“Eu… Não acho que isso seja suficiente para a Mônica.”
Depois de um domingo chuvoso e preguiçoso, as crianças sempre esquecem suas obrigações. Poucos minutos antes da aula, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão percebem que esqueceram de fazer o dever de casa, isso cria um pânico no quarteto que, executando um plano infalível, resolvem fugir pelos fundos da escola, mas, como todo plano infalível do Cebolinha, tudo dá errado quando Mônica escorrega na hora de pular o muro e quebra o braço. O que fazer quando um quarteto de crianças de seis e sete anos prova que estão indisciplinadas demais? Os pais decidem afastar eles, impedindo-os de se encontrar fora da escola, colocando-os em atividades extracurriculares e, no caso da Mônica, mudando-a de escola. Seria essa amizade capaz de suportar essa gigantesca provação? Seriam esses amigos capazes de aceitar essas escolhas dos adultos?
Depois de um ano que eles fugiram de casa para encontrar o Floquinho é o momento de eles extrapolarem os limites de suas vidas para salvar uma grande amizade. A oitava edição da Graphic MSP, lançada em Julho de 2015, vai muito mais fundo na relação do quarteto mais amado dos brasileiros, é o momento do retorno dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi para mais uma história preciosa sobre o real valor da palavra amizade. Depois de vinte páginas que nos situam todos os eventos prévios, somos empalados brutalmente por um aperto no peito quando vemos os castigos surgindo e sendo iniciados, sendo conduzidos vagarosamente entre as situações engraçadas e angustiantes geradas pela saída de Mônica do Colégio do Limoeiro, como a descoberta de Xaveco como o garoto mais popular do colégio novo ou a tomada de poder de Tonhão, que sem a presença de Mônica passa a infernizar a vida de Cebolinha e outros garotos do Colégio.
“Sua vida vai virar um inferno… Começando agora mesmo!”
Lições surge como o sucessor ideal para Laços, se no editorial de 2013 tivemos uma prova de amizade no momento que todos abriram mão da sua segurança para ajudar Cebolinha na busca por seu cachorro perdido, essa segunda parte mostra mais uma vez a amizade deles sendo colocada a prova, quando eles estão completamente desestabilizados e, mesmo assim, precisam desafiar as regras de seus pais para apoiar um ao outro, eles precisam encontrar uma brecha para se ajudarem e salvarem um a vida do outro e, principalmente, mergulhar numa nova aventura para se desenvolver individualmente. Enquanto Mônica precisa encontrar seu lugar na nova escola, Cebolinha está lutando para conseguir progresso com a fonoaudióloga, Cascão está tentando dar orgulho ao seu pai fingindo fazer aulas de natação e Magali precisa aprender a se tornar uma princesa nas aulas de etiqueta da Madame Margot. Toda a trama fica ainda mais rica quando cruzamos com todos os personagens valiosos da mitologia da Turma da Mônica, seja por meio das rápidas aparições de Mingau e Tonhão, pela participação de Xaveco, Agnes, Penha e Sofia, e até pelas interações de Mônica com Dudu, o priminho de Magali que reconecta as duas, e de Magali com Quinzinho, o filho do padeiro por quem ela se apaixona a primeira vista.
Seguindo um padrão que foi construído através das edições, Lições mostra uma evolução visual em paralelo com o resgate da magia que vimos na segunda edição da Graphic MSP. Lu e Vitor provam que ainda são capazes de emocionar e encantar ao explorar toda a inocência da infância e o poder da verdadeira amizade em cada uma das mais de 80 páginas da edição. Inundada de lições, a trama dos Cafaggi expande o universo dos personagens e sacode o mundo de seus fãs, tudo sem perder aquela essência que nos fez amar a turminha e a história anterior. A edição ainda acaba com os maravilhosos extras, primeiro mostrando detalhes sobre o processo de esboços e da criação do visual da edição, dando ênfase às mudanças sutis que cada um dos personagens teve e todo o trabalho prévio na hora de escolher o visual dos novos personagens apresentados, e depois repetindo a parte onde mostra um pouco sobre como cada um dos novos personagens que aparecem nessa edição surgiram, citando a evolução deles nas histórias de Maurício de Sousa e as HQs onde eles tiveram suas estreias.
“Você não é superforte… Não é indestrutível. Você não é uma super-heroína. É só uma menina.”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.