Resenha | Não Me Esqueça

Nota
2.5

“(…)É, a contagem regressiva oficialmente começou: em apenas dez dias os mais exclusivos das escolas mais luxuosas de Manhattan irão para a faculdade. (…) Não haverá mais café de volta às aulas na escadaria do Met, não haverá mais escapulidas da aula de francês avançado para fumar um cigarro, nem uniformes de poliéster cosquentos…”

O final do verão se aproxima e a contagem regressiva para a faculdade começou. Para nós, tolos mortais, isso significa um escape de nossa vida cotidiana e o inicio de um novo capitulo em nossas vidas, mas para a elite novaiorquina o fim da estação significa apenas uma coisa – a última chance de fazer uma loucura sem precedentes enquanto aproveitam o calor da cidade que tanto amam.

Serena van de Woodsen sabe bem disso, mas até mesmo o verão parece ter perdido seu sabor depois que Blair e Nate partiram do porto de Manhattan para uma viajem romântica, a bordo do Charlotte, abandonando-a no dia de seu aniversário. Ela podia até superar algo assim… se não tivesse escutado a declaração de amor de N para B, o que a fez enxergar aquilo que tentou esconder durante todo esse tempo: ela sempre esteve apaixonada por ele.

Blair viveu um verdadeiro sonho nesse último mês, vivenciando uma história de amor que nem mesmo ela podia imaginar. Mas, com apenas dez dia para sua viagem para Yale, a patricinha precisava voltar para sua cidade natal e arrumar as malas. O que ela não contava é que toda sua família estivesse de mudança para a ensolarada Califórnia, deixando Nova York para trás e cortando qualquer laço que B tivesse com o local. Agora, tudo que lhe resta é uma festa de despedida que vai marcar o fim de sua vida como ela conhece.

Nate precisa encarar seus próprios demônios, enquanto lida com aquilo que fugiu durante todo o verão. Sua aventura romântica lhe custou a entrada para Yale e seu pai o espera com uma notícia nada animadora. Vanessa tenta se reavaliar seu relacionamento com Dan enquanto o mesmo não sabe bem o que fazer com sua sexualidade.

Repleto de festas escandalosas, beijos de agora-ou-nunca e retornos triunfais, Gossip Girl está prestes a encerrar seu ciclo enquanto utiliza aquilo que faz de melhor… narrar a vida escandalosa do Upper East Side. Portanto, arrumem suas malas, escolham seus melhores óculos de sol e aproveitem o fim do calor por que nada será como antes.

Após uma jornada de altos e baixos, Cecily von Ziegesar se prepara para dizer adeus a ilha mais deliciosa de Nova York, mas engana-se quem acredita que esse seja o fim do grupo mais amado/odiado da cidade. Gossip Girl – Não Me Esqueça é o décimo primeiro volume da saga e marca o fim de um ciclo, mas está longe de ser o final da história.

Embora tenha sido vendido como o ultimo volume da saga, Cecily ainda escreveu três livros sobre os personagens (um servindo de prequel e outro como uma reformulação paródica do primeiro volume), sendo um deles a continuação direta desse final. Embora seja divertido como todos os demais, a obra erra nos mesmos pontos, trazendo uma sensação de looping que nos acompanhou durante toda a narrativa.

Quando pensamos que os personagens aprenderam com os erros e se desenvolveram minimamente, eles retornam ao ponto inicial e readaptam suas jornadas de uma maneira preguiçosa e desleixada, nos deixando com uma sensação cansativa e entediante até em seus melhores momentos. Sim, o livro é uma sátira oportuna sobre a futilidade dos bem favorecidos, mas mesmo assim repetir o enredo não ajuda em nada na critica construída.

A prova viva desse argumento está na jornada de Nate, que parece repetir o mesmo arco desde o primeiro volume. O personagem se encontra apaixonado por alguém, até avistar outra pessoa e criar uma confusão mental que desperta sua indecisão continua. Até mesmo no momento de seu crescimento, temos algo forçado e imaturo que leva a abandonar tudo aquilo que conhece.

Blair e Serena tem uma ligação profunda, que se mostra ainda maior nesse volume. Mesmo intercalando seus momentos de amigas e rivais a dupla se mostra imbatível quando permanece unida por uma causa comum. E, mesmo com destinos tão opostos e particulares, elas conseguem trazer ótimos momentos para a trama. São personagem completamente diferentes que se completam de maneira natural trazendo uma das melhores químicas na saga.

Dan vive um caos total com seus sentimentos, principalmente quando todos ao seu redor parecem ter aceito com naturalidade sua saída do armário. Tudo se torna ainda pior quando sua mãe, Jeanette, reaparece em sua vida para comemorar o acontecimento, trazendo consigo situações pra lá de constrangedoras. Esse último arco narrativo de D teve sim seus momentos problemáticos, mas acabou trazendo algo positivo pra trama. Além de falar de formar informal sobre todos os questionamentos pessoais que passamos na adolescência, sua jornada mostra que devemos ignorar o que os outros esperam de nós e escutarmos melhor nosso próprio coração, mesmo que ele aponte para outro caminho.

Vanessa também tem sentimentos confusos que são intensificados com a partida de seus amigos. Tudo piora quando sua irmã anuncia o casamento, mergulhando V em um verdadeiro turbilhão. Esperávamos um final melhor para a personagem, mas não torna sua jornada menos interessante, unindo tudo aquilo que ela adquiriu ao longo do caminho com sua essência, enquanto desperta um novo lado que tem muito o que construir. O livro ainda apresenta o retorno magnifico de Aaron e Jenny, trazendo momentos nostálgicos aos fãs saudosos.

Embora não feche completamente a porta e tenha lá seus problemas, Gossip Girl – Não Me Esqueça traz uma finalização digna para personagens tão detestáveis e queridos. Como todo bom fim de capítulo, o livro encerra seu arco enquanto prepara o caminho para suas novas expansões, mostrando que ainda temos muito a descobrir e todo o tempo do mundo para lidar com aquilo que estará por vir. Vocês sabem que vão amar odiar cada um deles, não importa como sejam.

“É verdade, você me entendeu, eu estou aqui para ficar. Por que ir embora quando haverá tanto do que falar?
O que quer que eu faça, você sabe que sempre vai me amar.
Gossip Girl.”

 

Ficha Técnica
  Livro 11 – Gossip Girl

Nome: Não Me Esqueça

Autor: Cecily Von Ziegesar

Editora: Galera Record

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *