Nota
“Agora que as admissões precoces acabaram, podemos nos concentrar em alguma coisa verdadeiramente importante: a Fashion Week. Começa na quinta-feira e todas as minhas personalidades favoritas estarão lá, inclusive eu. Te vejo na primeira fila!”
O período de admissões para as faculdades passou e, agora, só resta esperar as velhas cartas chegarem pelo correio. Com a aproximação do Dia dos Namorados, o amor toma conta da elite novaiorquina, trazendo um clima mais doce e jovial aos casais que conhecemos, mas a fase de turbulência deixou afetou o coração gelado e extremamente fashionista do grupo adolescente mais amado da América.
Serena está perdidamente apaixonada por Aaron, o meio-irmão gato de sua amiga, com quem parece querer passar mais de cinco minutos do seu precioso tempo. Vanessa e Dan tornando-se extremamente melosos e parecem animados em dar o próximo passo em seu relacionamento. Jenny começa a frequentar um grupo de discussões para garotas onde encontra uma nova amiga, uma ajuda inesperada e um novo relacionamento. E até mesmo Blair parece ter dado a volta por cima e encontrado seu retorno triunfal para o filme da sua vida mas, como é tão simples na vida do nosso seleto grupo, tudo está prestes a mudar com a chegada do maior evento de moda da Grande Maçã: a Fashion Week.
Após todos se envolverem com o evento, de uma forma ou de outra, o clima romântico parece estar soterrado por uma tempestade de neve. Mas, seriam os relacionamentos construídos até aqui tão frágeis a ponto de derreterem como a fria nevasca após uma breve chuva? Repleto de traições, mentiras, drogas e, é claro, muita fofoca, o mundo elitista do lado certo do rio parece estar prestes a sofrer uma reviravolta sem precedentes, que nem mesmo a nossa fofoqueira favorita poderia prever.
Escrito por Cecily von Ziegesar, Gossip Girl – Eu Mereço! é o quarto volume da série de livros mais fútil e divertida sobre a vida escandalosa da elite de Manhattan. Utilizando seu conhecimento profundo sobre o tema, Cecily vai construindo uma trama envolvente que não está preocupada em ser profunda ou atá mesmo rica em seu conteúdo, tudo aqui é pensado para satirizar situações que a própria autora viveu ou presenciou durante sua adolescência.
Tendo isso em mente, podemos abraçar o enredo da maneira certa e apreciar tudo aquilo que ele tem a nos oferecer. Cecily procura mostrar o lado mais obscuro e singular de seus protagonistas, arrancando gargalhadas dos leitores e nos deixando bastante interessados nos problemas cotidianos de adolescentes que possuem tudo aos seus pés… ou, pensando bem, quase tudo.
É nesse volume que acompanhamos o desenvolvimento de algumas tramas plantadas nos volumes anteriores, embora eles ainda não possuam um efeito tão profundo na história em si. Desenvolvimentos passados começam a florescer nesse volume, assim como a consequência de uma sequência de atos que sofreram vista grossa nas obras anteriores, trazendo novos dilemas e reviravoltas interessantes à trama.
Podemos notar isso através de Nate Archibald, que passou boa parte dos outros livros se drogando e agora tem que lidar com a enrascada em que se meteu. Após passar por uma crise de abstinência forçada, o rapaz cai em uma ação policial que leva seu belo rostinho para a prisão e de lá para um centro de reabilitação. É lá que somos introduzidos a Georgina Sparks, um herdeira milionária que mergulha de cabeça na loucura proporcionada pelas drogas. É interessante ver como coisas tão banais parecem mudar de vida do rapaz após essa serie de acontecimentos, despertando algo minimamente interessante nele após todo seu caminho enfadonho.
Blair Waldorf viveu o pior semestre de sua vida. A garota passou pelas piores situações possíveis e o novo relacionamento de Serena com seu meio-irmão está lhe dando nos nervos. Mas tudo começa a mudar quando ela recebe uma nova chance de fazer o seu desastroso teste para ingressar em Yale, principalmente quando ela começa a se interessar pelo ex-aluno com quem deve fazer o teste: um homem mais velho que tem a mesma idade do seu pai. Nesse livro começamos a explorar mais fundo os problemas de Blair, além de levantar uma nova bandeira que aprimora ainda mais tudo aquilo que ela viveu. B também nos mostra outro lado, agindo como uma irmã mais velha para as calouras que fazem parte do seu grupo e trazendo relações interessante que pouco esperávamos dela.
Serena só tem olhos para seu novo amor. Após passar anos buscando apenas diversão, S conseguiu achar algo que realmente lhe interessou ao mesmo tempo que é descoberta por um dos grandes nomes da moda, que pretende usar todo seu carisma para aumentar ainda mais a luz que ela parece emitir. Balancear os dois pontos da sua vida pode soar divertido mas também trazer uma dor de cabeça tremenda.
Dan e Vanessa passam por algo semelhante. Ambos for descobertos e agora precisam lidar com a fama imediata que seus trabalhos trouxeram, e é através deles que um estudo interessante acontece. Cada um lida de uma maneira diferente com o seu recente sucesso, despertando o melhor e o pior de ambos e trazendo situações inusitadas para o casal, sendo algumas delas revoltantes. Ter isso explorado nesse volume mostra o quão pouco conhecemos os personagens, e o quanto ainda precisamos para desvendar suas personalidades.
Jenny decide focar mais em si mesma e esquecer os erros do passado. Experimentando coisas novas e permitindo-se se abrir mais para o mundo. Surpreendentemente é através de Blair que a garota encontra uma apoio, recebendo dicas e conselhos inclusive em um novo relacionamento. J também conhece uma nova amiga, chamada Elise Wells, com quem a garota começa a ter um relacionamento complicado, que aflora novas camadas na personalidade de ambas.
A edição da Record traz todo o glamour que só o melhor da Fashion Week pode proporcionar. Com uma tipografia impecável e divertida, que divide bem seus capítulos e os “textos” do blog mais famoso da literatura, o livro nos mergulha em seu universo enquanto arranca diferentes emoções.
Repleto de reviravoltas, traições e, é claro, glamour Gossip Girl – Eu Mereço! enterra de vez seus romances e nos convida a explorar o lado negro da fama. Contrastando dois eventos marcantes, que despertam o melhor é o pior de seus personagens, o livro nos leva a caminhos tortuosos que podem mudar de vez o rumo da narrativa e, acredite, nuca foi tão delicioso acompanhar tudo o que ela tem a nos contar.
“E, podem acreditar, cada coisa depravada que fizermos será glamourizada, dissecada e sairá totalmente de proporção bem aqui, cordialmente. Alguma vez eu decepcionei vocês?
Pra você que me ama,
Gossip Girl”
Ficha Técnica |
Livro 4 – Gossip Girl
Nome: Eu Mereço! Autor: Cecily Von Ziegesar Editora: Record |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...