Desde a sua primeira aparição, na década de 1960, a equipe de super-heróis mais famosa da DC Comics já enfrentou centenas de inimigos, lutou nas maiores batalhas tanto no planeta Terra como também fora dele e, acima de tudo, conquistou uma legião de fãs.
Com o lançamento do tão aguardado filme da “Liga da Justiça”, a nova geração de fãs que fora despertada pelo Universo Cinematográfico da DC Comics deseja saber mais sobre o super grupo de heróis que encanta a cultura pop com suas histórias.
Para você que é fã de primeira viagem da Liga, que tal fazer uma viagem no tempo e saber mais sobre a origem da equipe? Garantimos que essa Breve História da Liga da Justiça também será interessante para os fãs de longa data do grupo. Afinal, é sempre bom recordar o passado.
1960 – A PRIMEIRA APARIÇÃO
A Liga da Justiça, também conhecida como Liga da Justiça da América, surgiu nos quadrinhos pela primeira vez no número #28 da revista da DC Comics “The Brave and the Bold”, como criação do escritor Gardner Fox. A história conta com os sete membros originais da Liga – Batman, Superman, Mulher Maravilha, Caçador de Marte, Lanterna Verde, Aquaman e Flash -, que lutam contra Starro, uma estrela do mar gigante (Sim, o primeiro grande inimigo da Liga da Justiça foi uma estrela do mar…). Devido ao sucesso da edição #28 da “The Brave and the Bold”, a Liga da Justiça passou a ganhar uma série de revistas regulares.
1961 – O ARQUEIRO VERDE CHEGOU PARA FLECHAR TODO MUNDO
Na revista de número #4 da “Liga da Justiça da América”, o grupo contou com um novo integrante: o Arqueiro Verde. Oliver Queen, álter-ego do herói inspirado em Robin Hood, foi criado em 1941 e se juntou a Liga na edição que conta apenas com 5 membros do grupo (Batman e Superman ficaram de fora).
1962 – UMA HISTÓRIA DE ORIGEM
O surgimento da Liga da Justiça foi mostrado no número #9 da revista do grupo. A história, relatada como flashback, mostra os alienígenas Appelaxianos chegando na Terra com a intenção de usar o planeta como campo de batalha para decidir quem deveria governar Appelax como um Kalar (termo usado para designar o Imperador do planeta). Dessa forma, a Liga da Justiça da América é formada para travar uma batalha contra os invasores e expulsá-los da Terra.
1963 – TAMANHO NÃO É DOCUMENTO
A edição #14 de “Liga da Justiça da América” contou com a participação de Eléktron (originalmente conhecido como Atom). O professor Ray Palmer, álter-ego do super-herói, surgiu pela primeira vez nos quadrinhos na edição #34 da revista Showcase, em outubro de 1961. Na Liga, a primeira aparição de Eléktron é um tanto cômica, ao mostrar que o herói desejava provar seu valor para a equipe após salvá-la de uma bola de boliche (sério).
1963 – O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS
Eis que o primeiro encontro da Sociedade da Justiça da América (o grupo de heróis da Terra Dois) com a Liga da Justiça da América acontece. O histórico crossover se tornaria uma série anual em seguida. A história do número #21 de “Liga da Justiça da América” mostra o grupo se aliando à Sociedade da Justiça para combater os “Campeões do Crime”, grupo de vilões das Terras 1 e 2. Nessa edição, a Liga também encontra a Canário Negro, que cruza os dois mundos para se juntar ao grupo.
1964 – MORCEGOS E GAVIÕES
Em um “anúncio eletrizante”, o Gavião Negro (Hawkman) é introduzido na Liga da Justiça na edição #31. O alienígena alado de Thanagar, conhecido como Carter Hall, surgiu pela primeira vez em “Flash Comics” #1, em 1940, e foi criado pelo próprio escritor que reuniu os heróis na Liga, Gardner Fox.
1969 – A “TRAIÇÃO” DE UM AJUDANTE MIRIM
A Liga da Justiça tinha mascotes mirins para ajudar a equipe em missões, ideia essa criada também para introduzir personagens que representassem as crianças e adolescentes que acompanhavam as revistas. Na edição #77 de “Liga da Justiça da América”, a última da década de 60, descobrimos que Lucas “Snapper” Carr, um dos ajudantes mais famosos dos quadrinhos, estava sendo manipulado pelo Coringa em um dos planos malignos do arqui-inimigo do Batman. Assim, Snapper deixa a equipe.
1970 – ESPAÇO, A FONTEIRA FINAL…
Na edição #78, a primeira da década de 70, a Liga passa por uma mudança significativa de cenário, uma vez que o grupo abdicou de seu Santuário Secreto (o primeiro quartel general da equipe) depois que Snapper Carr comprometeu o grupo devido ao plano do Coringa. Assim, a Liga passou a se reunir no Satélite da Liga da Justiça. A priemira edição de 1970 também marca o fim da Era de Prata e início da Era de Bronze dos Heróis.
1973 – OS SUPERAMIGOS
Foi ao ar, em 8 de setembro de 1973, o primeiro episódio de “Os Superamigos” (Superfriends), clássica série de animação produzida por Hanna-Barbera em parceria com a DC/Warner, baseado nas histórias da Liga da Justiça. No desenho, os ajudantes mirins da Liga, essenciais para representar a juventude que acompanhava as histórias dos heróis, ganharam ainda mais destaque com a introdução de Robin, Super Gêmeos e o Macaco Gleek e de novos personagens, como Wendy, Marvin e Supercão (criados exclusivamente por Hanna-Barbera). Que atire a primeira pedra aquele quem nunca acompanhou as aventuras dos Superamigos nas manhãs do Bom Dia & Cia!
1975 – A GRANDE CRISE DE IDENTIDADES
A história que serviu de inspiração para a saga “Crise de Identidade” (2004) teve início na edição #122 da Liga. Quando o Dr. Luz invade a Fortaleza da Solidão do Superman e rouba uma arma especial junto com o minério Amnesium, que tem o poder de apagar as memórias de um indivíduo, ele pretende apagar a memória dos membros da Liga da Justiça, mas seu plano não sai como o esperado e acaba por trocar as mentes dos heróis. O Arqueiro Verde passa a acreditar que é Ray Palmer, enquanto Batman acha que é Oliver Queen, Lanterna Verde pensa que é Barry Allen, Eléktron se torna Hal Jordan e Flash se assume como Bruce Wayne. Apenas Superman e Aquaman não são afetados. Quando eles conseguem resolver o problema, todos concordam em revelar suas verdadeiras identidades para que isso nunca ocorra novamente.
1979 – A LIGA DO MAU
Quando a Liga da Justiça, agora com o androide Tornado Vermelho também como membro, é temporariamente presa nos corpos de inimigos da Sociedade Secreta de Super-Vilões, a equipe precisa lutar para reverter a situação. A Sociedade Secreta de Super-Vilões foi criada por Darkside e o gorila Grodd, a fim de reunir as maiores mentes malignas do universo.
1985 – A CRISE BATEU
“Crises Nas Infinitas Terras” foi (e ainda é), sem dúvida, um dos maiores clássicos da história da DC Comics, contando com o traço do cultuado artista George Pérez e o roteiro e Mark Wolfman. A série mostra eventos que desencadearam a abertura das Terras 1, 2, 3 e as milhares outras em um único multiverso e conta com personagens importantes como o Homem Elástico, Aço, Vixen, Zatanna, Cigana e Vibro.
1987 – PÓS CRISE
Após a “Crise Nas Infinitas Terras”, a equipe se reinventa e conta com o novo Lanterna Verde, Guy Gardner (talvez o sobrenome do Lanterna seja uma homenagem ao criador da Liga da Justiça, Gardner Fox). A equipe também muda de nome, passando a se chamar Liga da Justiça Internacional.
1992 – A MORTE DO SUPERMAN
Um dos eventos mais famosos da história da cultura pop foi a Morte do Superman nas mãos do abominável alienígena Apocalypse (Doomsday). A saga da morte do Último Filho de Krypton foi a mais vendida de todos os tempos naquela época e serviu como inspiração para um filme de animação de mesmo nome, em 2007, e o longa-metragem “Batman Vs Superman: A Origem da Justiça”.
1996 – REINO DO AMANHÃ
Publicado em 1996, a minissérie “O Reino do Amanhã” (Kingdom Come) conta com a belíssima arte pintada à óleo de Alex Ross e o roteiro inspirador de Mark Waid e do próprio Ross. Ambientada na Terra 22, a história imagina um futuro onde heróis não são mais respeitados e se tornam uma calamidade para a Terra. Mas, quando uma ameaça de ex-heróis e Supervilões ressurge, cabe a Liga da Justiça reunir os Meta-Humanos para salvar o mundo.
1997 – NOVA ORDEM MUNDIAL
Grant Morrison reuniu os membros originais da Liga da Justiça em uma das mais eletrizantes sagas do grupo. Em “A Nova Ordem Mundial”, a Liga deve lutar contra uma nova ameaça, os Marcianos Brancos. A saga foi lançada em janeiro de 1997 e contou com a arte de Howard Porter.
2001 – A SÉRIE ANIMADA
A Liga da Justiça estava, finalmente, de volta para as telinhas. Nove anos depois de “Batman: A Série Animada”, estreia “Liga da Justiça”, a série que conquistou uma legião de fãs e introduziu muitos de nós ao universo DC. A série animada da DC/Warner contou com os super-heróis clássicos e introduziu a Mulher Gavião e o Lanterna Verde de John Stewart, rendendo 2 temporadas e mais uma com “Liga da Justiça: Sem Limites”. Sem dúvida, essa magnífica série de animação introduziu muitos de nós ao universo DC Comics.
2003 – AQUELE CROSSOVER QUE QUEREMOS VER NO CINEMA
Uma colisão entre os universos DC e Marvel era prometida a acontecer desde os anos 80 com o encontro da Liga da Justiça com os Vingadores. Mas só em 2002 as duas empresas entraram num acordo e lançaram em 2003 a primeira edição de “JLA/Avengers”, com roteiro de Kurt Busiek e artes de George Pérez. A capa variava de editora: enquanto na DC era JLA/Avengers, na Marvel as revistas vinham como Avengers/JLA.
2004 – CRISE DE IDENDITADE
Inspirado na história de 1975, “Crise de Identidade” foi uma minissérie aclamada pela crítica. Escrita por Brad Meltzer, desenhada por Rags Morales, a história tem início com a morte da esposa do Homem Elástico; acreditando que o principal suspeito seja o Doutor Luz, o Homem Elástico reúne a Liga para caçar o inimigo, mas acaba desencadeando eventos em que os heróis precisarão proteger ou divulgar suas identidades.
2006 – O RETORNO DA MULHER MARAVILHA
Com o relançamento de “Liga da Justiça da América”, em 2006, foi desfeita a eliminação pós-crise da Mulher Maravilha das origens da Liga, trazendo-a de volta para a equipe, além do Satélite da LJA. Assim, Batman, Superman e Mulher Maravilha estudam a formação de uma nova equipe permanente.
2011 – OS NOVOS 52
Um dos maiores eventos da DC nos quadrinhos aconteceu com o início nos Novos 52, em setembro de 2011. Além de relançar toda a linha editorial da DC, com novas histórias e reinvenções, os Novos 52 deram início também aos novos filmes da empresa, inspirando o Universo Cinematográfico da DC.
2016 – O RENASCIMENTO
A nova era do Renascimento DC (Rebirth) segue firme e forte na editora. O lançamento da nova linha editorial marcou o fim dos Novos 52 e aprimorou ainda mais as novas ideias para produções cinematográficas futuras da DC Comics. Conta depois pra gente de qual série/arco você está mais gostando!
2017 – JUSTIÇA SEJA FEITA
A Liga da Justiça ganhou (finalmente) seu primeiro longa-metragem em live-action nos cinemas, dirigido por Zack Snyder e Josh Whedom. Confira um dos filmes mais aguardados da década em um cinema perto de você!
Fonte: “A (brief) historyof the Justice League” – Entertainment Weekly
Lucas Rigaud
Jornalista, crítico de cinema, fotógrafo amador e redator. Quando eu crescer, quero ser cineasta.