Nota
“Uma figura metálica da altura de um prédio de vinte andares surgiu esta manhã no meio do Regent’s Park, em Londres. […] O cinza do corpo metálico é um pouco mais claro que o de Têmis, e as luzes dos entalhes são amarelo-claras, como estrias, diferentes das veias turquesas de Têmis.”
Rose Franklin deveria estar morta, mas algo aconteceu e ela foi encontrada viva e mais jovem, o que acabou garantindo a volta do programa Têmis e o surgimento do Corpo de Defesa da Terra, uma divisão do governo ligada à ONU que defende a terra contra invasões e tem como principal arma a gigantesca robô rosa. Muitos mistérios envolvem o planeta agora, e tudo piora ainda mais com a chegada de Cronos, um robô idêntico a Têmis, mas do sexo masculino, o que indica uma possível invasão interplanetária.
No primeiro livro, passamos por todos os bastidores da busca por Têmis, sofremos com a morte de Rose, nos espantamos com as atrocidades de Alyssa, nos apaixonamos por Têmis, nos apegamos a ele e acompanhamos o surgimento da relação entre Vicent e Kara. Mas agora tudo mudou, pois não existe mais apenas um robô, existe dezenas dele surgindo na Terra e em diversos pontos do globo. E eles trazem um mistério: o que eles querem conosco? Por que estão dizimando nossa população?
“Todo mundo… Milhares de mortos nas ruas, corpos espalhados pela cidade inteira. […]Eu vi um robô, parecido com Têmis: uma mulher de metal caindo nas nuvens.”
Nesse livro somos apresentado a Eva Reyes, uma jovem garota extremamente importante para a trama e que logo no prólogo mostra sua mente perturbada. O que pensar dessa garota de dez anos que tem uma mente tão macabra, possui visões perturbadores envolvendo os aliens, mas que consegue rapidamente conquistar nossos corações, principalmente quando descobrimos sobre sua origem? Também temos a chance de reencontrar Alyssa e Ryan, saber o destino deles e vê-los interferindo no CDT, temos a revelação do segredo do sr. Burns, da ressurreição de Rose e , principalmente, da origem dEle, uma das cenas mais envolventes do livro.
Mas é preciso salientar que, apesar de o primeiro livro ser eletrizante a ponto de devorarmos, fazendo com que fiquemos mega ansiosos para o segundo, a sequência não tem o mesmo pique. Sim, nós temos mais robôs; sim, nós temos mais ação; mas, infelizmente, Sylvain não consegue preencher a trama com tanta adrenalina quanto o primeiro. Tem momentos em que a trama se perde, tem partes que fica complicado de entender e não se encaixa na linha temporal, é certo que a saga teve um declínio em comparação a Gigantes Adormecidos, mas também é certo que ele traz um final que nos enche de vontade de ver o que irá acontecer no terceiro e último livro da saga.
“O mais recente se materializou no Rio de Janeiro há mais ou menos nove minutos. Agora são treze robôs gigantes na Terra, com tamanho e formato semelhante aos do robô que vocês derrotaram ano passado.”
Ficha Técnica |
Livro 2 – The Themis Files Nome: Deuses Renascidos Autor: Sylvain Neuvel Editora: Suma de Letras |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.