Resenha | Coração Gelado

Nota
4.5

“– Mamãe! Tem noção do que acabou de dizer? – perguntou Drizela.
– Claro que sim. Eu disse se… – respondeu Lady Tremaine, sorrindo com malícia.”

Após enfrentarem uma árdua batalha e acompanharem de perto o sacrifício de Circe, Babá e Fada Madrinha tentam restabelecer a ordem na Terra das Fadas, mas a chegada de uma inesperada correspondência coloca tudo em perspectiva. A Rainha Cinderela implora para que sua benfeitora interceda no destino de suas meias-irmãs, Drizela e Anastácia, resgatando-as de seu infortúnio. Mas, seria isso o suficiente para a colocar a magia das fadas a favor de vilãs tão asquerosas e mesquinhas?

Para decidir qual o próximo passo em relação ao assunto, o conselho se reúne e analisa, através do livro dos contos de fadas, se as garotas merecem aquilo que receberam. Mas, para entender a história, elas precisam encarar a visão de uma vilã tenebrosa, com o coração frio como gelo.

Todos conhecem a narrativa: uma moça generosa, gentil e sonhadora que passa os dias desejando que seus sonhos mais profundos possam se tornar reais. Uma madrasta cruel e diabólica, que aproveita a morte de seu novo marido para transformar a vida de sua enteada em um verdadeiro inferno, transformando-a em uma gata borralheira em seu próprio lar. Mas quem é essa senhora mesquinha e egoísta, cujo único objetivo é casar uma de suas filhas detestáveis com o formoso príncipe? Como ela se tornou tão fria ao sofrimento alheio? E como seu caminho se cruzou com o de Cinderela?

Antes do badalar da meia-noite, do sapatinho de cristal e da carruagem de abóbora, existia uma outra história – uma história repleta de amor, dor e sonhos despedaçados. Uma história sobre traições, sofrimentos e sobre a impotência em mudar seu destino. A história de Lady Tremaine.

Após uma breve pausa em seu sétimo volume, a Saga Vilões retorna aos muitos reinos, trazendo uma antiga dinâmica que entrecruza as maravilhosas narrativas do universo Disney. Resgatando as raízes de seus volumes anteriores, o oitavo livro volta ao seu antigo eu, trazendo uma narrativa arrebatadora que só Serena Valentino poderia escrever.
Coração Gelado: A História da Madrasta da Cinderela abraça um dos mais amados clássicos Disney de todos os tempos, enquanto nos convida a revisitá-lo com novos olhos. E, podemos dizer, que Valentino conseguiu superar nossas expectativas.

Embora seja um dos mais confusos no quesito cronológico, a ponto de misturar e trocar certos eventos abordados ao longo da saga, o livro consegue suprir nossos questionamentos e levantar momentos oportunos, que constroem bem a narrativa que deseja nos apresentar. Não é a toa que a história se mostre tão envolvente desde seu início, demonstrando o cuidado da autora em construir sua personagem título e despertar nossa simpatia desde o primeiro momento.

Serena desarma sua vilã e nos convida a entender seu passado, despindo suas ações arrogantes e frias para reparar naquilo que se encontra escondido em seu interior. Para isso, ela apresenta a Tremaine antes de ter qualquer contato com o universo mágico que conhecemos, uma viúva gentil e dedicada, que trata a todos como iguais e ama incondicionalmente suas filhas.

Essa nova visão da personagem é fundamental para entendermos sua mudança, traçando um paralelo crescente em como sua modificação começou. Tremaine entra em uma enrascada e tenta a todo custo escapar da prisão em que se trancou, protegendo suas filhas ao mesmo tempo que deseja que um milagre possa livrar sua família do novo pesadelo que vive diariamente. E é aí que o livro apresenta seu verdadeiro vilão: Sir Richard, o pai de Cinderela.

Mesquinho, abusivo e extremamente cruel, o cavaleiro usa e abusa dos poderes concedidos a ele diante do casamento, humilhando sua nova família e as tratando como simples empregadas a quais não precisa pagar. O personagem se mostra tão detestável que passamos a entender cada atitude tomada com a virada de jogo, a ponto de torcemos para que a história se cumpra e que ele seja retirado da jogada.

Serena aproveita essa deixa para levantar um novo questionamento que abrilhanta ainda mais sua narrativa. Tremaine é escolhida para desempenhar o seu papel, pouco importa suas vontades e sentimentos perante a narrativa, o que nos faz questionar aquilo que já deveria estar na nossa cara: poderia alguém fugir de seu destino pré-estabelecido pelo livro dos contos de fadas ou seria destinado ao fracasso por algo que nem ao menos pode escolher? Quem define quem virará a Princesa da história ou vilã sem coração? Mesmo que essa última sempre tenha sua própria narrativa para ser contada, isso alteraria algo daquilo que é escrito?

A obra ainda apresenta ótimas citações a amados personagens das animações, seja aqueles que fazem parte da narrativa principal ou os que estão lá para nos relembrar do universo compartilhado. É adorável observar como tudo se conecta e adivinhar, pelas descrições construídas, quem é quem, mesmo que o livro não cite seus nomes. Acreditem, vocês vão amar reconhecer cada um deles.

Assim como seus antecessores, o livro chega em solo nacional através da Universo dos Livros, que produz um conteúdo maravilhoso para os amantes nacionais da Disney. Sua capa mantém a mesma dualidade encontrada nos outros volumes, mostrando sua coesão com a temática e nos encantando a cada nova virada. Além da beleza externa, a obra possui uma diagramação exemplar, que relaxa nossos olhos e nos fazem devorar seu conteúdo ainda mais rápido do que poderíamos imaginar.

Mesmo possuindo certas falhas narrativas e se encaixando de maneira confusa na saga como um todo, Coração Gelado: A História da Madrasta da Cinderela consegue nos conquistar com seu ótimo enredo. Repleto de reviravoltas e com um afiado senso de justiça poética, ou injustiça se preferir, a obra transmite cada um de seus passos, demonstrando que até a mais apática das vilãs possui um coração caloroso… até que ele seja destruído pela crueldade mundana.

“Há algo terrivelmente errado com os muitos reinos. Lá, as madrastas se transformam em monstros medonhos. Tudo de bom nelas é destruído. – A sra. Bramble agarrou o livro de contos de fadas que estava na mesa ao seu lado. – Leia isto, Lady Tremaine. Leia antes de cometer o maior erro de sua vida.”

 

Ficha Técnica
 

Livro 8 – Saga Vilões Disney

Nome: Coração Gelado

Autor: Serena Valentino

Editora: Universo dos Livros

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *