Resenha | Drácula

Nota
4

Obra-prima de Bram Stoker, Drácula narra o assustador confronto entre o vampiro mais famoso da literatura, apoiado por sua legião crescente de mortos-vivos, e um grupo decidido a aniquilá-lo, liderado por Jonathan e Mina Harker e o médico holandês Van Helsing.

Quem nunca ouviu falar de um dos vampiros mais famosos da historia, seja em livros, filmes e até mesmo séries, Drácula tem um espaço especial na lembrança de todos.  O livro se desenvolve com relatos pessoais de algumas pessoas envolvidas, como diários e correspondências trocadas, se iniciando pelas palavras de Jonathan, narrando sobre um local obscuro e aterrorizante do qual até mesmo a população teme se aproximar.

Então começa a narrativa deste clássico, onde acompanhamos, inicialmente, o jovem Harker indo de encontro ao Drácula para lhe informar sobre uma residencia a qual ele deseja comprar. O primeiro contato com o ambiente é angustiante e aterrorizante, causando no nosso protagonista um terror paralisante que parece crescer com sua estadia.

Jonathan se mostra um jovem prestativo que pretende terminar seu trabalho e voltar para os braços de sua amada, mas as intenções de Drácula se revelam malignas, iniciando para o jovem uma estadia longa e sofrida. Sua provação e os detalhes dados a momentos de tensão deixam a leitura fluída e as paginas parecem voar sozinhas, quando percebemos, já estamos numa marca de umas 180 a 200 paginas lidas.

Com a sanidade posta a prova num período que parecem anos, vendo coisas inimagináveis e impossíveis, Harker logo põe sua coragem em teste em inúmeras provações, na busca de retornar à sua vida. Drácula se revela um ser provido de uma inteligencia cruel, torturando o jovem rapaz em alguns momentos, jogando com a dor e desespero que Harker expressa, mesmo sem intenção.

Mina é a noiva de Jonathan, uma mulher esperta e com uma perspicácia incrível, alguém de tamanha esperteza que se mostra uma aliada valiosíssima na luta contra seu inimigo, e ainda temos a doce e bondosa Lucy que é adorada por onde quer que passe, o que lhe rendeu alguns pretendentes que fariam de tudo por ela, uma mulher realmente carismática.

Dentre esses pretendentes temos o Sr. Quincey, um americano com experiencias de caça, Dr. Seward que comanda um hospício e o nobre Arthur. Ainda mais a frente é introduzido o famoso Van Helsing, um médico que não tem medo de pesquisar em fontes mais absurdas para desvendar o que esta acontecendo ali.

As descrições são impecáveis e deixam o clima mais completo, com uma linguagem um tanto rebuscada, devido à época, porém sem causar dificuldades maiores. Algo que pode deixar a leitura chata é a prolongação, ou a narrativa de acontecimentos que não parecem relevantes, tornando a leitura penosa.

O jeito como ele transmite o erotismo dos vampiros é interessante, pois não era comum para a época que se entregassem a tais desejos, e ter um monstro sobrenatural que lhe suga a vida e o faz sucumbir a desejos tão vulgares, por assim dizer, deve ter deixado muitos de cabelo em pé, numa época em que sempre eram visados os valores cristãos e pecar era tão assustador.

Algo que alguns podem se perguntar é se tem algo igual ou diferente ao famoso filme estrelado por Keanu Reeves, Wynona Ryder e tanta gente maravilhosa, a verdade é que sim, diferenças entre livros e adaptações cinematográficas são recorrentes e sempre existirão, o final é diferente. Porém para os curiosos de plantão, recomendo que leiam o livro para descobrir, isso realmente da um animo a mais.

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – Mestres do Terror

Nome: Drácula

Autor: Bram Stoker

Editora: Nova Fronteira

Skoob

Me chamo Lilith(RealOficial), sou do signo de Touro, escrevo a muito tempo, seja fanfic ou resenha, e amo muito todo esse universo. Assisto de tudo que me der na telha, faço cosplay e tenho um brechó. Ah, e uma paixão por Neil Gaiman, Moda, Entrevista com Vampiro e algumas coisas mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *