Nota
Edgar Allan Poe é o mestre quando o assunto é contos e histórias de terror, mistério e investigação, e através desse livro é possivel conhecer quatro dos textos do autor norte-americano com suas versões em português e inglês.
O livro começa com A Caixa Retangular, conto de 1844, que narra sobre um viajante a bordo de um navio, lá ele percebe a presença de seu amigo, Cornélio Wyatt, que viaja com sua esposa, suas duas irmãs e uma misteriosa caixa retangular, e a medida que os dias de viagem vão passando, a estranha forma como seu amigo age, sempre desanimado e com um ar estranho, como a caixa fica dentro do quarto do casal Wyatt, e como um homem tão esperto e rigoroso se casou com uma mulher tão feia, mas fora as dúvidas sobre Cornélio, a que mais chama a atenção é a curiosidade sobre o conteúdo daquela caixa. seria contrabando de um quadro valioso? Um mistério tão macabro que quando revelado muda totalmente nossa percepção dos fatos e dá uma pitada de drama a todo o conto.
O conto seguinte é O Último Pulo do Sapo, conto de 1849, também conhecido como “Os Oito Orangotangos Acorrentados”, conta a história de Pula-Sapo, o bobo da corte do rei, um anão manco dado de presente ao monarca gordo e que servia de diversão para ele e seus sete ministros, que eram tão gordo quanto ele. Acompanhando o anão, vivia Trippeta, uma jovem dançarina que vivia a proteger o palhaço deficiente, e que junto a ele eram responsáveis por tornar os bailes do rei tão espetaculares. Num certo dia Pula-Sapo é chamado para ajudar o rei e seus ministros a criarem uma fantasia para o baile da noite seguinte e acabam despertando no anão um lado travesso que irá dar um destino bem maroto aos oito soberanos, ou seriam oito orangotangos?
O penúltimo conto é O Gato Preto, escrito em 1843, uma ode ao horror, o conto se trata da confissão dos crimes de seu protagonista, uma historia que começa com um garoto doce e amável, que cresce sendo puro e conhecendo uma esposa da mesma forma, compartilhando o amor pelos animais eles logo adotam pássaros, peixinhos dourados, cachorros, coelhos, um macaquinho e um gato, um lindo gato preto chamado Plutão. Mas com o tempo, algo muda no doce homem e ele passa a ser mau-humorado e violento, maltratando a esposa e os animais, até o dia em que sua ira recai sobre Plutão, mas vale sempre lembrar que coisas muito ruins acontecem para aqueles que assassinam um gato preto, e toda a danação do protagonista do conto se segue a partir da morte de Plutão.
O último conto é Os Crimes da Rua Morgue, escrito em 1841, conto que introduz Auguste Dupin, o celebre detetive de Allan Poe. Logo de cara somos apresentados a uma “adivinhação”, onde Dupin prevê os pensamentos de nosso narrador personagem e lhe responde, usando apenas a lógica dos fatos e das expressões corporais, o detetive advinha em que o homem está pensando e explica a ele como chegou a essa conclusão, apenas uma demonstração superficial mas essencial para entendermos a competência do homem. Logo somos apresentados a diversas matérias de jornais que relatam o crime que aconteceu na Rua Morgue, duas mulheres, mãe e filha, encontradas mortas em sua casa às 3 horas da manhã após se ouvir gritos e uma discussão de desconhecidos, muitas matérias, inclusive o relato das onze testemunhas, textos, que somado a uma visita à cena do crime, desencadeiam os pensamentos lógicos de Dupin e o fazem descobrir quem é o culpado em questão de horas.
O livro traz uma coletânea de narrativas que acabam por nos impressionar não só pela criatividade, mas também pelo clima de suspense que preenche cada uma delas, nos fazendo desejar saber o que se esconde por trás de cada ação dos personagens. São histórias extremamente envolventes e com finais praticamente macabros e que mostram todo o talento de Poe. Devo confessar que apenas A Caixa Retangular me desagradou um pouco, não pelo fato de seu conteúdo, mas de seu final, que. a meu ver, peca no exagero ao seguir contando coisas desnecessárias. O livro se torna ainda melhor por reunir esses contos não só em português, mas também trazer a versão em inglês de cada um deles.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Contos de Terror e Mistério Autor: Edgar Allan Poe Editora: Editora do Brasil |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.