Nota
“ Elas levariam sua filha, Circe, de volta e a amariam como sempre amaram. E, se isso significasse destruir tudo e todos que ela amava, então que assim fosse.”
Após serem aprisionadas nas Terras dos Sonhos, Lucinda, Ruby e Martha tentam a todo custo retornar ao mundo dos vivos mas, devido a sua constante intromissão nos contos de fadas, Circe tira o poder de suas mães, as cegando para o mundo exterior. Desesperadas, as bruxas entram em mais um surto psicológico, até que uma inesperada visita lhe traz uma nova esperança.
Enquanto isso, Circe e Branca de Neve retornam aos Muitos Reinos e preparam-se para concertar o enorme estrago causado pelas bruxas. Armadas com o Livro dos Contos de Fada das Irmãs Esquisitas, a dupla viaja pelos lugares narrados e tenta entender mais sobre o seu passado. Mas, eventos macabros começam a acontecer nos reinos e uma nova ameaça se levanta contra elas, as primas passam a desconfiar do pior cenário possível: o trio de irmãs pode ter escapado de sua prisão. A grande pergunta é como isso foi possível? Quem seria louco o bastante de ajudar as bruxas mais perversas que já pisaram sobre a terra?
Durante toda série dos Vilões da Disney, as Irmãs Sombrias manipularam e contorceram o destino dos maiores antagonistas das animações. Repletas de maldade e uma insanidade característica, as bruxas conseguiram marcos pavorosos e trouxeram a tona o pior de cada um. Mas, durante toda essa jornada, pouco nos foi contado sobre seu passado.
Eis que Serena Valentino finalmente resolveu sanar algumas das dúvidas dos fãs e apresentar devidamente a história nefasta de suas maiores antagonistas. As Irmãs Esquisitas marca o sexto volume da saga, trazendo uma visão graciosa sobre a jornada não contada das mais novas vilãs Disney, além de explicar maravilhosamente alguns dos questionamentos que nos acompanharam durante todo o caminho até aqui.
O livro em si parece servir como uma ótima finalização para o que nos foi descrito até então, elucidando passagens nebulosas e encaixando peças que pareciam soltas, a ponto de agradar até o mais exigente dos leitores. Propositadamente, Serena deixou pequenas pistas ao longo da narrativa, que aqui ganham nova profundidade e lucidez.
Diferente dos demais, o livro nos conta uma mistura de enredos originais que não colocam suas protagonistas como centro da narrativa. A obra opta por demonstrar suas ligações através de diários escritos ou pela constante transformação da própria magia de suas vilãs, trazendo não só o leitor a seu papel característico mas também os personagens que procuram decifrar os dilemas narrados.
A obra é o primeiro volume da saga a conter ilustração em suas páginas, nos apresentando devidamente personagens e locais que poderíamos apenas imaginar. Trazendo de volta tudo aquilo que foi deixado de lado, o enredo nos proporciona ótimas revisitas a suas histórias, demonstrando todo o cuidado da autora com sua jornada. Até personagens que conhecíamos dos clássicos são construídos em um novo capítulo de suas histórias, demonstrando uma evolução natural que nos deixa encantados e satisfeitos.
As dores que sentiram e as marcas ao longo do processo ainda são mostradas, sem perder a essência que conhecemos, revirando aspectos que nunca tínhamos notado ao longo da animação. Afinal, a saga serve para mostrar que todos possuímos dois lados e nossas histórias nunca são unilaterais.
Circe parece entender melhor toda crueldade das suas mães enquanto lida com as consequências dos atos macabros. As peças de seu passado e a jornada até aqui se mostram pesada e carregada, trazendo novos infortúnios que competem a boa bruxas a entender melhor seu papel neste mundo. Sua doçura característica e a bondade que sempre fez parte do seu ser lhe parece uma nova maldição, agora que seu passado finalmente foi revelado.
Branca de Neve sofre uma das maiores transformações da trama, demonstrando uma evolução natural e cruel de alguém que foi atormentada durante toda sua vida por mero capricho alheio. É com ela que nos aprofundamos nas histórias e é através dela que entendemos tudo o que é necessário para a trama. Mas, mesmo com tudo isso, a personagem ainda peca ao cometer velhos erros que se tornam constantes entre ela e sua amada prima.
Babá ainda sofre com o luto de sua amada filha e precisa reunir forças para lidar com os novos problemas. Seus erros e acertos são colocados na balança e escancarados para julgamento, trazendo uma dinâmica interessante com sua arrogante irmã, Fada Madrinha, que procura manter as aparências mesmo em meio a todo o caos existente.
Lucinda, Ruby e Martha mostrando-se ainda mais seduzidas por sua loucuras, chegando a um padrão destrutivo que parece arrastar a todos que estão ao seu redor. Com uma narrativa que toma um espaço de séculos, podemos analisar melhor a degradação das Irmãs Esquisitas e o quanto elas perderam de si em seus infortunáveis planos. Os mistérios acerca de suas personalidades são finalmente explicados, assim como suas ligações secretas com cada história com a qual se envolveram.
A edição da Universo dos livros esta simplesmente primorosa, trazendo de forma magistral tudo aquilo que podíamos imaginar para um livro tão poderoso e único. A capa traz um dos maiores marcos maquiavélicos da história da Disney, demonstrando toda importância das personagens mesmo que veladas ao longo da narrativa. O espaçamento confortável e as folhas amareladas trazem um deleite ao leitor que já se encontram encantados com as magnificas gravuras e o mapa necessário para entendermos melhor esse universo.
Emocional e caótico, As Irmãs Esquisitas servem como um fim de uma fase na jornada que conhecemos. O livro ainda apresenta ótimos detalhes sobre o mundo maquiavélico das personagens, dando ótimas dicas do que pode estar por vir, para quem souber decifrar, enquanto finaliza um capítulo com a qual todos estávamos ansiosos para terminar. Resta esperar o que nos é reservado para os próximos volumes, e como a mente de Serena trabalhará com isso.
Ficha Técnica |
Livro 6 – Saga Vilões Disney
Nome: As Irmãs Esquisitas Autor: Serena Valentino Editora: Universo dos Livros |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...