Nota
“Pense nisso como uma diversão dos dias intermináveis de espera para descobrir se entramos na universidade, um quebra-cabeça para montar enquanto suportamos o estresse e o tédio destas semanas amargas de março.”
Com as férias de primavera cada dia mais próximas, uma nova onda de empolgação varre o coração badalado de Manhattan. Com a promessa de aventuras inimagináveis e encontros românticos, nosso grupo elitista parte para esquiar em Sun Valley, onde encontraram muito mais do que esperam. Blair e Serena colocam suas melhores roupas de frio, prontas para esquecerem seus problemas urbanos enquanto deslizam pelas montanhas com o irmão mais velho de S, Eric, que promete agitar ainda mais a vida das duas. Nate está determinado a se isolar em um chalé aconchegante com sua nova namorada Georgina, com quem pretende passar a melhor de suas férias… se não fosse por um pequeno detalhe chamado Chuck Bass.
Enquanto isso, as novidades não dão trégua aos solitários alunos que permaneceram em Nova York. Dan passa por uma nova crise em sua carreira, apenas para descobrir que recebeu um convite inesperado para estagiar em uma conceituada revista literária. Vanessa precisa lidar com seus excêntricos pais, ao mesmo tempo que descobre um novo interesse romântico, e Jenny se depara com uma realidade inesperada, ao se dar conta que não sabe absolutamente nada sobre seu adorado namorado, Leo.
Preparem suas malas, coloquem suas melhores roupas e fiquem atentos ao que estar por vir. Prometo a vocês que nem mesmo a distância vai apagar o que estas férias tem a nos revelar.
Gossip Girl – Do Jeito que Eu Gosto é o quinto volume da série literária escrita por Cecily von Ziegesar, que utiliza sua vista privilegiada do ambiente glamuroso e extremamente fútil na qual cresceu para satirizar as aventuras não tão secretas da elite de Manhattan. Com um texto extremamente debochado e repleto de uma acidez deliciosa, Cecily nos introduz às férias escolares dos adolescentes mais badalados de sua geração, trazendo uma pausa momentânea que antecede o maior caos que um jovem americano pode viver: receber as respostas para as inscrições das faculdades.
Aproveitando as deixas do livro anterior, a autora consegue puxar novos fios para sua trama sem perder aquilo que já vinha construindo nos outros volumes. São inúmeras as reviravoltas e intrigas aqui construídas, trazendo novos (e antigos) elementos para a obra. Não é a toa que Cecily escolhe dividir seus personagens em dois grupos distintos, explorando o melhor e o pior de cada um enquanto avança suas relações conflituosas. Enquanto alguns se isolam na magnífica e gélida Sun Valley para esquecer seus problemas, outros precisam encarar de frente aquilo que mais temem em Nova York, e é essa dualidade que torna esse volume tão interessante aos fãs da saga.
Blair faz parte do primeiro grupo. Desde o primeiro volume a patricinha vem sofrendo em todos os relacionamentos que construiu. O filme de sua vida se mostra uma tragédia após a outra, e nem mesmo seu jeito autoritário parece colocar as coisas de volta ao eixo. O ápice disso tudo é ser expulsa de seu próprio quarto, pela chegada de sua nova meia-irmã que ainda nem nasceu, o que desestabiliza ainda mais seu emocional. Não é a toa que B quer passar o máximo de tempo longe de sua família, encontrando na de Serena seu abrigo temporário. As coisas começam e sair de controle quando ela passa a enxergar Eric com outros olhos, trazendo uma nova mecânica para sua relação.
Serena sempre foi o centro das atenções, mesmo quando não queria ser, e sempre teve todos aos seus pés. Por isso não esta nem um pouco a vontade ao perceber que a pessoa que mais ama nesse mundo está de olho em sua melhor amiga. A loira começa a se sentir deslocada e desconfortável, despertando algo em si que nunca pensou sentir: ciúmes.
Nate decidiu permanecer limpo nos últimos tempos, o que desperta um novo lado seu que ele nunca explorou. Se mostrando mais consciente e presente em tudo o que faz, o mauricinho tenta trazer umas férias perfeitamente calmas para curtir com Georgina… o único problema é que ela tem planos totalmente diferentes. Acompanhar essa nova fase do personagem desperta nossa curiosidade, principalmente quando encaramos situações que tornariam um rumo totalmente oposto se ele estivesse no estado que acompanhamos ao longo dos quatro livros anteriores. Nate ganha novas camadas e ate consegue despertar o mínimo de empatia nos leitores, o que se mostra um feito e tanto se pararmos para analisar.
Dan tem um dos arcos mais enfadonhos do livro. Vendo seu fracasso contínuo, o atormentado poeta não sabe mais o que fazer e, até mesmo o seu estágio dos sonhos, se mostra ser o extremo oposto do que esperava. Buscando inspiração em qualquer coisa que esteja ao seu alcance, D passa a olhar a melhor amiga de sua irmã com outros olhos o que trás algo bastante problemático para sua jornada.
Vanessa esconde sua maior paixão com medo do julgamento e análise de seus pais, tentando ai máximo encontrar um ambiente extremamente oposto para fugir daquilo que a cerca. São situações que a deixam desconfortável e pela qual todos passamos em algum momento, de nos sentirmos a ovelha negra da família ate entendermos que as diferenças fazem parte de quem somos.
Jenny é a que mostra o arco mais interessante no segundo núcleo. Vivendo o relacionamento perfeito com o garoto perfeito, J está nas nuvens… ao menos até descobrir pequenas coisas que começam a descascar essa aparente perfeição. Estando tão preocupada com seu novo relacionamento, Jenny pouco se importou com quem estava se relacionando e começa a perceber que nada sabe sobre seu namorado. Determinada a descobrir os segredos de Leo, a garota começa a segui-lo a ponto de ficar obcecada pelo assunto e construir milhares de teorias em sua cabeça.
Com uma edição tão glamorosa quanto seu conteúdo a Editora Record entrega tudo aquilo com a qual estávamos acostumados. A ótima tipografia e os espaçamentos bem aplicados nos conduzem com maestria pela trama narrada, ainda mais com a capa maravilhosa que representa bem o estilo adolescente da obra.
Repleto de reviravoltas e trazendo o pior de seus personagens, Gossip Girl – Do Jeito que Eu Gosto consegue explorar bem seus personagens enquanto nos da um tesouro necessário para o que esta por vir. Mudando o rumo da trama até aqui, o livro abre um novo leque de possibilidades que só as férias poderiam proporcionar e, acredite, estamos ainda mais preparados para o que o novo caminho que se estende a nossa frente.
“Tenho certeza absoluta de que tem mais coisa aí, mas, em vez de imaginar um monte de besteira, vou esperar que os esqueletos saiam do armário. E é claro que eles vão sair.”
Ficha Técnica |
Livro 5 – Gossip Girl
Nome: Do Jeito que Eu Gosto Autor: Cecily Von Ziegesar Editora: Galera Record |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...