Resenha | Mamãe Bruxa

Nota
4

“ – O mundo é cruel, egoísta e sombrio. Qualquer raio de sol que encontra, ele destrói.”

Durante anos, o rapto da princesa perdida do Reino de Corona foi lamentado e discutido por todos… exceto por uma pessoa. Raptada quando criança e criada em uma alta torre, Rapunzel teve apenas um único sonho em toda sua vida: conhecer as misteriosas luzes que surgiram em seu aniversário. Mas, devido a seu misterioso poder e o constante alerta de sua desprezível mãe, a garota permanecia onde estava apenas imaginando quando sua vida iria começar.

Acontece que essa é apenas metade da história. Alguém um dia já se perguntou como Mamãe Gothel conhecia a localização da Flor Mágica? Como ela conseguiu esconder tão bem a seu esconderijo por tantos anos? E, afinal de contas, teria alguma outra motivação por trás de seu ato vil além de manter sua juventude eterna?
Esta na hora de se aventurar pela floresta dos mortos, onde nenhum ser vivo ousa pisar, para descobrir mais sobre o passado sombrio de uma das mais dissimuladas vilãs da Disney. Afinal toda luz precisa de suas trevas e a historia por trás de Enrolados é mais macabra do que se pode imaginar.

É uma grande verdade que as princesas Disney se tornaram um marco do cinema, trazendo histórias que encantam gerações com a magia Disney. Também é indiscutível que elas sofreram mudanças ao longo dos anos, tornando-se independentes e mais donas de si, dando passos crescentes para apresentar novas mensagens ao seu público. Mas, sejamos sinceros, o que seria dessas histórias sem seus magníficos vilões?

Tendo isso em mente, Serena Valentino decidiu contar o ponto de vista dos antagonista e trazer novas camadas para esses conto que tanto conhecemos, e não é a toa que a Saga Vilões se tornou um sucesso absoluto entre os fãs. Mamãe Bruxa é o quinto volume da coleção e o mais sombrio até aqui.

Serena, com toda maestria e imaginação que sabemos possuir, narra uma historia verdadeiramente macabra, que entra em contraponto com a jornada ensolarada de Rapunzel no clássico Disney. O livro mostra a que veio logo em seu inicio, com uma cena horripilante que demostra que não estamos mais no universo que conhecemos e as coisas vão ficar ainda mais pesadas daqui por diante.

A obra ainda consegue expandir a mitologia da série, trazendo novos lugares e seres poderosos que engrandecem os aspectos já conhecidos. Somos apresentados a novos personagens, tão malignos quanto aqueles que estamos acostumados, e nos encaramos com as novas dinâmicas repletas de reviravoltas e surpresas. Mas, embora tenha inúmeras qualidades, o livro demora a engrenar, trazendo momentos arrastados para trama que nos fazem perder o ritmo da leitura.

Gothel, Hazel e Primrose são brilhantemente construídas, nos deslumbrado com sua irmandade pura e calorosa que vai ganhando camadas ao longo da trama. As diferenças de cada uma, e como elas enxergam o mundo na qual estão inseridas, trazem dinâmicas poderosas que aprofundam suas perspectivas enquanto aproximam o leitor.

Prim é cheia de vivacidade e carinho, tentando transformar seu lar fúnebre em algo mais tolerável. Hazel é mais contida e observadora, dona de uma intuição poderosa que serve como juíza entre as irmãs. Já Gothel é focada e astuta, trazendo a lógica para qualquer discussão enquanto tenta cumprir seus objetivos.

Observar a transformação das irmãs, e como isso interfere em seu cotidiano, traz momentos deliciosos à obra. Gothel, como era de se esperar, sofre a maior transformação ao longo da narrativa, passando por sofrimentos profundos que nos fazem entender parte de sua personalidade mostrada no longa. Seus planos ganham contornos bem marcados, mas ainda assim se mostram abomináveis se encarados com cuidado.

Ainda contamos com a presença da maligna Manea, Rainha dos mortos e mãe das meninas, e do devotado zumbi Jacob, que ajuda as garotas no decorrer da história. Manea é o perfeito reflexo do que Gothel se tornaria, demostrando um interesse egoísta e fúnebre que ultrapassa qualquer tipo de bondade existente. Sua presença desperta nosso interesse e nos deixa esperançoso para uma explicação melhor sobre sua história, que pode ocorrer no próximo volume da série.

O livro ainda conta um pouco do passado das Irmãs Esquisitas, desenhando bem as diferenças entre seus eus do passado e sua desenvoltura no presente. Por ocupar séculos em suas páginas, o livro possibilita uma análise mais coerente sobre as diferenças e desenvolvimento delas enquanto demostra que existe muito a se conhecer.

A edição da Universo dos Livros está, mais uma vez, magnifica. Trazendo bem a dualidade de suas protagonista logo na capa e apresentando as duas faces da moeda, o livro ganha um destaque logo de cara que chama a atenção do leitor. Com um espaçamento bem colocado e uma tipografia excelente, a obra traz todo o charme que precisava, além de tornar ainda mais fluida a leitura do público.

Funesto e bastante melancólico, Mamãe Bruxa é uma das obras mais pesadas e difíceis de digerir até aqui. Embora tenha sim muitos acertos, a obra peca em seus excessos e demora a encontrar seu caminho, demandando uma vontade enorme para avançar em suas páginas. Mas, apesar dos pesares, ele cumpre o seu papel e nos prepara para o que está por vir… e está longe do que imaginávamos.

“ – Você é esperta, Gothel. Tem minha mente. Vai aprender tudo o que precisa saber com meu sangue, meus livros e o conhecimento de nossas ancestrais. Preste atenção. Posso estar morta, mas sua mãe ainda sabe mais.”

 

 

 

Ficha Técnica
 
Livro 5 – Saga Vilões Disney

Nome: Mamãe Bruxa

Autor: Serena Valentino

Editora: Universo dos Livros

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *