Nota
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou logo avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.”
O primeiro livro de Desventuras em Série nos conta a história de como três crianças tornaram-se órfãos. A notícia é dada pelo Sr. Poe, amigo dos pais dos irmãos e executor testamentário da herança deixada para Violet, Klaus e Sunny. Segundo o Sr. Poe, o testamento dos pais afirma que os 3 crianças devem ser criadas da melhor forma possível por um parente e, somente aos 18 anos de Violet, eles poderão usufruir da quantia em dinheiro guardada no banco. Com o objetivo de manter os irmãos na cidade, o Sr. Poe conseguiu achar o único parente das crianças que vive nos limites urbanos, o Conde Olaf, que se diz conde e ator, além de ser um parente distante da família Baudelaire.
Ao chegar na casa do Conde Olaf, os 3 órfãos perceberão que morar naquele lugar não será nada fácil, mesmo estando juntos e tendo uma boa vizinha, a Juíza Strauss. Porém, tudo piora quando Klaus, Violet e Sunny descobrem que o Conde Olaf tem um plano para tomar a herança deles… o problema é que ninguém parece acreditar em 3 órfãos insatisfeitos com o seu tutor, que fede, é feio e os trata muito mal.
Mais do que uma história com início e final infeliz (é assim que o próprio autor fala da história dos irmãos Baudelaire), o primeiro livro de Desventuras em série é engraçado, cheio de piadas e promete divertir até os leitores adultos. Sabe aquela história atemporal? Assim podemos definir a história desses órfãos. A diferença é que, além de se divertir, podemos ver o quão assustador é ter alguém que fará de tudo por dinheiro, e isso só é perceptível com uma leitura mais, digamos, madura, adulta.
Com uma linguagem fácil e uma escrita que tira alguns risos dos leitores, Lemony Snicket consegue criar personagens adoráveis e assustadores, ambos com personalidades bem próprias. Na narrativa, temos o Sr. Poe, que é extremamente inocente e parece sempre querer se livrar das crianças para voltar ao trabalho. Além dele, tem os irmãos: a Violet, uma garota de 14 anos que gosta de inventar coisas; o Klaus, um leitor assíduo que usa toda a sua inteligência para descobrir os planos do Conde Olaf; e a Sunny, a menor dos irmãos que ama morder coisas.
O autor consegue nos mostrar que, apesar da pouca idade deles, eles são tão inteligentes quanto qualquer adulto. Porém, o mais interessante entre os personagens é o Conde Olaf, o vilão da história, pois não sabemos absolutamente nada acerca dele, só o fato de ele querer toda a herança dos Baudelaire. E toda essa falta de informação só pode nos instigar a ler os outros livros da série, que deve abordar sobre o passado do personagem em algum momento.
Um dos pontos positivos no livro é que o autor participa da história também. E isso é perceptível em alguns trechos ao longo da leitura. Ou seja, narrador e personagem. E isso acaba aproximando muito mais o leitor do livro. A sensação é que estamos numa conversa o tempo inteiro. Além disso, o Lemony Snicket influencia no aumento do vocabulário dos leitores infantis e ainda define essas palavras de acordo com o contexto em que elas aparecem. Sem dúvidas, uma ótima leitura para as crianças. Já para os adultos, é uma narrativa divertida e rápida e até um pouco “assustadora” se pararmos para fazer uma reflexão acerca de alguns personagem.
Ficha Técnica |
Livro 1 – Desventuras em Série Nome: Mau Começo Autor: Lemony Snicket Editora: Companhia das Letras |
Skoob |
Jadson Gomes
Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.