Resenha | A Sala dos Répteis

Nota
5

Se no primeiro livro de Desventuras em Série ficamos sabendo como três crianças tornam-se órfãos, no segundo livro, denominado de A sala dos répteis, vamos acompanhar Violet, Klaus e Sunny em busca de um novo tutor. Depois das maldades feita pelo Conde Olaf, agora as crianças ficarão sob a supervisão de um tio distante chamado Montgmory Montgmory, que é um cientista herpetologista. Sem dúvidas, o tio Monty seria uma ótima opção para cuidar das crianças, mas, como o próprio Lemony Snicket afirma no início do livro, se o leitor espera uma história feliz e alegre (e com final feliz)… melhor ler outro livro.

Mais uma vez, o Conde Olaf resolve aparecer e acabar com a felicidade das crianças. Dessa vez, o vilão se superou. Usando uma disfarce (não tão convincente assim), ele reaparece na vida dos Baudelaire como assistente do tio Monty e pretende levá-los ao Peru, após ter seu plano concluído. Nos resta saber se ele conseguirá.

Mais uma vez, o Lemony Snicket usando uma linguagem fácil e uma escrita divertida consegue prender o leitor até o final da leitura, mesmo avisando-nos sobre o final infeliz que nos espera. O segundo livro da série não sai dos moldes do anterior (Mau Começo) e continua não nos dando muitas informações sobre o passado do Conde Olaf e sobre o tutor definitivo dos Baudelaire. Ou seja, garante gancho para os próximos livros.

Em A Sala dos Répteis, temos um leve vislumbre de esperança, mas quando menos esperamos… isso parece sumir. E a cada momento, a cada capítulo, a cada instante de felicidade ou tristeza conseguimos ver o quão incrível é a relação entre os Baudelaire. Definitivamente, esse é um dos maiores acertos na série. E, mais uma vez, o Conde Olaf não deveria ser um vilão de história para crianças. Afinal, ele tem coragem para fazer tudo. Podemos até nos assustar com a capacidade do personagem.

O Lemony Snicket acertou na fórmula para criar Desventuras em série. Tudo que já vimos no livro anterior se repete neste e o autor chega a incluir o surreal, utilizando os répteis do tio Monty, e deixa a história menos dolorosa, mesmo nós, leitores, sabendo que essa não é uma história sobre crianças felizes.

 

Ficha Técnica
 

Livro 2 – Desventuras em Série

Nome: A Sala dos Répteis

Autor: Daniel Handler / Lemony Snicket

Editora: Companhia das Letras

Skoob

Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *