Resenha | Christopher Robin

Nota
5

 “- Mas e se você esquecer de mim? – Pooh perguntou, sofrendo com o pensamento. O ursinho se sentiu mal, como quando descobria que estava sem mel. Ou como quando comia muito mel de uma vez só.
– Eu nunca vou me esquecer de você, Pooh – ele garantiu gentilmente. – Eu prometo. Nem quando eu tiver cem anos.”

Christopher Robin não queria se despedir. Por mais que seus pais insistissem que ele precisava crescer e que seu futuro estava em um Colégio Interno, o garoto só conseguia pensar nas maravilhosas aventuras que tivera com seus amigos no Bosque dos Cem Acres. Mas o verão estava quase no fim e a despedida era inevitável. Cada um dos seus amigos sabia disso, cada um tinha achado um meio de dizer adeus até o mais querido deles, um urso com pouco cérebro e um desejo enorme por mel.

Anos depois, Christopher se tornou um homem de negócios. Centrado e eficiente, o antigo amigo de Pooh tem um grande problema nas mãos: a empresa na qual trabalha está prestes a fechar as portas e ele precisa achar um meio de reduzir os custos e tentar salvar o máximo de seu pessoal, ou dizer adeus a seu emprego. Isso provoca longas horas no escritório e um afastamento ainda maior de sua família.

Em meio a tantos problemas, Christopher parece ter se perdido de si mesmo no meio do caminho. Se questionando o que deve fazer para não se perder ainda mais, o cansado rapaz reencontra um amigo inesperado. Pooh aparece em meio a uma crise do velho amigo, com um problema urgente que apenas Christopher Robin pode resolver. Todos seus amigos do Bosque dos Cem Acres desapareceram e a última esperança do ursinho está no adulto quebrado.

Em uma viagem que retorna sua infância, os dois amigos voltam ao cenário de suas antigas aventuras para procurar seus antigos amigos, mas descobrem que o Bosque não é mais o mesmo. Seria Christopher capaz de salvar seus velhos amigos e redescobrir quem ele é? Ou tudo isso seria apenas em vão, tragando o pobre protagonista para garras cruéis de Efalantes e Dinonhas…

Adaptar um enredo conhecido e amado para um filme live-action é um trabalho hercúleo; afinal, mexer no imaginário coletivo e na infância adorada de milhares de pessoas é algo complicado e incerto. Mas pegar essa adaptação e trazê-la para outra mídia parece algo impossível e que pode dar muito errado. Elizabeth Rudnick teve como missão readaptar o encantador filme live-action dos Estúdios Disney para uma mídia completamente diferente e, devo admitir, que ela fez com uma graça exemplar.

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível é a novelização do mais novo longa dos estúdios. O livro apresenta um aprofundamento tão surpreendente nos sentimentos apresentados no filme que encantam o leitor e nos fazem mergulhar ainda mais no universo fantástico do nosso amado ursinho amarelo. Ter a oportunidade de acompanhar os sentimentos e pensamentos dos personagens nos fazem apreciar ainda mais a obra e nos ligar diretamente com cada um deles.

A inocência de Pooh e o raciocínio logico e centrado de Christopher são contrapontos magníficos que nos acerta bem no ponto. O que aconteceria se a nossa infância encontrasse nossa fase adulta? Por muitas vezes ficamos irritados com as atitudes de Robin, mas temos essas mesmas atitudes ao encontrar crianças e nos questionamos quando perdemos parte da inocência e da alegria da infância e quando passamos a ter mais apreço à maletas e papéis que passar um simples tempo fazendo nada com quem amamos?

O próprio Christopher percebe que as coisas não estão indo bem. Ele sabe que esta perdendo sua família e perdendo a si, que as poucos está se tornando o pai que tanto temia, mas ele não sabe como reverter as coisas. Ele se vê preso nessa espiral e começa a questionar se toda sua irritação com o gentil e amoroso ursinho é realmente motivada por ele. Pooh é doce e magnífico. Sua ingenuidade e seu jeito encantador dá uma representação sublime da nossa infância. Colocar ele em contraponto com os problemas adultos de Christopher é fenomenal. Os questionamentos simples e diretos por muitas vezes nos dão um belo de um tapa na cara, nos fazendo repensar nossas prioridades.

Madeline nunca soube direito o que é ser criança. A filha de Christopher sempre procurou ser exemplar e objetiva para agradar a seu pai distante. Ela não sabe o sentido de brincar por diversão e sente que é sua culpa ter esse distanciamento. Evelyn vê assustada a sua filha perder sua infância e seu marido ficar cada vez mais afastado por um emprego que suga sua felicidade e seu tempo e tenta manter a todo custo sua família unida mesmo que tudo pareça perdido.

A edição da Universo dos Livros traz um livro confortável e acolhedor, assim como seu conteúdo. As páginas são amareladas e tem o uso de letras maiúsculas fora de ordem e fonte grande e espaçosa, além da belíssima capa representando bem a infância e a vida adulta do nosso protagonista como um ponto de encontro preciso e adorável.

Encantador, magnifico e emocionante Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível nos leva de volta ao Bosque dos Cem Acres e nos faz encarar a realidade sombria de um adulto com o olhar doce de uma criança. Divertindo e engradecendo uma obra brilhante que encantou várias gerações, esse livro nos mostra que nunca devemos perder nossa criança interior. Afinal, fazer Nada com quem amamos pode ser a melhor coisa que faremos…

“E Christopher estava louco para levá-lo de volta ao Bosque dos Cem Acres e praticar um pouco de fazer Nada. Afinal, ele já tinha gastado tempo demais fazendo muito de Tudo.”

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Christopher Robin

Autor: Elizabeth Rudnick

Editora: Universo dos Livros

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *