Nota
“Seu ponto de vista cínico sobre tudo vai ser sua ruína. Por mais que a ciência tenha avançado, nós ainda estamos no escuro quando se fala sobre os mistérios da vida e não há uma alma humana nesse planeta que possa dizer exatamente o que acontece depois que morremos”.
Amanda Collins nunca teve um relacionamento saudável com o seu pai, Oswald. Quando pequena, ela viveu em uma área isolada da Islandia, tendo como única companhia a doce e dedicada Shirley, empregada da família, e sempre observou de longe o seu pai distante e frio envolvido em suas pesquisas. Após uma tentativa de mal sucedida de seu pai em usa-la como cobaia em um dos seus experimentos, Amanda escapou do sinistro laboratório e das garras do pai sem nunca olhar para trás.
Anos depois, A NASA comunica uma missão espacial para Europa, uma das luas de Júpiter, com o objetivo de investigar a existência de vida extraterrestre. Uma noticia que deixa o mundo a beira do caos, com todas as suas crenças destruídas, e com os ânimos fervilhando com as consequências que isso poderia trazer a vida terrestre. Ao mesmo tempo em que Amanda (agora uma respeitada psiquiatra) despertar de um longo coma, provocada por uma crise de meningite aguda, trazendo lembranças detalhadas de uma odisseia em outro plano.
Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que a expedição é mais do que aparentar ser e que Oswald, que controla uma poderosa corporação chamada A Firma, tem um grande plano para essa missão. Determinada a por um fim nos planos do pai, Amanda e seus companheiros se infiltram na Firma para descobrir o máximo que puderem sobre a missão.
Sem alternativa além de mergulhar de cabeça, os amigos estão prestes a descobrir que seus pesadelos são ainda piores do que imaginavam e que, se os planos de Oswald obtiverem êxito, uma devastação sem precedentes vai acabar com o mundo como conhecemos.
Sabe aqueles livros que te fazem ter uma grave crise existencial e te leva indagar tudo àquilo que você viveu até o momento? Então, esse é um deles. Terminei a leitura desse livro há alguns meses e precisei de todo esse tempo para digeri-lo. Intergaláctica não é um livro fácil e nos faz levantar indagações profundas sobre a vida, a verdade e o universo (com o perdão da referencia).
F.P. Trottar cria uma trama densa e inovadora, inteligente e bem conectada. De inicio a trama aparenta ser mais uma ficção cientifica, mas a cada nova pagina um novo elemento surpreendente é adicionado, criando uma amplitude tão magnifica que enche os olhos. A construção de mundos e sociedades pelas hábeis mãos de Trotta é maravilhoso, as cada nova cultura e pensamento o leitor se pega encantado e amplamente imerso nesse novo universo. Embora algumas pareçam bastante fora da nossa linha de raciocínio e desperte uma leve desconfiança por parecer tão diferente da sociedade como a conhecemos.
O futuro de Trotta é extremamente crível, podemos sim imaginar a nossa sociedade da maneira como ele as colocou em suas paginas. E a construção de seus personagens é sublime. Oswald é frio, calculista e gosta de ter tudo sobre seu controle. Aquele tipo de personagem que você ama odiar e que sempre estar 100 passos a sua frente. Amanda é forte, determinada e tem uma mente afiada. Com seu temperamento tempestivo ela esta disposta a tudo que puder para impedir os planos do pai sem nunca abaixar a cabeça. Os companheiros de Amanda tem uma personalidade forte e características distinta, que quando colocadas juntas forma uma equipe magnifica e habilidosa.
Mas nem tudo são flores, algumas partes parecem aceleradas na trama enquanto outras se arrastam elo que parece uma eternidade. Quando retomamos ao ritmo que estávamos acostumados a trama flui de uma maneira límpida e cristalina, encantando o leitor com suas reviravoltas e mundos inimagináveis.
Originalmente escrito em Inglês, Intergaláctica é o primeiro livro de uma saga. A capa é linda e nos faz indagar um questionamento que nos acompanha por toda trama; estamos sozinhos no universo? E se não estamos, qual a consequência dessa descoberta? Somos tão importantes quanto achamos, ou somos apenas míseros grãos cósmicos girando em torno de algo muito maior e por tanto tempo inexplicável?
“Assim que você entender que você é um insignificante e sem importância sinal sonoro no radar do tempo – uma das bilhões de pessoas que vieram e se foram em alguns milhões de anos – e se tornar humilde com a ideia de que tudo o que você sabe e conhece do mundo hoje é o que outros grandes homens lhe contaram a partir de suas próprias observações, então talvez você deixe de agir de forma tão pomposa a ponto de dizer que já sabe de tudo que se há para saber.”
HOST LENDO O BRASIL Rio de Janeiro |
Ficha Técnica |
Livro 1 – Intergaláctica Nome: Intergaláctica Autor: F.P. Trottar Editora: Livros Ilimitados |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...