Resenha | Fúria Vermelha

Nota
4.5

Fúria Vermelha, de Pierce Brown, é descrito como uma história de vingança e conquista de poder, comparada a Jogos Vorazes e Guerra dos Tronos e é classificado como ficção científica. A obra, que chegou ao Brasil em janeiro de 2014 pela Globo Livros, é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história de Darrow, um jovem habitante de uma sociedade futurística em Marte, na qual as pessoas são classificadas por cores, sendo o Dourado a mais alta categoria. Tal qual um sistema de castas, não se pode mudar sua realidade, uma vez nascendo de determinada cor, sempre será.

Nosso protagonista, Darrow, é um Vermelho, a base de toda a sociedade, que é destinado a passar sua vida inteira cavando a terra como um minerador, e ele é bastante conformado com sua vida até um evento vira-la de cabeça para baixo, o fazendo jurar derrubar o governo Dourado. E é essa sua jornada. Primeiro de tudo, é preciso levar em consideração que o livro é uma ficção científica densa, e talvez não seja tão fácil de se ler ou digerir, não é um livro para uma leitura rápida, mas sim mais calma e reflexiva, não é uma história recomendada para menores 16 anos por conter cenas de violência.

Como dito anteriormente, a obra é focada na jornada de Darrow para derrubar um governo, portanto, mesmo que tenha bastante ação, ele traz várias passagens políticas, que são essenciais para se entender o funcionamento dessa sociedade diferente da nossa (ou talvez nem tanto), onde os seres humanos conseguiram chegar e se estabelecer em Marte. Como? Segredo de leitura. Por que? Também é segredo. A ambientação que Pierce traz no livro é fenomenal, mostra Marte a primeira vista como um local duro e hostil, quente, de certa forma, e mortal, conseguimos sentir o peso no ambiente que ele nos dá, não apenas nos personagens e nas suas relações, sendo esse um dos pontos fortes do livro. Outro ponto alto com certeza é a construção do protagonista, saindo de um Vermelho fadado à morte precoce pelo trabalho que faz até um homem com espírito de revolução e mudança, tudo muito bem justificado com a personalidade dele.

Darrow é um personagem de camadas profundas, o que deixa fácil a identificação com sua revolta e dor, sendo um ótimo protagonista para se acompanhar durante toda essa jornada, não deixando em momento algum a trama cansativa, pelo contrário, sua fúria e sede de mudança só a deixam mais rica a de certa forma, palpável.

A arte da capa do livro pode ser dita como simples: uma asa vermelha num fundo preto. Levando em consideração toda a trama sobre revolução e liberdade, uma asa simboliza perfeitamente tal ideia, e a cor vermelha complementa o que o nome representa, a fúria. Mesmo simples, essa capa carrega toda a simbologia da cor e das asas. Fúria Vermelha é uma ótima ficção científica, cativante e que prende a atenção com sua trama política densa e seu protagonista muito bem construído.

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – Trilogia Red Rising

Nome: Fúria Vermelha

Autor: Pierce Brown

Editora: Globo Livros

Skoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *