Resenha | Aparelho Sexual e Cia

Nota
5

“É importante saber sobre tudo isso porque se houver um prova na escola, posso melhorar minha média de matemática.”

Titeuf é um famoso protagonista de uma série de quadrinhos franco-belga, um garotinho que tem entre 8 e 10 anos, um topete loiro característico e vive falando com seus amigos sobre os mistérios do mundo adulto e sobre o seu (não tão) secreto amor por Nadia. Criado por Philippe Chappuis, o Zep, o garotinho ficou com tanta fama que acabou sendo convidado pela escritora francesa Hélène Bruller para ilustrar seu livro, que acabou surgindo devido a uma necessidade na França de educar as crianças entre 9 e 13 anos, a faixa etária em que, segundo pesquisas, os jovens franceses começavam a se interessar sobre suas vidas sexuais.

Cheio de piadas sobre diversas situações e com uma linguagem que consegue ir direto ao ponto sem causar vergonha, Aparelho Sexual e Cia trata de todos os assuntos que são o grande tabu da conversa entre pais e filhos. Logo de início, o livro trata sobre estar apaixonado, um capítulo onde se descreve o que é amar alguém, como se declarar, como acabar, como saber se é reciproco, entre tantas outras coisas, citando até aquele polêmico tabu do namoro entre primos. O capítulo segue até no quesito namorar e beijar.

O segundo é muito mais biológico, pois fala sobre a puberdade, desde quando começa, como afeta o corpo, as mudanças nos meninos e nas meninas, o início do desejo sexual, espinhas; chegando até a citar mais um tabu, a atração por pessoas do mesmo sexo.

No terceiro capítulo, o livro  aborda de forma mais aprofundada o que foi introduzido no capítulo anterior. Agora, fala sobre o sexo, ou melhor, sobre transar. Um papo bem direto sobre o que é transar, quando se começa, se é obrigatório, quando saber se está pronto, como se transa, ereção, órgãos sexuais, orgasmo, sobre os barulhos que se faz no ato, sobre se mostrar pelado a outra pessoa, entre outras tantas coisas.

No quarto capítulo, temos o maior tabu da relação pais e filhos: como nascem os bebês, ou melhor, como fazer um filho. Aqui, o livro fala de forma detalhada sobre a fecundação, sobre ser estéril, fecundação in vitro, adoção, o processo da gravidez, o nascimento e o parto, cesariana, herança genética, puxando uma rápida conexão com a gestão no mundo animal, entre outras coisas.

Depois de todo esse papo, o quinto capítulo chega num assunto extremamente importante: se proteger. Ele inicia explicando o que é contracepção e os principais métodos, higiene, DSTs e etc. Seguindo ainda o tema proteção, o livro chega de forma séria no sexto capítulo, que traz uma mensagem clara e importante: Fique Esperto! Um capítulo mais focado em explicar o que é pedofilia, incesto e abuso, e instruindo como proceder nesses casos.

Ao fim, temos o Brinde, com várias curiosidades sobre o assunto, com ilustrações cheias de sátiras e acompanhando o padrão que vimos durante os capítulos do livro. E ainda com curiosidade muito mais intrigantes que as que permeiam o livro como um todo. E o final ainda traz um índice por tema, onde a pessoa pode procurar o tema que tem dúvida e ir direto para a página que fala sobre o assunto.

O livro acabou sendo lançado aqui no Brasil pela Editora Seguinte, que, apesar de mudar o público para jovens de 11 a 15 anos, fez questão de manter todo o conteúdo leve e descontraído através da tradução de Eduardo Brandão, com um formato pocket num papel Alta Alvura, que deu toda a leveza necessária para um livro com um assunto tão pesado.

O livro se mostrou tão eficiente, que acabou, em 2011, tendo 28 exemplares comprados pelo Ministério da Cultura para espalhar por bibliotecas públicas do país, a fim de, dessa forma, atingir mais eficientemente os jovens que precisam dessa instrução.

“- Eu, em todo caso, não vou transar nunca. É nojento!
– Eu também não. Vou adotar espermatozoides!”

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Aparelho Sexual e Cia.

Autor: Hélène Bruller

Editora: Seguinte

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *