mais dele, mesmo que seu grande amigo, Já Contra, a aconselhe a fazer o contrario. Já em “O Gêmeo Maligno”, somos guiados por Cascão através da história de sua cópia do mal, que surgiu a partir da sujeira que restou após um de seus banhos, uma replica exata dele que foi feita de toda a sujeira e maldade que existia em seu corpo antes do banho. Logo vamos para “A Vingança da Boneca Esquecida”, onde chega a vez da Magali contar um relato sobre Maricotinha, sua boneca preferida quando era criança, mas que acabou esquecida a medida que a garota crescia e , enquanto ficava jogada no fundo do armário, se transformou em um ser maligno desejando vingança. Por fim chega a vez de Cebola contar sua história, mas ele decide contar a lenda da “Dama de Branco”, uma lenda que há muito tempo é passada de boca a boca entre os habitantes do Limoeiro, a lenda da garota bela, arrogante e rica que certo dia foi iludida por um forasteiro, que roubou seu coração e depois desapareceu levando boa parte de sua riqueza, uma garota que adoeceu de amor e viveu até a sua morte esperando o dia que ele iria voltar.
Sempre contrabalanceando os sentimentos mais pesados com o humor intrínseco à Turma da Mônica, o roteiro de Mauricio de Sousa mais uma vez foi o ponto alto da edição. Cada história tem uma estilo próprio, temos o mal que não dá medo com a história de Mônica, que é uma releitura clara da Saga Crepúsculo, temos o mal puro e imparável da história do Cascão, temos o mal construído apresentado na história de Magali e temos o mal infligido, que atinge o coração e corrompe a alma, da história de Cebola, tudo conectado por boas cenas de comédia e trapalhadas que sempre foram o grande sucesso das histórias da coleção. As referencias são outro ponto alto da edição, como a fantasia de Mônica de Lilith Aensland (da franquia Darkstalkers) ou de Cebola com uma fantasia que é uma fusão de Ceifador e Ghostface. Apesar de ser uma história completamente independente dos outros eventos da série, ainda é possivel ver algumas singelas referencias a algumas cenas mais marcantes da franquia, como à promessa que Cebola fez em Quer Namorar Comigo?.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.