No deserto de Nevada se encontra O Complexo, uma laboratório secreto onde está em desenvolvimento o Projeto Elysium, do qual faz parte a Doutora Velma Dinkley, que estuda o uso de Nanites, um tipo de nanorrobôs, para aperfeiçoar o DNA humano eliminando todos os defeitos da natureza da humanidade, mas algo sai do controle nos estudos e os Nanites são ativados, transformando a população do mundo inteiro em criaturas mutantes infectadas por um vírus que aumenta seus medos, terrores e instintos mais básicos. Para corrigir seu erro, Velma acaba se juntando a Daphne Blake, uma famosa repórter que comanda o programa Os Mistérios Misteriosos de Daphne Blake, Fred Jones, o cameraman da jornalista, Norville Rogers, um pamonha hipster que trabalha no laboratório de Velma e prefere ser chamado de Salsicha, e um dos experimentos do laboratório, o Smart Dog Nº 24602, o Protótipo Original, Scoobert Doo, ou como foi batizado por Salsicha, Scooby-Doo.
Scooby Apocalipse é uma minissérie de 6 volumes reeditada pela Panini, baseado na saga de 36 edições lançada pela DC Comics. O volume 1 reúne, dentro de suas 176 páginas, as edições 1 a 6 da coleção americana e foi lançado no Brasil em Março de 2018, como parte da série Universo Hanna-Barbera, que foi iniciado com Future Quest em Setembro de 2017. O arco busca trazer uma nova perspectiva para os mais queridos investigadores de coisas sobrenaturais da história, criando uma nova premissa ao fazer Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby-Doo se conhecerem num futuro quase apocalíptico, mas sem deixar de lado elementos como a clássica van verde, aqui chamada de Experiência Krebs e apelidada como Máquina do Mistério, a presença do ‘arqui-inimigo do Scooby-Doo, Scooby-Loo, e os memoráveis Scooby Snacks. Chegou a hora de os personagens, com um visual completamente novo e muito mais conceitual, lutarem contra uma horda de monstros com todo o conhecimento, a habilidade e a coragem insana que tanto amamos ver naquelas crianças enxeridas, que nessa versão já são bem adultos.
Apesar de Velma ter chamado a Daphne para revelar algo, elas se tornam inimigas a primeira vista, o que parece ser resultado dos gênios fortes das duas garotas. Enquanto Daphne se mostra uma mulher empoderada, de uma forma que acaba diminuindo Fred, temos em Velma uma enorme inteligencia, o que acaba mostrando uma nova faceta da mulher, que age como se fosse superior e inferioriza seus companheiros. Por outro lado, temos em Fred o capacho particular da Daphne, que está o tempo todo buscando impressiona-la e se mostra apaixonado pela garota, a ponto de pedi-la em casamento sempre que tem a oportunidade. Salsicha é incrível, vemos nele tudo que se poderia esperar de um Hipster e budista, tendo uma personalidade bem desapegada e uma conexão impressionante com os cães, tanto que é citado que ele possui um QI canino, o que o torna perfeito para a função de cuidador de cães.
A série chega reimaginando o universo da franquia Scooby-Doo, principalmente os elementos do show original, ao ser contextualizado numa trama pós-apocalíptica, uma ideia genial originaria das mentes brilhantes do quadrinista Jim Lee (co-editor da DC Comics), junto com sua equipe criativa formada por Keith Giffen (co-roteirista da série Legião dos Super-Heróis), J. M. DeMatteis (um dos criadores da Liga da Justiça Internacional) e Howard Porter (um dos criadores da JLA). É interessante como as mutações não foram aleatórias, eles geraram monstros típicos da mitologia que vão desde zumbis e demônios a vampiros e lobisomens. É incrível como a trama consegue se desenvolver bem ao unir o quinteto ao mesmo tempo que explora as tensões internas do grupo, e é incrivelmente elogiável o capitulo especial mostrando os segredos de Velma, que chegam para revelar informações cruciais para o decorrer da trama ao mesmo tempo que, de certa forma, finaliza o volume em grande estilo.
“- Por favor! Isso não é uma revista em quadrinhos!
– Com certeza está começando a parecer uma!”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.