Nota
“Quando sopro as velas e faço meu pedido, desejo sempre sentir por Peter o que estou sentindo agora.”
A vida de Lara Jean não poderia estar melhor: ela esta apaixonadissima por seu namorado, sua irmã Margot vem visitá-la durante o verão e ela esta prestes a se formar. Agora que é uma veterana, a garota tem muito o que planejar. A visita da turma a Nova York, o baile de formatura, a tradicional viagem para a praia com seus colegas de escola, a escolha da frase do anuário e, por último, mas não menos importante, o casamento do seu pai com a sra. Rothschild, sua antiga vizinha.
Enquanto encara seu futuro, ela se sente realizada. Tudo esta planejado e saindo as mil maravilhas. Ela vai estudar na universidade ideal, com a qual sonha desde criancinha, ao lado de Peter, seu amor juvenil, e estar a menos de uma hora de casa. O que é a solução para matar a saudades da família e aparecer aos fins de semana para assar os cookies perfeitos. Tudo esta encantadoramente maravilhoso… ao menos até Lara Jean receber uma notícia inesperada.
Agora, tudo o que planejou parece desmoronar ao seu redor deixando a garota perdida em meio aos escombros. Como pode tudo sair do controle tão rápido? Seria ela capaz de colocar sua vida em ordem ou apenas observar tudo que sonhou ser tirado de si? Quando o coração e a razão apontam para lugares diferentes, qual deles se deve ouvir?
A escrita de Jenny Han sempre se mostrou envolvente e cativante, trazendo uma doçura ímpar para seus personagens, e despertando fortes sentimentos em seus leitores e, com o ultimo volume de sua trilogia mais amada, não seria diferente. Agora e Para Sempre, Lara Jean é a conclusão da Trilogia Para Todos Garotos que Já Amei e, se nos volumes anteriores algo se mostrou incompleto ou enfadonho, na despedida de Lara a saga ganhou uma nova força.
Se no volume anterior a história parecia apenas um apêndice do primeiro livro, aqui ela ganha seu próprio contorno e encerra o ciclo com maestria. Já no início, o livro mostra a que veio, trazendo uma passagem de tempo significativa e um enredo que se sustenta sem auxílio dos anteriores.
Han consegue nos passar com maestria a sensação de urgência e a pressão da finalização do ensino médio, representando todos os sentimentos caóticos que dominam o fim da adolescência. A construção dos dilemas de Lara Jean e sua insegurança perante o que não pode ser controlado é magnífico, trazendo uma jornada de auto descoberta e amadurecimento que agrada a seus leitores. Podemos ver traços mais maduros e uma trama realmente interessante, que vai se construindo passo a passo, mostrando o quanto evoluímos nesse tempo que passou.
A começar por sua protagonista. Lara Jean não é mais aquela garota tímida e reservada que conhecemos três anos atrás. Ao longo da história vamos vendo seu crescimento e a constante preparação para o que está por vir. A garota se mostra mais determinada e saudosista enquanto tenta aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhe resta no ambiente que tanto temeu conhecer. É impossível não se ligar às suas frustrações, angústias e descobertas. Todos vivemos isso de uma forma ou de outra, e tivemos que encarar a pergunta magistral que compõe toda vida adolescente: O que eu vou fazer agora?
Peter se mostra alguém melhor nesse ultimo volume. Embora ainda se mostre bastante imaturo em vários momentos, fazendo birra por besteira, o protagonista é usado como contra ponto do ponto de vista de Lara. Ele não entende as coisas como ela e interpreta as coisas de outra maneira, demostrando a dificuldade que ambos tem em dialogar sobre o que sentem e continua a encobrir suas inseguranças em isolamento, o que afasta ainda mais o casal.
Todo o arco com seu pai é bastante frustrante, já que não leva a ponto nenhum e acaba da mesma maneira que começou. Algo que aparentemente serviu apenas para consumir páginas e mostrar uma fragilidade maior em Peter. A trama se mostra interessante mas não possui uma finalização adequada, continuando em aberto mesmo depois do final da obra.
Ao contrário disso, temos a construção do relacionamento de Margot e a Sra. Rothschild, que se mostra uma das melhores coisas do livro. Margot sente que esta sendo deixada de lado, e observa com julgamento as mudanças que surgem com a chegada da madrasta. Ver seu embate velado, repleto de criticas, evoluir para uma aceitação leve e sublime, constrói um dos momentos mais emocionantes da trama. Trina é uma ótima adição, embora esteja longe de ser A madrasta perfeita. Companheira, compreensiva e cativante, ela conquista quase todos e trás um quentinho no coração com o carinho que sente pelas garotas.
A edição da Intrínseca mostra todo seu capricho e carinho para com a obra. Mantendo o ar vintage, que combina demais com sua protagonista, o livro apresenta ótimas referências da obra, trazendo toda doçura que Lara Jean possui. As paginas amareladas e o bom espaçamento, são outra vantagem, mostrando que a editora está sim preocupada com seus leitores e determinada a nos proporcionar a melhor experiência possível.
Embora tenha alguns problemas de percurso, Agora e Para Sempre, Lara Jean é uma ótima finalização para a trilogia. Se sustentando em sua própria base, o livro nos desperta um sentimento de conclusão de um ciclo trazendo toda confusão, conflito e caos que isso pode criar, além de um enredo emocionante que mexe com nossa memoria afetiva de quando fomos adolescentes, tão cheios de dúvidas e incertezas, encarando um futuro duvidoso que se estendia a nossa frente.
“Um dia, tudo isso será uma prova – uma prova de que estávamos aqui, de que estávamos apaixonados. É uma garantia de que, não importa o que aconteça, esta época foi só nossa.”
Ficha Técnica |
Livro 3 – Trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei Nome: Agora e Para Sempre, Lara Jean Autor: Jenny Han Editora: Intrínseca |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...